Início Astrologia Como gerenciar a insônia e garantir uma noite repousante, por Abraão

Como gerenciar a insônia e garantir uma noite repousante, por Abraão

0
281

Somente quem já ficou uma noite em claro é que sabe o sofrimento que se passa. Você se sente exausto, e mesmo assim a mente não desliga. Você tenta relaxar, mas parece que o coração continua bombeando sangue a todo vapor. E virando-se de um lado para o outro na cama, parece nunca encontrar uma posição confortável. No fim de tudo, você se pergunta o que fazer pra conseguir dormir.

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz, publicados em março de 2023, estima-se que 72% dos brasileiros enfrentam dificuldades relacionadas ao sono, especialmente a insônia. Porém, poucas pessoas buscam soluções para essas crises, a não ser que a situação tenha chegado a um ponto que necessite de intervenção médica. Portanto, continue a leitura para descobrir como fazer uma boa higiene do sono. 

Em primeiro lugar, é importante identificar a origem da sua insônia. Causas emocionais parecem ser as mais fáceis de se identificar, porém, também existem causas físicas que são as mais diversas.

Veja o que pode causar a insônia pelo caminho do seu mapa astral!


  • O que causa a insônia?

    Índice do Conteúdo

Para identificarmos as causas da sua crise de insônia, é importante lembrar os principais fatores que podem levar a este quadro.

Segue abaixo, algumas das causas mais comuns da insônia:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Preocupações;
  • Tensões;
  • Ansiedade;

Enfim, são todos fatores que dificultam o relaxamento, tornando mais difícil adormecer ou permanecer dormindo. No entanto, algumas causas podem ter origens diferentes, mostradas por diferentes diagnósticos:

Condições médicas

Dor crônica, asma, refluxo gástrico, apneia, síndrome das pernas inquietas e distúrbios hormonais, são fatores clínicos que também contribuem para a insônia.

Distúrbios psiquiátricos

Transtornos como depressão, ansiedade e transtorno bipolar, estão frequentemente associados à insônia.

Mudança súbita nos hábitos de sono

Estes podem ser causados por viagens, mudanças de turno de trabalho, horários irregulares de sono, e exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir. O resultado é a perturbação do ciclo natural de sono e vigília, causando insônia.

Alimentação

O consumo excessivo de cafeína, de álcool ou de alimentos de difícil digestão antes de dormir, pode interferir na qualidade do sono, assim como a falta de exercício e os horários irregulares para as refeições.

Medicamentos

Alguns medicamentos, como antidepressivos, estimulantes, remédios para controle da pressão arterial e corticóides, podem causar insônia como um efeito colateral.

Idade

A insônia torna-se como com o envelhecimento, uma vez que ocorrem mudanças nos padrões de sono, e uma maior incidência de condições médicas relacionadas a idade acaba contribuindo para a má qualidade do sono.

Ambiente

Luz excessiva, temperatura desconfortável, ruído, entre outras condições ambientais, podem desfavorecer e interferir negativamente na qualidade do sono, causando insônia.

Tire suas dúvidas com as estrelas, e tenha mais qualidade de vida!


Como melhorar os hábitos e ter uma noite de sono de qualidade?

Após identificar a causa da sua insônia, fica mais fácil de implementar mudanças que favoreçam uma noite de sono de qualidade. Entretanto, as causas de origem médica ou psiquiátrica – e até mesmo psicológica – precisam da orientação personalizada de um profissional de saúde. Isso é inegociável!

Contudo, seguem alguns meios para favorecer uma boa noite de sono:

Rotina

Estabeleça uma rotina consistente para o sono, praticamente como se estabelecesse um ritual particular para dormir.

Vá para a cama e acorde aproximadamente no mesmo horário todos os dias, mesmo que nos finais de semana. Por si só, este hábito ajudará a regular o horário biológico do corpo, predispondo a um sono de qualidade.

Ambiente

Assim como um ritual se faz num lugar preparado para isso, como ritual do sono não deve ser diferente. Crie um ambiente propício para o sono, mantendo o quarto escuro, fresco e silencioso. 

Uso de cortinas black-out, protetores auriculares e dispositivos de ruído branco ajudam a bloquear as distrações. Evite também o uso de dispositivos eletrônicos, uma vez que a luz azul desses dispositivos interfere na produção do hormônio do sono, a melatonina.

Relaxamento

Técnicas de meditação, de respiração e relaxamento podem predispor a uma boa noite de sono. São técnicas que aumentam a consciência corporal, e ajudam a reduzir o estresse.

A técnica do body-scan, onde se concentra a atenção em todo o corpo de forma progressiva, é uma ótima forma de relaxamento, assim como respirar de forma calma, profunda e consciente.

Ingestão

Evite ingerir cafeína e estimulantes, especialmente depois das 16 horas, uma vez que certas substâncias podem demorar até 6 horas para serem eliminadas do organismo. Prefira bebidas descafeinadas, chás calmantes e a boa e velha água pura, para se manter hidratado. Também opte por uma alimentação leve, que não seja gordurosa, para favorecer o processo de digestão e evitar que ele atrapalhe a noite de sono.

Saúde

Caso as crises de insônia persistam, é importante consultar um médico especialista do sono. Eles têm meios muito efetivos de identificar quaisquer causas ou condições subjacentes que contribuem para a má qualidade do sono, oferecendo orientações personalizadas.


Por fim, você pode contar com tratamentos e práticas complementares e alternativas para os problemas com sono, e claro que para isso você pode contar com os nossos atendimentos.

Gostou das dicas? Faça agora mesmo uma consulta astrológica!


Conheça mais sobre o consultor Abraão

Sou o Abraão, estudo Tarot há mais de 10 anos e também trabalho com Numerologia.

É muito gratificante saber que pude ao decorrer destes anos ajudar tantas pessoas com o meu dom e conhecimento, e espero que eu também possa ajudar você a se encontrar em um caminho de Luz.

Rate this post
Artigo anteriorPrevisão fim de semana 19 a 20 de Abril
Próximo artigoSol em Touro: Momento de Consolidar
Arthur Peroni
Arthur Peroni escreve sobre a vida, o universo e tudo mais. Amante da literatura mística, e ficção, descobriu sua carreira de redator graças ao hábito de leitura constante sobre fantasia e drama. Nas horas vagas, gosta de cozinhar, ler e ver filmes antigos. Já trabalhou com, comunicação social, massoterapia, terapias holísticas e design de interiores. Atualmente trabalha como redator SEO e se entusiasma com tudo o que é esotérico. Gosta de discutir sobre assuntos complexos e instigantes, e vê na escrita uma oportunidade de aprender e criar todos os dias, mentalmente e espiritualmente.

Estamos Online