Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento Vamos falar sobre procrastinar? Você sabe o que é procrastinar? – Pelo...

Vamos falar sobre procrastinar? Você sabe o que é procrastinar? – Pelo consultor Eloi

Índice

Índice do Conteúdo

Em primeiro lugar vamos entender: O que é procrastinar? É deixar para depois as coisas que devemos fazer, ou evitar uma tarefa.

Todos nós sofremos deste problema: as pesquisas indicam que 90% das pessoas procrastinam, por diversos motivos. Mas, se quisermos evoluir e ter abundância, é necessário colocar em prática nossos projetos, realizar as mudanças pendentes em nossas vidas e executar as tarefas que se apresentam.

A procrastinação é uma inimiga muito esperta: parece que conhece a nossa mente traiçoeira e os truques que ela tem para nos colocar no caminho do boicote a nós mesmos.

Sabe quando achamos alguma justificativa ou distração para não fazer as coisas que são importantes? Ou quando usamos os prazos de uma forma equivocada, arrastando para depois o início de alguma atividade importante, e tendo resultados muito inferiores às nossas expectativas e às nossas capacidades?

O fato é que todos os motivos que arranjamos para procrastinar nos parecem sempre muito legítimos!

Mas devemos fazer uma avaliação mais profunda: às vezes pode ser a nossa autoestima que está baixa, e estamos com medo de não executar uma tarefa de forma eficiente. Outras vezes temos medo da mudança que pode ocorrer com nossas atitudes. Nestes casos, recorremos a todos os expedientes ao nosso alcance: não damos importância para algo, e deixamos de fazer, até que as más consequências apareçam; ou consideramos de forma errada que nossa agenda está cheia demais e fazemos as coisas importantes esperarem sem ter necessidade. 

Nos relacionamentos, a procrastinação aparece nas conversas importantes que vamos deixando para depois, nos problemas que vamos empurrando com a barriga e não resolvemos, gerando muito mal-estar, que pode resultar em estados de depressão.

Nestes tempos de home office, o perigo da procrastinação aumenta, pois em nossa casa estão todas as distrações que podem desviar nosso foco. Além disso, muitas vezes temos tendência a colocar nossas tarefas domésticas em primeiro lugar e deixar nosso trabalho para depois.

O Arcano 7 do Tarô e a procrastinação

Podemos buscar no Arcano 7 do Tarô, O Carro, a inspiração para lidarmos com o problema da procrastinação. Este Arcano nos estimula a buscar motivação interna para seguirmos o que é realmente melhor para nós, deixando para trás todo o adiamento e dúvidas.

Ele sugere grande movimento, progresso, busca pelas nossas vitórias e um caminho de desenvolvimento. O condutor do veículo que aparece na carta tem uma grande determinação e está firme na condução dos seus objetivos. Esta carta nos diz para ir em frente, não perder a direção e não parar no caminho.

A mensagem deste arcano é resolvermos nossas pendências hoje, e seguir em frente sem perder o foco. Vamos vencer a inércia e seguir o exemplo desta carta!

Como podemos evitar a procrastinação?

Em primeiro lugar, mantenha sua vibração espiritual elevada!

Foque no positivo, mantenha uma atitude otimista, cuide da sua autoestima. A positividade nos faz enfrentar as demandas com leveza, tira o peso do dia a dia, nos anima a movimentar nossos assuntos pendentes e nos faz seguir em frente com as dificuldades amenizadas.

Diga aos seus amigos o que precisa resolver

Quando informamos as demandas aos nossos amigos, eles muitas vezes nos ajudam, nos lembrando do que devemos fazer ou nos dando a força de que precisamos.

Divida suas tarefas em pequenas etapas

Para diminuir a sensação ruim de que temos uma tarefa gigante e assustadora pela frente, podemos dividir a tarefa em partes menores. Isso vai fazer com que seu ânimo se revigore a cada parte que for cumprida.

Não se torture por adiar uma tarefa

Em vez disso, mantenha o bom humor e comece aos poucos, mas comece! Você verá que este estado emocional ajuda muito a desembaraçar as coisas.

Faça uma “procrastinação”  programada

A cada etapa que você concluir, faça uma pausa, tome um café ou chá, dê uma olhada nas redes sociais. O importante é você controlar seu tempo de distração, e acabado este tempo, voltar para a sua tarefa.

Motive-se, e se dê recompensas

Encontre a força dentro de si mesmo para dar o primeiro passo. Lembre-se sempre que você terá frutos positivos de cada pequeno esforço que fizer. E, a cada pequena vitória, você merece alguma recompensa, como aquele bombom guardado na gaveta.

E não esqueça! Pense sempre em como será bom quando você terminar

Quando estiver com alguma tarefa ou assunto pendente, imagine o alívio que será quando terminar, e como será melhor para sua vida ter resolvido a questão. Isso dará forças para você seguir em frente.

Motivação espiritual: a história de Santo Expedito

Para concluir, segue uma história de Santo Expedito, conhecido como o santo das causas urgentes, que é uma motivação para todos nós que enfrentamos o problema da procrastinação.

É conhecido o episódio em que ele estava querendo se converter ao Cristianismo quando apareceu um espírito em forma de corvo gritando “crás”, que em latim quer dizer amanhã. Santo Expedito, então, pisou no mau espírito e gritou “Hodie”, que quer dizer hoje, já, agora!

Vamos trazer isto para nossas vidas, evitando os adiamentos desnecessários e colocando ação criativa na nossa caminhada. Os resultados, com certeza serão positivos, e estaremos em um caminho de evolução.

Hodie!

 

Rate this post

Estamos Online