Início Espiritualidade Cigana Esmeralda: história e trajetória 💚

Cigana Esmeralda: história e trajetória 💚

0
8796
Cigana Esmeralda Imagem

Quem foi a Cigana Esmeralda do Oriente? De onde veio? Qual sua história? Sim, as perguntas são muitas, assim como as lendas. Mas qual a verdadeira?

Infelizmente, nunca saberemos. O único fato que podemos afirmar é que o povo cigano, forte e unido, prefere que sua história seja algo que apenas as estrelas saibam. Conhecidos por ser um povo nômade, os ciganos vivem o aqui e o agora, sem amarras.

Reconhecem a sabedoria dos anciãos e líderes, mas após a sua passagem, alguns clãs podem, inclusive queimar todos os pertences (até mesmo o trailer em que vivia). Tudo isso é prova de que são desapegados e espíritos livres.

Tentar entender a origem dos ciganos é uma tarefa dificílima, já que cada clã afirma vir de algum local do oriente. Uns dizem que são do Egito, outros da Índia e, é por isso que a Cigana Esmeralda é do Oriente, sem ser de um lugar específico.

Sabendo disso, vamos conhecer a história e vida dessa Cigana incrível. 

Oração da Cigana da Estrada

O que se fala sobre a história da Cigana Esmeralda?

Índice do Conteúdo

Como já afirmamos, as lendas são muitas. Uns dizem que veio da França, no qual existia uma comunidade muito grande e unida. Outros, falam em Portugal ou Espanha, mas a possibilidade mais assertiva é de que ela seja de uma região mais oriental do que ocidental.

Sua história inspirou filmes e animações, como o Corcunda de Notre Dame, e livros, como o da espírita Zíbia Gasparetto. Sobre o livro Esmeralda, há quem acredite que a obra psicografada não era inspirada em uma história, mas sim a história em si.

De qualquer forma, todos exaltam pontos em comum: a beleza, o amor e o fim trágico de uma incrível e lutadora mulher.

Como era a Cigana Esmeralda? Quais suas características?

Oração Cigana Esmeralda

Cigana Esmeralda, imagem da perfeição em forma de pessoa. Era linda, com olhos verdes tão profundos que qualquer um poderia se perder nessa imensidão. Seus cabelos eram um show a parte: longos, anelados e mais escuros que a noite. Balançavam com o vento e, claro, com a dança.

Esmeralda, nascida e criada entre os mais tradicionais ciganos de sua época, logo cedo descobriu na dança uma forma de se expressar. Ela sabia que ao se divertir dançando, também alegrava a todos a sua volta.

A jovem dançava com maestria, não se importava em ensinar, mas seu prazer estava em sentir a vibração de seus passos. Com essa beleza exótica e com talento incontestável, Esmeralda chamou a atenção de um gadjé

O amor está no ar…

…mas por pouco tempo. Gadjé é o nome dado aos não-ciganos, aqueles que não nasceram no seio da cultura e não possuem sangue romani. Pois bem, eis que um abastado gadjé se enamorou da cigana Esmeralda e a cortejou tantas e tantas vezes que conseguiu cativar seu coração.

O clã da cigana não via a relação com bons olhos e a aconselharam inúmeras vezes. Mas ela, um espírito livre, deixou-se guiar pelo coração. Mesmo não aprovando totalmente, os ciganos acolheram o casal e não fizeram distinção entre o gadjé e os membros do clã.

Não podemos dizer o mesmo da família do não-cigano, que abominou a união do filho com uma mulher sem cultura, estudo ou educação. Sim, se você acha que hoje, pleno século XXI os ciganos são marginalizados, imagina como era nos séculos passados…

Devido a negativa da família, o rapaz decidiu manter o romance escondido. Mas isso não pode ser levado adiante, pois a família dele descobre e o ameaça de todas as formas, inclusive, de ser deserdado. 

Com medo de perder todo o conforto, o gadjé escorraça a cigana Esmeralda de sua vida. Entretanto, Esmeralda carregava em seu ventre o fruto desse amor proibido. Você acha que isso amoleceu o coração dele? Nem fez cócegas!

Optchá! Casamento Cigano

Ela se enganou e sofreu…

A cigana Esmeralda acreditou que seu amado ainda nutria os melhores dos sentimentos por ela, mas que ele estava sendo obrigado a manter distância por causa da família. Por isso, Esmeralda passou toda a gestação longe do amado, esperando que a situação melhorasse. Com a vinda do bebê, ela acreditou que ele pudesse voltar a lutar pela vida que sempre sonharam: juntos e felizes. Infelizmente, não foi bem assim. Ele sequer viu o bebê e não demonstrou mais o amor que existia no início da história deles.

Enraivecida, magoada e humilhada, Cigana Esmeralda deu o pior passo que poderia dar…

A vingança trágica

Ser ignorada pela pessoa que transformou a sua vida é dolorido. Ao invés de tentar seguir a vida e recuperar a alegria de dançar e estar com os seus, a cigana Esmeralda optou por vingar-se.

Sendo assim, ela contratou dois homens para dar um fim na vida do gadjé que a desgraçou. O ódio a cegou, seus pensamentos não estavam claros e ela se alegrou com a possibilidade de ver aquele homem destruído.

Mas eis que na data e hora exata do ataque, o coração da cigana Esmeralda encheu-se de culpa e dor. Ela não o queria morto. Correndo contra o tempo a fim de evitar a emboscada, Esmeralda chega no momento exato do ataque, colocando-se entre o amado e a adaga.

O ferimento foi profundo e letal. Cigana Esmeralda encontrou o triste fim nos braços de sua amorosa mãe, deixando para trás uma filha recém nascida, um amor despedaçado e uma mãe irremediavelmente triste.

Sincretismo religioso

A cultura cigana é encantadora, cheia de mistérios, histórias e lendas. Claro, a história sofrida da Cigana Esmeralda logo foi absorvida pelas religiões de matriz africana aqui, no Brasil.

E se você está se perguntando qual orixá é o da Cigana Esmeralda, saiba que cigano é cigano e orixá é orixá. Ambos são distintos e não têm ligação.

Cartas Ciganas

O lado religioso envolvendo esmeralda é tão grande que uma de nossas consultoras forneceu para nosso blog duas incríveis orações da Cigana Esmeralda que você pode fazer em sua casa.

Mas se precisar de uma força cigana mais forte, o que acha de buscar orientação por meio do baralho cigano? Nossos consultores estão preparados para atender você da melhor forma possível.

Consulte o baralho cigano para ter orientação e uma vida mais leve

Um grande abraço e até a próxima! Optchá!

Leia mais:

5/5 - (1 vote)

Estamos Online