Início Espiritualidade Mindful Eating: meditação para comer com consciência

Mindful Eating: meditação para comer com consciência

0
2296
comer consciente

O ato de comer parece algo simples, não? Já pensou em comer com consciência? Precisamos nos alimentar diariamente porque é desse modo que nutriremos as células do nosso corpo e teremos energia para ficarmos de pé. E você já ouviu falar em mindful eating ou comer com consciência?

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

O que é consciência?

Índice do Conteúdo

Em primeiro lugar é importante que você tenha certeza de que sabe o que significa a palavra consciência em suas múltiplas interpretações. Eu sei que pode parecer algo simples, mas o significado pode ser muito mais profundo do que parece.

Consciência, e por isso falamos de comer com consciência, é muito utilizada na filosofia humana. O conceito compreende a capacidade da mente de perceber a relação entre nós e o ambiente em que estamos.

Ou seja, a consciência é um atributo que nos auxilia a organizar e juntar as nossas sensações e percepções com todas as nossas experiências. Além disso, você já deve ter ouvido a expressão “peso na consciência” para quando nos arrependemos de algo, não?

O peso na consciência é a culpa que se manifesta associada a algo que fizemos e que gostaríamos de ter feito de outro modo. Existe a compreensão de que essa “culpa” geraria um peso e que ele seria carregado por nós, dificultando a nossa caminhada.

O que é o mindful eating, comer com consciência?

O ato de comer com consciência pega emprestada a proposta do mindfulness, da atenção plena, para o universo da alimentação. A ideia é que estejamos aptos a prestar mais atenção ao que colocamos e na boca, aproveitando a refeição de forma mais saudável e saborosa.

Além disso, é importante compreender que cada item que é levado à boca faz parte de uma imensa gama de nutrientes necessários para o corpo humano. Então, você estará se alimentando de maneira plena e o ato de “comer com consciência” te ajudará a sentir o bem que está colocando dentro do seu corpo.

Dicas para comer com consciência

  1. O primeiro passo é estar inteiramente conectado ao ato de comer. Esse é o verdadeiro significado de “comer com consciência”
  2. É fundamental que você se prepare, respire fundo e troque energia com os alimentos que estão no seu prato. Observe-os, sinta o que cada um deles te emprestará em termos de nutrientes e de vida.
  3. Esteja confortável. Não coma de pé, correndo, no transporte ou em qualquer situação que não te deixe prestar atenção no ato de se alimentar. Isso faz com que você tenha fome mais rapidamente e com que os nutrientes não sejam absorvidos de maneira consciente.
  4. Aprecie tudo com calma. Utilize os talheres e todos os atos de bons modos à mesa como aliados para que você preste atenção em todos os detalhes.
  5. Saboreie todos pedaços do alimento, sinta o cheiro, a textura, as papilas gustativas se deliciando com cada coisa que você leva à boca.
  6. Feche os olhos e sinta.
  7. Pense em tudo o que o alimento passou para chegar à sua mesa. Toda a cadeia produtiva que o levou até você, todas as pessoas que o manusearam, plantaram, colheram e prepararam para que ele chegasse onde está.
  8. Não pense nas calorias. Quando falamos para pensar nos nutrientes não estamos nos referindo à culpa e o “peso” das calorias. Comer com consciência, mindful eating, é um ato que sacraliza o alimento.
  9. Aprecie a sua companhia ou a sua solidão no momento de se alimentar. Estar acompanhado é ótimo, mas, muitas vezes, estar sozinho é importante.
  10. Procure não comer com muita fome. O desespero da fome dificulta o ato de “comer com consciência”.
  11. Ao terminar, agradeça pela refeição feita.

Mindful eating: como ficar em paz com o seu alimento?

Um dos pontos que comentamos acima diz respeito à culpa por conta das calorias. Comer com culpa pode ser um verdadeiro tiro no pé principalmente para as pessoas que estão em um processo de controle alimentar.

Se todas as pessoas prestassem atenção na alimentação, comer com consciência, por si só, seria capaz de nos conduzir ao processo de controle alimentar.

Isso significa que você deve se livrar desse sentimento negativo que imputa aos alimentos e unir algumas dicas como “desembalar menos e descascar mais”. Mas não quer e dizer que você nunca poderá ceder ao docinho ou colocar o pezinho na jaca de vez em quando, não é mesmo?

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Comer consciente e a fome

A fome é a forma que o corpo encontra de nos avisar que é preciso reabastecer. Da mesma forma que um carro começa a andar devagar e a “falhar” quando falta a gasolina, o corpo avisa quando precisa de mais energia.

Essa sensação é causada por baixos níveis de açúcar no sangue, alteração hormonal, estômago e intestinos vazios. Ao mesmo tempo a sensação de fome pode ser confundida com a “fome” por falta de nutrientes e se conecta ao tédio, ansiedade e ao estresse.

Para comer com consciência é fundamental saber se você está com “fome” ou com a sensação de fome que vem do desejo de comer alguma coisa. Outro ponto é importante é se hidratar, muitas vezes o corpo confunde a sensação de fome e de sede fazendo com que busquemos a comida em momentos que supriríamos a necessidade do organismo com um bom copo de água.

Comer com consciência ou com atenção plena

Mindful eating, comer com consciência, nos conecta também ao processo de não exagerar. Mas isso pode acontecer em festas de final de ano, comemorações e outras situações.

E então? O que fazer? A primeira coisa é não achar que a comida é um prêmio e nem um castigo. O mindful eating nos ensina sobre o equilíbrio do ato de comer com consciência e não da culpa.

Quando os exageros acontecerem não treine em excesso para “queimar o que comeu”, não faça jejuns sem acompanhamento de nutricionistas ou médicos, não comece dietas que não farão nenhum sentido.

Ouvir o seu organismo é um dos principais atos de comer com consciência.

Meditação mindfulness: comer consciente

Uma boa dica é a meditação. O ato de comer com consciência, prestar atenção em cada detalhe e saborear o alimento pode ser exercitado com meditações diárias.

  • Antes de comer, pare diante da comida e feche os seus olhos.
  • Refaça mentalmente todos os processos pelos quais o alimento passou para chegarem até você.
  • Agradeça por cada mão que tocou este alimento para que hoje ele te alimentasse.
  • Pense no seu trabalho e nas suas fontes de renda que te permitem comprar o alimento necessário para o seu corpo.
  • Respire profundamente e abra os olhos.

Comer com consciência ajuda a alimentar o corpo e também o espírito.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Rate this post

Estamos Online