Início Dicas de Bem-Estar Como manter o foco e a concentração?

[7 dicas infalíveis] Como manter o foco e a concentração?

0
2329
como manter o foco

Quer descobrir como manter o foco, seja na vida pessoal ou profissional? Então, você veio ao lugar certo! Hoje, vamos falar de 7 dicas infalíveis para se concentrar. Com isso, você pode ter uma mente ainda mais focada e tranquila.

Aliás, é possível conquistar essa harmonia de muitas maneiras. Por exemplo, com os cristais, as ervas medicinais ou mesmo com a mudança de hábitos. Sendo assim, continue com a gente para descobrir como manter a concentração.

Mas, como manter o foco diante do costume de procrastinar?

Índice do Conteúdo

Antes de mais nada, vamos pensar no que significa a procrastinação. Em outras palavras, é aquela famosa mania de postergar ou ainda evitar as tarefas. Contudo, para que possamos evoluir, é essencial encontrar nosso propósito de vida e, também, parar de nos boicotar. 

Logo, aqui fica uma reflexão: como manter o foco se você tem o hábito de deixar tudo pra depois? Pensando nisso, a especialista Juliana Viveiros preparou um vídeo com uma receita para superar essa procrastinação.

7 dicas infalíveis: enfim, como manter o foco, na prática?

A seguir, selecionamos 7 dicas preciosas para você descobrir como manter o foco, da forma que preferir. 

1. Comece a praticar yoga

As posturas de yoga ajudam (e muito) na concentração, entre outros benefícios. Muito além de exercícios físicos, aqui estamos falando de um estilo de vida mais equilibrado. Assim sendo, é uma prática que promove a saúde, o bem-estar e o autoconhecimento.

Como exemplo, podemos citar a postura Bhramari pranayam, também conhecida como respiração da abelha. Para tal, siga os seguintes passos:

  • Sente-se confortavelmente, mantendo a postura ereta e os olhos fechados;
  • Feche seus ouvidos, com os respectivos dedos indicadores;
  • Respire profundamente e faça um zumbido similar ao de uma abelha;
  • Repita por 3 a 5 vezes, a fim de afastar os pensamentos negativos.

2. Faça um ritual de clareza mental

Já pensou em fazer um ritual para pensar melhor e, com isso, encontrar soluções para algo que está te afligindo? Para isso, você vai precisar apenas de: 1 crânio de cristal de quartzo, 1 vela branca e 1 giz, sabia? 

O passo a passo também é bastante simples:

  • Comece lavando o cristal direto em água corrente;
  • Defina qual é a sua intenção com esse cristal. No caso, peça por clareza e sabedoria; 
  • Faça um desenho com o giz, de acordo com o modelo desse vídeo abaixo;
  • Apoie a vela no centro desse desenho e coloque o cristal na frente dela.

Portanto, para descobrir como manter o foco, confira o vídeo dos nossos amigos do Astrocentro:

3. Ative a concentração com a Fluorita

Sabia que a Fluorita te ajuda a se concentrar e ainda se acalmar, além de trabalhar a criatividade? Por falar nisso, essa é uma pedra que tem o poder de bloquear tanto a angústia, quanto a tristeza.

Para dormir bem e aumentar sua concentração, você pode colocar esse cristal debaixo do travesseiro. A propósito, outra alternativa é usar a Fluorita em um colar, brinco ou pingente, para superar os desafios e as dificuldades. 

4. Use o óleo essencial de Alecrim

Com a aromaterapia, nos beneficiamos de toda sorte de propriedades medicinais. Por exemplo, o óleo essencial de Alecrim é ótimo para estimular o sistema nervoso. Consequentemente, ele é ideal para a memória, o raciocínio e a concentração.

Por esses e outros motivos, ele é tido como o “óleo do estudante”. Adicionalmente, ele alivia as dores de cabeça causadas pelo estresse, diminuindo a liberação do hormônio cortisol. E, em paralelo, atenua a fadiga intelectual e física, proporcionando o bem-estar. 

5. Experimente a meditação

Essa é uma excelente maneira de descobrir como manter o foco. Por outro lado, a escolha do tipo de meditação pode gerar certa dúvida. Enquanto alguns preferem a meditação ativa, outros optam pela meditação guiada

Mas, seja qual for a sua escolha, o mais importante é se conectar com o seu “eu interior”. Isto é, trata-se de um processo de autoconhecimento. E, como resultado, você obtém mais autoconfiança, concentração e tranquilidade. 

6. Defume os ambientes

A defumação em casa serve para purificar os ambientes, levando embora aquilo que nos impede de progredir. Logo, as ervas medicinais ajudam a manter o foco nos objetivos, principalmente para quem está trabalhando em home office

Para abrir caminhos, você pode usar a arruda e o louro. Já para a limpeza do corpo e do espírito, o ideal é o alecrim, assim como a rosa branca para a harmonia. E, para a concentração e o desenvolvimento intuitivo, opte pela a madressilva.

7. Aprenda a fazer uma mandala

Criar mandalas requer um alto nível de concentração e, portanto, é um exercício terapêutico. Justamente por isso, é a nossa última dica de como manter o foco. Afinal, quando nossa mente está cansada, o ideal é mudar de ares, pelo menos por um tempo. 

Para exemplificar, veja esse vídeo sobre a elaboração de uma mandala de proteção. Nesse caso, os cristais te ajudam a canalizar as boas energias em direção ao equilíbrio almejado. 

Bônus: + 3 dicas para manter o foco e a concentração

  • Aplique o método Pomodoro, ao dividir suas tarefas em intervalos curtos e cronometrá-las. Basicamente, você precisa se concentrar por 25 minutos (sem distrações) e descansar 5 minutos. Depois, basta recomeçar o ciclo até concluir a atividade. 
  • Tente controlar a ansiedade e cuide bem da sua saúde mental. Aliás, a falta de concentração é um dos sintomas de que você está mais ansiosa do que o normal. Por isso, fique sempre atenta aos sinais e, se necessário, busque ajuda profissional.
  • Aposte no poder do silêncio para viver uma vida ainda mais tranquila. Assim, você se conecta com o hoje. Dessa forma, aproveita plenamente o aqui e agora, enquanto respeita o passado e se liberta para viver o futuro.

Por fim, que tal contar pra gente o que achou dessas dicas de como manter o foco? Além disso, conheça tudo sobre terapias integrativas e holísticas com os conteúdos do Blog

E lembre-se: estamos aqui para te ajudar a promover uma mudança significativa, começando de dentro pra fora. Afinal, isso reverbera pelo Universo e muda tudo à nossa volta. 

Até breve!

Rate this post

Estamos Online