Início Terapias Alternativas Meditação Os 5 benefícios da meditação para ser feliz plenamente!

Os 5 benefícios da meditação para ser feliz plenamente!

0
2701
benefícios da meditação

Quer conhecer os benefícios da meditação para viver bem e ser feliz em sua plenitude? Se a resposta for “sim”, você definitivamente veio ao lugar certo. Hoje, vamos te contar tudo sobre essa técnica milenar, que faz bem para o corpo e para a mente.

Então, se você quer transformar a sua vida, vem com a gente conferir os inúmeros benefícios da meditação. Por falar nisso, que tal começar com um vídeo que fala justamente sobre o poder transformador dessa técnica?

5 benefícios da meditação para viver bem

Índice do Conteúdo

Está interessada em despertar o melhor de você, dia após dia? Para isso, selecionamos 5 benefícios da meditação, que te ajudam a ter uma vida leve e plena.

1. Ter mais tranquilidade

Ao meditar, você limpa a mente e deixa para trás aquelas preocupações que não agregam. Dessa forma, é possível ficar muito mais tranquila e serena para lidar com os desafios que se apresentam. 

Aliás, isso tudo ainda reduz a ansiedade e a tensão, além de elevar a produção do hormônio do bem-estar. Em paralelo, essa tranquilidade também influencia bastante na qualidade do seu sono, sabia?

2. Fazer uma jornada de autoconhecimento

O estado meditativo promove uma verdadeira jornada pelo autoconhecimento. Com isso, você passa a entender melhor seus anseios e desejos da alma. Consequentemente, fica mais fácil tomar decisões com sabedoria. 

3. Trabalhar a autoconfiança

A prática da meditação contribui para reconhecer seu potencial e, portanto, acreditar mais em si mesma. De fato, é importante manifestar sua gratidão por tudo de bom que você recebe. Mas não se esqueça de valorizar seu próprio mérito nas conquistas, ok? 

4. Se reconectar com a sua essência

Meditar é vital para que você possa se reconectar com sua essência e buscar um ponto de equilíbrio. Afinal, você merece encontrar (ou reencontrar) a alegria de viver, em sua plenitude.

5. Conquistar a paz interior

Enquanto esvaziamos os pensamentos, também nos livramos daquilo que não faz bem. Assim, é possível superar aquelas fases difíceis e, claro, conquistar a tão sonhada paz interior.

Como colocar em prática os benefícios da meditação?

Agora, vamos colocar a mão na massa, começando com um passo a passo bem prático. Depois, falaremos sobre as técnicas de meditação, de modo que você escolha aquela que é ideal para você.

Passo a passo para meditar

A seguir, listamos 7 passos práticos para começar a meditar hoje mesmo:

  1. Escolha um lugar tranquilo e um horário no qual você esteja realmente livre. 
  2. Sente-se confortavelmente, se possível com as pernas cruzadas, na posição de lótus.  
  3. Respire profundamente e feche os olhos, com serenidade e sem pressa.
  4. Deixe que o ar invada o seu corpo, se livrando de tudo o que é pesado e desnecessário. 
  5. Visualize a sua mente como se fosse uma montanha ensolarada. Nesse sentido, os pensamentos são como as nuvens que vão passando e passando. 
  6. Se uma “nuvem escura” se avizinhar (ou seja, um problema), volte o foco para a respiração. No caso, tente se concentrar em um ponto de luz no meio da sua testa. Isto é, o chakra frontal, que é mais conhecido como o terceiro olho.
  7. Por fim, vá abrindo os olhos suavemente. E, em especial, agradeça por estar no caminho da evolução.

E como escolher a melhor técnica para mim?

Para exemplificar, podemos citar os seguintes tipos de meditação:

  • Ativa: movimente-se livremente ao meditar, seja caminhando ou dançando.
  • Osho: expresse os sentimentos reprimidos, com grito, choro, silêncio e celebração.
  • Passiva: observe os pensamentos, bem como as imagens que vão e vem à mente.
  • Guiada: use um vídeo do Youtube ou mesmo uma música relaxante para meditar.
  • Budista: busque a purificação e a compreensão acerca dos desejos humanos.
  • Hindu: use o mantra Om para entrar no estado meditativo mais facilmente.
  • Chinesa: são várias opções, como a focada na respiração (Zhuanqi) ou no vazio (Emptiness).
  • Cristã: contemple os ensinamentos da Bíblia, inclusive fazendo uma oração;
  • Ho’oponopono: encontre a cura dentro de você mesma. Para isso, use essas 4 frases: 

Sinto muito. 

Me perdoe.

Te amo.

Sou grato.

Como aproveitar plenamente os benefícios da meditação?

Os benefícios da meditação podem ser aplicados de muitas maneiras no nosso dia a dia. Por sinal, selecionamos alguns exemplos para você:

Invista no mindful eating

A filosofia de mindful eating tem a ver com: comer com consciência. Em outras palavras, você se conecta com o ato de comer. Portanto, pode trocar energia com os alimentos e apreciar a experiência integralmente.

A cura pela meditação

A meditação de cura é uma forma de eliminar a ansiedade, a depressão e assim por diante. A propósito, isso acontece devido ao equilíbrio mental, que contribui efetivamente para regular o nosso sistema nervoso.

Comece suas manhãs meditando

Muitas pessoas preferem a meditação matinal. Porém, fique à vontade para buscar o horário mais adequado para você. Em todo caso, meditar logo pela manhã te ajuda a vivenciar um dia ainda mais leve e sereno. 

Durma bem depois de meditar

Já a meditação para dormir propicia um sono reparador. Para tal, tente se sentar na cama por 15 minutos e fazer uma breve retrospectiva do dia, sem julgamento. Em seguida, prepare-se para dormir tranquilamente, que é um dos principais benefícios da meditação.

Conheça a meditação para o amor

Por acaso, você já ouviu falar sobre a meditação da rosa para o amor? Aqui, a proposta é vibrar boas energias, a fim de harmonizar as relações afetivas. Por exemplo, a falta de confiança e os traumas são fatores que podem afetar seriamente um relacionamento. Justamente por isso, meditar é uma ótima saída para curar os corações.

Enfim, o que você achou sobre os benefícios da meditação? Conte pra gente nos comentários. E aproveite para conferir mais conteúdos, tanto no Blog, quanto no canal do Youtube:

Até mais! 😊

Rate this post

Estamos Online