Início Terapias Alternativas Aromaterapia Óleos Essenciais – guia prático dos óleos essenciais para a saúde

Óleos Essenciais – guia prático dos óleos essenciais para a saúde

guia dos óleos essenciais

Os Óleos Essenciais são a base da Aromaterapia, que é uma das técnicas mais antigas de cura (porém cujo nome foi cunhado apenas nos anos 20, pelo químico francês René Maurice Gattefossé). Consiste no uso de óleos essenciais feitos a partir de plantas e flores para tratar, curar e estimular o corpo, a mente, as emoções e a alma.

Os óleos essenciais são diferentes das essências artificiais usadas para dar “um cheirinho no ambiente” pois o processo de destilação da raiz, caule, semente, flor ou fruto mantém a sua integridade. Em um pequeno frasco há uma concentração enorme da flor ou planta.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Quando inalamos os óleos essenciais, os sensores olfativos do nariz são disparados, o hipotálamo e o sistema límbico são ativados, ocorrendo uma reação imediata no ser humano.

O olfato é o único sentido ligado diretamente ao cérebro e ao sistema límbico, que é o centro das emoções, também é responsável por importantes funções ligadas à memória, aos níveis hormonais, ao controle da pressão arterial, entre outros.

Um sintoma físico ou emocional é um alerta de algo não está indo bem e precisa de atenção. Quando utilizamos a Aromaterapia o bem-estar é imediato!

As três categorias dos óleos essenciais

Índice do Conteúdo

  • Aqueles que tonificam o organismo e favorecem o bom humor;
  • Os que estimulam e regulam as principais funções do corpo;
  • Os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

Existem muitas formas para a utilização dos óleos essenciais: massagem, imersão (banheira, ofurô, assento…), no chuveiro, compressas, inalações, aromatização do ambiente (réchauds, spray, difusores, aromatizadores..), argilas, gel, cremes e escalda-pés.

Mas atenção, se usados diretamente na pele, podem causar irritações, alergias. Normalmente as orientações de uso são fornecidas pelo fabricante.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Principais óleos essenciais e seus benefícios

Óleo essencial de alecrim

Antioxidante, anti-inflamatório, antimicótico, antimicrobiano, cicatrizante, analgésico/refrescante, anticaspa e calmante, sendo também uma especiaria utilizada na gastronomia. Considerado o óleo do estudante. Excelente para memória, concentração e raciocínio, pois estimula o sistema nervoso. É considerado um tônico geral contra a fadiga física e intelectual. Alivia as dores de cabeça e ajuda a promover o bem-estar, principalmente se a causa da dor de cabeça for o estresse, já que o óleo essencial de alecrim é capaz de diminuir a liberação de cortisol, que é o hormônio conhecido como o hormônio do estresse.

Útil nas dores musculares, reumatismo, problemas pulmonares e respiratórios, rinite, sinusite, bronquite e resfriado. Sua propriedade antisséptica e antifúngica, ajuda na prevenção da oleosidade que geram as caspas. Também estimulam no crescimento capilar.

Utilizado no rejuvenescimento da pele, pela presença de antioxidantes que estimulam a produção de colágeno, aumentando a elasticidade da pele. Além de prevenir manchas e rugas.

Óleo essencial de camomila

Calmante, para problemas nervosos e com sono, relaxante, ajuda a reduzir dores físicas e inflamações. Refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão. Utilizada em xampus, especialmente para clarear e condicionar cabelos louros.

Óleo essencial de cedro

Adstringente para a pele e ideal para problemas com o couro cabeludo. Antisséptico poderoso dos brônquios e trato urinário, expectorante, descongestionante e mucolítico suave. Estimula a drenagem do sistema linfático, é diurético e alivia dores reumáticas.

Sedativo. Usado para angústia. Reduz o estresse, tensão e a ansiedade, proporcionando serenidade e reflexão sobre a vida. Traz sustentação, alicerce e força emocional. Trabalha flexibilidade e adaptabilidade. É indicado para pessoas insatisfeitas e inconstantes, que desperdiçam suas energias vitais, originando um esgotamento físico e mental. Ótimo para entrar em estado meditativo.

Cipreste

Adstringente, ajuda na circulação sanguínea, usado para tratar asma e ajuda a regular o ciclo menstrual. Aquieta a mente trazendo serenidade nos momentos de dores na alma. Entendimento e aceitação das provas difíceis. Age como adstringente para pele oleosa. Fortalece os vasos sanguíneos. É cicatrizante e diurético.  Alivia o cansaço das pernas. Pode ser usado para aliviar traumas como luto, separações, perdas dolorosas.

Citronela

Possui efeito calmante para a mente agitada e relaxante para o físico. Age como antisséptico geral da pele e afecções gripais. Bactericida, antimicótico e desodorante. Cuida, limpa e harmoniza o ambiente. Repelente de insetos.

Óleo essencial de cravo

Transmutador de frequências negativas. Transforma o negativo em positivo. Eleva as frequências saudáveis. Fortalecedor e estimulante da mente. Aroma quente que favorece a digestão, purifica e cuida da saúde bucal como desinfetante e anestésico contra dores de dente. Estimulante, analgésico e fungicida.

Eucalipto – óleos essenciais

Estimula o sistema imunológico, descongestionante, poderoso anti-bacterial e anti-viral. Indicado para edemas e dores musculares. Para descongestionar a cabeça cheia de preocupações. Combate o cansaço e estresse mental. Reorganiza e clareia as ideias. Auxilia nos transtornos mentais. Possui ação anti-infecciosa para combater doenças pulmonares. Age como analgésico, antisséptico, é um poderoso bactericida e antifúngico.

Também empregado em dores articulares e inflamações dos tendões.

Gerânio

Antiséptico, anti-depressante, astringente e ajuda a tratar feridas. Refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais. Ativa o centro da ação e do fazer, transmite conforto, carinho, envolvimento e afetividade. Rejuvenescedor pois devolve a suavidade e maciez da pele seca e irritada, recupera o tônus. Combate as rugas, emoliente e clareador da pele. Possui ação diurética, antisséptico e antidepressivo eficaz
em todas as fases do feminino aliviando os desconfortos. Estimula circulação linfática, equilibra os hormônios, possui ação anti-inflamatória e afrodisíaca.

Considerado o óleo da mulher.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Gengibre

Ajuda em problemas de artrite, dores musculares, reumatismo e fadiga. Força extra de proteção e ânimo. Estimula o centro da vontade e impede a entrada de energias negativas pelo plexo solar. Óleo Yang que aquece o coração e os pulmões protegendo as pessoas de doenças, principalmente as causadas pelo frio. Anti-inflamatório e potente analgésico
natural. Ativador do metabolismo e circulação sanguínea, proporcionando queima de gordura e emagrecimento, além de auxiliar no tratamento de varizes, artrites, reumatismos e torções.

Grapefruit – óleos essenciais

O vigor da vida. Regula a instabilidade das fases do feminino. Regula as disfunções sexuais do homem. Melhora o humor e diminui e estresse. Efeito calmante sobre o Sistema Nervoso Central. Antidepressivo e auxilia na eliminação de toxinas físicas e emocionais. Combate a celulite, age no sistema linfático, excelente desempenho no pós-operatório de varizes e é eficaz em massagens modeladora, abdominal e dorsal. Seu aroma fresco,
cítrico evoca as sensações de descontração e motivação.

Junípero

Purifica e renova as energias emocionais e mentais. Um grande diurético para o físico e para as emoções estagnadas. Tonifica os músculos doloridos e auxilia na digestão difícil. Depurativo, desintoxicante, antisséptico e antirreumático. Estimula a circulação, ideal para drenagem linfática e tratamento de celulite. Tônico capilar, controla a queda de cabelos e regula a oleosidade.

Laranja

Refrescante, purificante, sedativo. Além de ser um excelente estimulante, esse produto também pode ser útil no combate do estresse e ansiedade. Também é utilizado para aliviar e combater gases; diarreia e prisão de ventre.

Óleo essencial de laranja doce

Seu aroma doce e agradável traz equilíbrio e harmonia ao ambiente. Ideal para auxiliar crianças com medos noturnos e com questões relacionadas à alimentação, irritação, nervosismo e birras para chamar a atenção dos pais.

Sua propriedade sedativa proporciona o bom humor, o otimismo, o entusiasmo, a alegria e a esperança. Conhecido como a doçura relaxante. Por conter vitamina C, atua como antioxidante, regenerando os tecidos e combatendo o ressecamento e envelhecimento da pele. Devolve seu brilho e vitalidade. É antisséptico, sedativo, digestivo e carminativo, trabalhando na redução de gases intestinais.

Óleo essencial de Lavanda

É um coringa dos óleos essenciais pelos seus inúmeros benefícios. Calmante, antiviral, descongestionante e tem efeito sedativo. Lavanda ainda é conhecida por ser uma planta que atua como antidepressivo, diminui a tensão muscular, induz o sono entre outras características: antisséptica e antibacteriana. Para ajudar no sono pingue uma gotinha no travesseiro.

Lemongrass

Na medicina Chinesa é usado no tratamento de dores de cabeça, dores estomacais, abdominais e reumáticas.
No Brasil é usado para o tratamento de distúrbios nervosos. Muito usado na Indústria Cosmética e de Perfumaria como fragrância de produtos de beleza, como hidratantes de pele e adstringentes.

Óleo essencial de limão siciliano

Tônico, ajuda em problemas de gengivite, úlceras na boca e é ótimo para tratamento em cortes. Refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne. Ajuda a encontrar equilíbrio e clareza das ideias. Atua como esclarecedor de conflitos emocionais. Alia a razão com a emoção. Melhora a capacidade de comunicação e integração. Acalma e
organiza a mente agitada. Auxilia na digestão, aumenta a imunidade, melhora a circulação sanguínea e age como diurético.

Controla a oleosidade capilar/ realça a pele (opaca , oleosa) e age contra o envelhecimento. Água de colônia, perfumes masculinos e aromatizador de ambientes.

Mandarina – óleos essenciais

Acalma o intestino, tônico, estimula o fígado e o estômago. Para resgatar a alegria da criança interior. Age sobre o humor. Ação antidepressiva acalma e relaxa os nervos. Seu aroma fresco, suave e aconchegante, proporciona alegria e inspiração. Ideal para criar ambientes festivos. Em massagens auxilia no combate às estrias e celulite.

Óleo essencial de Manjericão

Ajuda a limpar a mente e trata todos os tipos de problemas respiratórios. Força de um guerreiro. Devolve o poder intelectual e a vitalidade para persistir nas metas. Age pelo mental. Óleo da Integração. Seu aroma harmoniza o consciente e o inconsciente, encoraja a busca pelo propósito de vida. Ação anti-inflamatória e cicatrizante sobre a pele. Combate o estresse e a estafa mental e os problemas digestivos recorrentes. Estimulante, revitalizante, neurotônico e antiespasmódico.

Manjerona

Tem ação calorosa tanto no corpo como na mente, analgésico e sedativo. Fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses; A energia da Grande Mãe. Uma energia de vida. O acesso ao amor incondicional. Acolhe e supre as necessidades emocionais do coração agitado e inseguro. Atenua tristeza pela perda ou separação. Relaxa, traz maturidade emocional. Age como analgésico contra dores de cabeça e tensão nervosa. Tem ação vasodilatadora, antiespasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, antiviral, antisséptica, bactericida, diurética e digestiva. Tônico respiratório. Combate a insônia, dores musculares, articulares, reumáticas e artríticas, entorses, distensões e cãibras.

Óleo essencial de Mirra

Anti-inflamatório, antisséptico, ajuda a tratar de condições gerais de pele. Controle sobre os pensamentos obsessivos e atitudes compulsivas. Fortalece a ligação com a Mãe Natureza. Recicla energias e permite a harmonia de pensamentos positivos. Rompe com os ciclos viciosos e pensamentos obsessivos. Tem efeito revigorante. Possui ação antimicrobiana, bactericida, fungicida, adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante e rejuvenescedora.

Olíbano

Considerado o grande pai dos óleos essenciais. Responsável pelo sentimento de proteção divina, é indicado para a serenidade e calma do espírito. Resgata a conexão com a espiritualidade.
É também, relacionado diretamente ao sistema imune e linfático. Dessa forma torna-se um bom óleo pulmonar, de modo que favorece a respiração e ajuda o sistema imunológico a combater gripes e resfriados.

Possui ação anti-inflamatória, ótimo antisséptico pulmonar, revitalizante e tônico geral. Regenera a pele, diminui manchas, estimula cicatrização, previne estrias e rugas. Indicado como expectorante para tosse, bronquite crônica e asma.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Palmarosa – óleos essenciais

Responsável pela ternura e delicadeza feminina. Energia de renovação rejuvenescedora das emoções e cuidados pessoais. Eleva a autoestima, sensibilidade e criatividade.

Indicado para depressão, acalma a mente e proporciona flexibilidade. Traz leveza à alma e gera paz interior.

Possui diversas propriedades relacionadas ao bem-estar da pele e cabelo, como adstringente, antisséptica, regeneradora celular, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida e hidratante. Dessa forma, auxilia no tratamento de acnes, ressecamento da pele e dermatites.

Patchouli – óleos essenciais

Relaxante. Indicado na depressão e pele seca. Possui um aroma marcante. Considerado como um afrodisíaco, estimula a liberação do prazer, despertando vitalidade e sensualidade. Com isso, promove o relaxamento e reduz a tristeza.

Também é usado para redução de estresse, auxiliando no tratamento de desequilíbrios emocionais, como a depressão e o medo. Ensina a viver o presente, fortalece o idealismo e a autoestima, aproveitando as experiências do passado para as tomadas de decisões. Além disso, estimula a vontade de ultrapassar os limites, dando força para experimentar o
novo.

Apresenta significante atividade antibacteriana, anti-malária, antivírus, anti- inflamatória, e bioatividade imunorregulatória. Logo, é considerado como poderoso cicatrizante e regenerador de tecidos. Na pele, possui função adstringente, auxiliando na diminuição das marcas do tempo. É ótimo na cicatrização de furúnculos e acne. Além disso, é eficaz contra celulites e varizes.

Petitgrain

Para aumentar o brilho interior. É sedativo, antidepressivo, refrescante, desodorante e bactericida. Possui propriedade calmante contra as tensões emocionais. Dissolve as dores emocionais pelo calor interno que produz. Luz para um novo olhar à vida. Estimulante intelectual e fortificante da memória. Indicado para peles e cabelos oleosos. Previne acnes e elimina manchas.

Pimenta Negra – óleos essenciais

Trata problemas digestivos, tônico e estimulante. Traz estímulos para resgatar tolerância e paciência. Um óleo com qualidade energética Yang para transmutar os estados raivosos através de limpeza do fígado. Melhora o humor, devolvendo a alegria.

Auxilia no alcance de emoções reprimidas, trabalhando o orgulho superficial que esconde traumas e inseguranças. Aumenta a coragem, e direciona a pessoa buscar pelo novo.

Será sempre útil no cuidado com todas as “ites”, pois elas provêm de um estado de extrema irritação. Alivia dores musculares e das articulações, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antiespamódicas. Ajuda a aliviar o desconforto da constipação, diarreia e gases. Além de possuir ação analgésica e expectorante.

Óleo essencial de Rosa

Tem efeito limpante, purificante, tônico e possui propriedades rejuvenescedoras. Marguerite Maury prescreveu rosas para a frigidez, dando-lhe propriedades afrodisíacas. Também considerou a rosa um grande elixir para as mulheres que sofriam de depressão.

Salvia Esclareia – óleos essenciais

Ajuda em todos os tipos de estresse e tensões, relaxa os músculos, ajuda em problemas de asma e reduz a ansiedade. Auxilia a trazer clareza às intuições, conduzindo as pessoas ao seu mestre interior. Estimula a aceitação de mudanças e dos desafios da vida. Ajuda a lidar com medo e as limitações, pois gera confiança. Além disso, é um poderoso relaxante que não provoca sono.

Possui propriedades diretamente ligada ao sistema reprodutor e endócrino, é indicada no auxílio da tensão pré-menstrual, cólicas, sintomas de menopausa e infertilidade, por ser um eficaz regulador hormonal.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Óleo essencial de Tangerina

Antisséptico, refrescante sedativo, antiespasmódico, digestivo e tônico linfático auxiliando no tratamento de celulite, retenção de líquidos e edema e revigorante. Ótimo para peles ressecadas.

Relacionado ao sistema nervoso, auxilia diretamente no combate da depressão. Ajuda na liberação de mágoas e controle de fontes negativas que roubam a leveza da vida, como raiva e irritabilidade.

Para resgatar a pureza no coração e tirar a rebeldia dos adolescentes. Trabalha com traumas e conflitos gerados na infância, com o intuito de limpar o passado. Conhecido como o óleo da alegria e da descontração, desenvolve um desprendimento e estimula a comunicação.

Tea-tree ou Maleleuca – óleos essenciais

Antiviral, antibactericida, estimulante, expectorante, fungicida, imune estimulante e anti-inflamatório. Além disso, ele é amplamente utilizado para o tratamento de doenças respiratórias como resfriados, gripes, asma e bronquite, mau hálito. Ele também pode ser usado em aplicação no couro cabeludo para fortalecimento do mesmo.

Também possui propriedades cosméticas, apresentando excelentes resultados para o tratamento de caspa, erupções cutâneas e dermatites.

Ele ainda colabora regeneração de unhas deformadas. As propriedades antibactericidas e antifúngicas do óleo garantem unhas lisas e sem manchas.

Devido a sua extensa ação terapêutica é utilizado para a defesa orgânica e psíquica. Atua na limpeza de ambientes e também promove limpeza rápida, nos pensamentos e emoções relacionados a angústia e tristeza.

Vetiver – óleos essenciais

Alivia estresse, estimula o sistema imune, relaxante, ajuda em problema de reumatismo, artrite e dores musculares. Fortalece a estrutura física e mental, pois possibilita função de “aterramento”, trazendo posicionamento e enraizamento para os propósitos da vida.

Estimula a tolerância, serenidade e paz interior.

É indicado para pessoas extrovertidas, que vivem na superfície e querem encontrar o seu eu verdadeiro. Auxilia na concentração. Possui relação ao sistema cutâneo, destacando sua ação antioxidante responsável pelo combate do envelhecimento da pele, exercendo sua
regeneração.

Logo, é muito utilizado em cosméticos como agente eficaz no clareamento de manchas escuras da pele (melasmas, cloasmas, hiperpigmentação etc).

Ylang Ylang – óleos essenciais

Antidepressivo, tem efeito afrodisíaco, sedativo, relaxante e alivia ansiedade. Segurança emocional e autoestima. Ativa o sistema límbico, a excreção de endorfinas que provocam euforia, excitação. Enraíza as etapas de crescimento no tratamento terapêutico, impedindo um retroceder.

Relacionado também ao sistema cutâneo, é utilizado no tratamento da acne, combatendo a oleosidade, pois equilibra a produção seborreica. Além disso, combate o envelhecimento precoce da pele e a revitaliza.

Nos cabelos, funciona como tônico, fortalecendo e estimulando o crescimento e a espessura aos fios e brilho.

Saiba um pouco mais sobre a consultora Daniela

Chamada de Dani pela maioria de seus consulentes, nossa esotérica Daniela é conhecida por sua assertividade e acolhimento em seus atendimentos. A meta da Daniela é que cada cliente atendido saia da consulta não somente com uma previsão, e sim com um maior esclarecimento sobre a vida e os melhores caminhos a seguir. Você busca por conselhos para melhorar sua vida? Então clique aqui e fale com a Daniela.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Daniela

Rate this post

Estamos Online