Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento Saiba como controlar a sua ansiedade! – Dicas da consultora Melissa

Saiba como controlar a sua ansiedade! – Dicas da consultora Melissa

Índice

Índice do Conteúdo

Por que nos sentimos ansiosos?

A Ansiedade é uma reação natural do corpo diante de uma situação que gera expectativa, perigo, medo, é um processo comum, muito útil para nos deixar alerta e preparados para enfrentar o que vier. Todos nós passamos por diferentes momentos de ansiedade diariamente, mas quando essa sensação é permanente e afeta nossas rotinas básicas, é preciso ficar alerta.

Para isso, é importante se conhecer, saber identificar os sinais que nosso corpo emite. A ansiedade está atrapalhando sua vida social, seu profissional, está fazendo você se sentir mal fisicamente, ter crises de pânico? Então você precisa procurar ajuda profissional. Mas se ela apenas te deixa inquieta(o), agitada(o), na expectativa pelo que deve acontecer, então você está passando por um sentimento normal e, muitas vezes, necessário.

Causas da ansiedade

Não se sabe exatamente as causas da ansiedade, apenas que existem inúmeros fatores que podem desencadeá-la e influenciar alguém a ser mais ou menos ansioso. Fatores como histórico familiar, traumas (principalmente na infância), problemas de saúde (cardíaco, hormônios, respiratórios), abuso de álcool, drogas ou medicamentos, são alguns deles.

Principais Sintomas

Uma ansiedade descontrolada é a falta de ar, a respiração ofegante, palpitações, dores no coração, aperto no peito, tremores, necessidade de roer as unhas, pernas e braços balançando o tempo todo, irritabilidade, enxaquecas e insônia. Além disso, é comum sentir uma preocupação excessiva não se sabe com o que, falta de concentração, nervosismo e medo.

Precisa de Ajuda? FALE AQUI com a consultora Melissa e receba os Conselhos que Precisa!

Como controlar a ansiedade?

Antes de tudo, é importante conhecer as causas do problema. O que tem te deixando ansiosa? O que tem feito você perder o controle das suas emoções? Foque na causa, investigue, muitas vezes o problema pode ser resolvido assim. Para isso, fique sozinha, pense no seu dia, observe se algo de diferente aconteceu e/ou quando começou a se sentir ansiosa (o), se isso não ajudar a melhorar e as sensações ruins persistirem é importante você seguir as dicas a seguir.

Respirar fundo

Sim, muitas vezes a ansiedade pode ser controlada quando conseguimos diminuir o ritmo da nossa respiração. Inspirar e expirar devagar, em torno de 10 vezes e, depois, voltar para o ritmo normal. Caso não melhore, tente mais uma vez.

Meditar

Meditar e praticar Yoga são ótimas opções, porque o fluxo do pensamento é controlado e você consegue acalmar os medos e as angústias. Além disso, a conexão que é feita entre você e seu “eu interior” traz conhecimento, reflexão e equilíbrio, é importante permitir se conhecer, porque aprendemos a lidar com as respostas do corpo para situações que causam ansiedade.

Mudanças nos hábitos diários

Como uma alimentação balanceada, rica em nutrientes. Diminuir a quantidade de café, açúcar e alimentos processados.

Diminuir o ritmo de trabalho

Principalmente, não levar trabalho para casa (eu sei que nesse momento de pandemia é difícil, já que muitos estão em Home Office, porém faça seu horário, não prolongue o expediente principalmente se o dia estiver estressante).

Tenha uma rotina de sono

Isso não significa dormir cedo e acordar cedo, mas ter um horário para dormir e acordar todos os dias faz a diferença, porque o corpo acostuma com a rotina e ajuda se sentir melhor. Noites mal dormidas diminuem a produção de substâncias relacionadas ao bem-estar.

Companhia

Passar mais tempo com a família e pessoas queridas é ótimo para o cérebro fazer conexões que dão sensação de prazer e tranquilidade. Saber que tem alguém próximo para “contar” nos momentos angustiantes facilita lidar com a expectativa e ansiedade.

Ouvir músicas que te fazem bem

O prazer de ouvir música pode reduzir bastante os níveis de ansiedade.

Praticar exercícios físicos regularmente

Eu sei que o dia é corrido e que, muitas vezes, precisaríamos de 30 horas, no mínimo, para dar conta de todas nossas obrigações. Que tal tirar 20 minutinhos, duas ou três vezes na semana, para uma prática esportiva (mesmo que em casa, ou uma caminhada leve)? Você já vai perceber o benefício porque gasta energia, alivia a ansiedade, dá sensação bem-estar, melhora a qualidade de vida. É ótimo para acalmar o corpo e a mente, libera substâncias que aumentam a sensação de prazer e melhora a circulação sanguínea, além da respiração. Olha quanta coisa boa!

Evite sofrer por antecipação

Os sentimentos não são fatos, eles apenas servem para nos alertar, não quer dizer que algo ruim vai realmente acontecer.

Fuja da rotina

Isso não vale para a rotina de sono que comentei no item 5 – Importante fazer pequenas mudanças no dia a dia, chegar à noite, após um dia estressante de trabalho, sentar com a família e ver um filme, é muito prazeroso. Faça esse teste, vale a pena!

Se precisar, fique uns dias sem usar as redes sociais

Parece bobagem, mas a maioria das pessoas só compartilham os bons momentos, o que nos dá impressão de que nossa vida é muito ruim e infeliz. Portanto, se te faz mal, deixe um pouco de lado.

Terapia

E claro, não deixe de procurar ajuda profissional caso nenhuma dessas dicas funcione. Não brinque com sua saúde, transtorno de ansiedade é coisa séria e pode levar a problemas maiores depois.

Se cuidem! 

Conheça mais sobre a consultora Melissa

Sigo aprofundando meus conhecimentos, pois sempre podemos aprimorar cada vez mais. A prática cotidiana é o melhor lugar para evoluir e aprender sempre mais, por isso estou aqui, para auxiliar e crescer junto com você. Sou sensitiva e médium e estou esperando por você!

Quer falar comigo? Clique Aqui!

Rate this post

Estamos Online