Início Terapias Alternativas Aromaterapia Aromaterapia para ansiedade: uma alternativa mais natural

Aromaterapia para ansiedade: uma alternativa mais natural

0
1386
aromaterapia para ansiedade

Quem poderia prever que o Brasil, tão alegre e colorido, é o país mais ansioso do mundo? Segundo a OMS, cerca de 9,3% dos brasileiros sofre algum transtorno de ansiedade. Se você está passando por esse período difícil, acompanhe esse texto. Nele, você vai ler dicas ótimas sobre aromaterapia para ansiedade.

A princípio, essa forma de terapia natural além de auxiliar no tratamento e controle da ansiedade, irá deixar você e sua casa muito cheirosa. Desde ervas conhecidas até os frutos mais saborosos, descubra o que cada óleo essencial para ansiedade pode fazer por você.

Como funciona a aromaterapia para ansiedade?

Antes de mais nada, precisamos saber o que é ansiedade e o que é a aromaterapia. Segundo a revista virtual Minha Vida, a pessoa que sofre com ansiedade ou transtorno de ansiedade generalizada apresenta muitas preocupações com coisas do dia-a-dia..

Além disso, existe um medo extremo de situações cotidianas que muitas vezes são simples. Os sintomas da ansiedade podem ser mentais e/ou físicos. Ou seja, podem ser desde pensamentos ruins ou falta de concentração até falta de ar e náusea.

10 Sintomas mais comuns da ansiedade – aromaterapia para ansiedade

  1. Irritação;
  2. Insônia;
  3. Medo constante;
  4. Nervosismo;
  5. Preocupação exagerada;
  6. Dor de barriga;
  7. Náusea;
  8. falta de ar;
  9. coração acelerado;
  10. Tremores pelo corpo e nas mãos.

Antes de mais nada, agora que você já sabe identificar quando está ansioso, vamos entender como funciona a aromaterapia. Essa técnica natural foi nomeada de aromaterapia em meados de 1930 na França. O químico francês René-Maurice Gattefossé usava óleos naturais com o intuito de tratar problemas de saúde e acabou aperfeiçoando essa técnica milenar.

De acordo com o site Tua Saúde, a técnica de aromaterapia para ansiedade consiste em utilizar partículas e o aroma de óleos essenciais para ativar e estimular diferentes partes do cérebro. Essa estimulação ajuda a aliviar vários tipos de sintomas, entre eles o de ansiedade, promovendo o bem-estar e até mesmo melhorando as defesas do corpo.

Como devo usar o óleo essencial na aromaterapia para ansiedade?

A princípio, a forma mais difundida e mais apreciada de aromaterapia para ansiedade é a inalação. Esse é o método que proporciona benefícios e também é a mais completa.

Dessa forma, a inalação faz com que as moléculas do óleo essencial para a ansiedade cheguem mais rápido ao cérebro. Pode ser feito de forma simples e rápida, inspirando profundamente diretamente do frasco e depois segurando o ar de dois a três segundos antes de expirar.

Como toda terapia, é necessário começar devagar. Inicialmente deve-se fazer inalações curtas, de 4 a 7 respirações seguidas, várias vezes ao dia.

Contudo, após alguns dias, pode-se começar a inalação média, que são de 10 a 15 respirações seguidas, também várias vezes ao dia. Por fim, pode começar a fazer a inalação longa, que são de 10 a 15 minutos de respirações seguidas, no máximo 3 vezes ao dia.

Outras 6 formas de utilizar óleo essencial – aromaterapia para ansiedade

  1. Aromatizador;
  2. Evaporação;
  3. Sprays;
  4. Vaporização;
  5. Massagens;
  6. Banhos.

Como escolher o melhor óleo essencial para ansiedade?

Antes de mais nada, você precisa estabelecer quais são os seus objetivos, já que os óleos essenciais possuem inúmeros benefícios. Além disso, você precisa escolher um aroma que lhe agrade. De nada adianta escolher um óleo essencial com vários benefícios se o seu cheiro lhe incomoda.

Atualmente, temos muitos óleos de aromaterapia para ansiedade. Nós escolhemos os mais usados e que são mais fáceis de achar. Acompanhe nossa lista abaixo.

Rosa

Primeiramente, fazer aromaterapia para ansiedade e não incluir esse óleo é quase um pecado! O óleo essencial de rosas (Rosa damascena) além de um aroma ímpar, ajuda muito a parte emocional, proporcionando calma e relaxamento.

Além disso, ajuda diminuir a ansiedade, ele pode combater a depressão pós-parto. Para isso, ele precisa ser combinado com óleo de lavanda e ser utilizado por 15 minutos no pós-parto. Falando em lavanda, vamos ver no que ela pode auxiliar.

Lavanda

A lavanda (Lavandula angustifolia) é muito popular por seu efeito relaxante. Muito utilizado em cosméticos, seu uso através do óleo essencial traz muitos benefícios.

Além disso, combate sinais de ansiedade e depressão. Também pode auxiliar no tratamento de enxaquecas e um de seus poderosos efeitos é a redução dos níveis de cortisol, hormônio responsável pela sensação de cansaço e estresse.

Bergamota

Um dos frutos mais aromáticos que podemos encontrar no Brasil! De casca extremamente perfumada, a bergamota (Citrus bergamia) é muito utilizada em chás e aqui aparece em forma de óleo essencial.

Sobretudo, os benefícios são muitos: calmante, reduz ansiedade, reduz fadiga, melhora o humor, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Perfeito para um final de tarde após o trabalho, não?

Camomila Romana

Um chazinho de camomila sempre aparece em cena quando o assunto é acalmar, certo? A camomila romana (Chamaemelum nobile) é uma flor branquinha com seu núcleo bem amarelo e fofo. 

Constantemente utilizada como calmante, ela possui propriedades que reduzem a ansiedade, insônia, irritação e é analgésica. Ainda mais: ela combate a TPM e a cólica.

Nardo

Muitas pessoas não conhecem essa florzinha delicada, mas deveriam. O nardo (Nardostachys jatamansi) é conhecido por seu vários benefícios para nossa saúde, como o combate a ansiedade.

Outros benefícios igualmente fantásticos são suas propriedades relaxantes e antidepressivas. O tratamento de aromaterapia para ansiedade com esse óleo essencial cria uma sensação de paz e felicidade que é descrita por muitos pacientes.

Vetiver

Tão pouco conhecido e com tantos benefícios. Se você o conhece, considere-se uma pessoa de sorte. Largamente utilizado na perfumaria internacional, a vetiver (Vetiveria zizanioides ou Chrysopogon zizanioides) é uma espécie de gramínea que está presente na medicina oriental há centenas de anos.

Quando é utilizada na aromaterapia para ansiedade é capaz de livrar o organismo de toxinas e combater radicais livres. Além disso, os últimos estudos realizados mostraram que ele tem efeito similar a um famoso remédio para ansiedade da família das benzodiazepinas.

Ylang Ylang

Você pode ver por aí também com o nome de Ilang-ilang, mas ambos se referem a mesma plantinha que é o Cananga odorata. Na cosmetologia oriental, ele é muito utilizado como bactericida e calmante para a pele.

Constantemente utilizado em forma de óleo essencial na aromaterapia para ansiedade, ele desenvolve a capacidade de reduzir os níveis de cortisol e pressão sanguínea. Ou seja, se você já tem pressão baixa, tome cuidado e não abuse desse poderoso óleo.

Gosta de óleos essenciais e de aromaterapia e quer ler mais a respeito? Nós temos várias matérias interessantes para você:

Aromaterapia – O que é Aromaterapia?
Óleos essenciais e os signos – aromaterapia dos signo
É possível fazer uma consulta sobre aromaterapia online?

Rate this post