Início Terapias Alternativas Aromaterapia Aromaterapia – O que é Aromaterapia? – Pela Consultora Márcia

Aromaterapia – O que é Aromaterapia? – Pela Consultora Márcia

poder da aromaterapia

Muitos ainda consideram a aromaterapia simplesmente como uma fragrância agradável que nos eleva e nos remete a boas energias, mas saibam que não é só isso, a terapia dos aromas traz melhoras na alma e também no físico além é claro de nos levar os níveis de consciência espiritual mais elevados.

Receba Orientações em uma Consulta Surpreendente com a Terapeuta Márcia. Clique Aqui!

Esta é uma terapia complementar ou como muitos nomeiam, alternativa. Complementar pois em conjunto com outras terapias tais como, taro, florais, numerologia, radiestesia, reiki e tantas outras auxiliam na melhora como um todo, a quem busque ajuda nas suas questões do dia a dia e da vida como um todo.

É uma terapia que tem como objetivo promover o bem-estar, e compreensão. Nos auxilia e traz uma melhora real; até quem tem um potencial positivo alinha a sua compreensão auxiliando a tomar decisões e mudar comportamentos que podem estar arraigados nas crenças limitantes.

Esta terapia se baseia no contato com os óleos essenciais em diferentes formas de utilização por exemplo: inalação, por meio de colares aromáticos, compressas, massagens, xampus, sabonetes, cremes entre outros.

Importante saber que aromaterapia não é um mundo de fantasia ou mundo mágico, ela é pautada em muito estudo científico, no qual o objetivo é manter ou até resgatar a saúde através das suas propriedades medicinais que são trazidas com a utilização dos óleos essenciais.

Por que medicinal?

Índice do Conteúdo

Diferente da essência que é utilizada para simplesmente aromatizar o ambiente e deixar mais agradável, os óleos essenciais são extraídos de flores, folhas, caules, raízes e cascas das plantas e árvores, nas quais conhecemos bem na fitoterapia (tratamento através da utilização de ervas medicinais).

Os óleos essenciais são substâncias naturais “bem concentradas” extraídas destas plantas, e apesar da palavra óleo nos remeter a lembrança de algo denso gorduroso os óleos essenciais não são nada disso, são substâncias muito leves e voláteis, ou seja, evaporam-se com facilidade quando em contato com o ar.

Em geral são necessários vários quilos de plantas para extrair uma quantidade pequena de óleo essencial, vou dar um exemplo, para extrair um (1) litro de óleo essencial de lavanda por exemplo são necessários 150 quilos de flores de lavanda.

É muito importante sabermos que há muita concentração da matéria prima para o preparo de pouca quantidade de óleo e a utilização tem que ser criteriosa e realizada uma análise de cada caso por um terapeuta certificado, o “aroma terapeuta” tem conhecimento para tal orientação, e é uma regra básica na aromaterapia “o menos é mais”.

Portanto tenhamos muita consciência na utilização e procuremos um profissional qualificado pare que tenhamos os melhores resultados para nossa saúde física emocional mental e espiritual.

Como já dito anteriormente o óleo essencial pode ser extraído não só das flores (lavanda e rosas) mas também pode ser encontrado em raízes (gengibre), folhas (hortelã, pimenta) casca e néctar de árvores (canela e copaíba) e cascas de algumas frutas (laranja e limão).

História da aromaterapia

O uso destes aromas para os cuidados com a saúde não é novidade. A Aromaterapia surgiu há muitas centenas de anos atrás, há registros desde o Antigo Egito que mostram uso de óleos essenciais na queima de plantas para eliminar pragas, doenças e até energias negativas.

A palavra perfume aparece quando a fumaça é liberada pelas plantas durante a queima: “per fumum = através da fumaça”, nos templos era usado para ampliar a consciência conectar-se com o divino e, é claro, como instrumento de sedução.

Com o passar do tempo outros meios de extração destes aromas começaram a ser usados como a destilação a vapor e prensagem a frio, resultando desse processamento um produto muito concentrado chamado óleo essencial.

O termo aromaterapia é muito novo, essa nomenclatura surgiu na década de 20, pelo perfumista francês René Maurice Gattefose, sendo que até então o uso destes óleos essenciais era associado apenas a fitoterapia.

O que esperar de um tratamento com aromaterapia?

Os óleos essenciais que são utilizados na aromaterapia são integrativos, no sentido de exercer um poderoso efeito positivo sobre mente, corpo e espírito. É a utilização de substâncias naturais muito concentradas que podem desde reduzir uma ansiedade a auxiliar no caso de depressão, até mesmo cicatrizar a pele.

Por que acontece isso?

Uma gota de óleo essencial equivale a 24 xícaras das de chá da planta, sendo assim criou-se um olhar crítico dos estudiosos a respeito de algumas receitas passadas sem conhecimento, o uso inadequado pode trazer problemas de saúde e serem sem eficácia no objetivo inicial.

O óleo essencial é capaz de “tocar regiões emocionais” através do olfato, atinge estruturas cerebrais responsáveis pelo nosso comportamento e emoção, além disso podem alterar nossa forma de ver e sentir o mundo a nossa volta.

É possível associar a aromaterapia a outras terapias?

Sim, algumas práticas podem ser potencializadas com o uso de óleos essenciais, tanto em nível físico quanto no vibracional. Exemplos: reiki, meditação, massagens, e coadjuvantes de forma psicossomática após consultas que tem como objetivos o autoconhecimento como taro, baralho cigano, mesa Radionica e numerologia. E se detectarmos uma necessidade emocional ou psicológica do cliente, um óleo essencial poderá ser indicado ao mesmo tempo para ajudá-lo em sua demanda.

Terapeuta Márcia Silva.

Conheça mais sobre a Terapeuta Márcia Silva

Taróloga, Espiritualista, Sensitiva, Numeróloga, Aromaterapeuta, Terapeuta Holística, Reikiana, consultora de Feng-Shui, trabalha com Baralho Cigano e Pêndulo. Sua tiragem é intuitiva, com métodos próprios para leitura. Trabalha com as cartas associando a demais terapias com óleos essenciais, banhos aromáticos, magias e rituais, e de acordo com a necessidade e o momento, utiliza também técnicas Radiestésicas com pêndulos e gráficos, Cromoterapia, Aromaterapia, e ervas medicinais como alternativa para o equilíbrio energético pessoal e ambiental. Conheça melhor essa consultora aqui!

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Márcia

Rate this post

Estamos Online