Início Terapias Alternativas Ho’oponopono – Quando a cura está em nós

Ho’oponopono – Quando a cura está em nós

ho'oponopono mantra

Em meio à correria do dia a dia e ao se saber sobre toda a tecnologia e avanço da medicina atualmente, as pessoas acabam por se desinteressarem por tratamentos alternativos e passam a considerá-los antiquados. Porém técnicas como a do Ho’oponopono trazem ao ser humano muito mais do que a saúde física,  elas possibilitam o alcance do equilíbrio mental, físico e espiritual.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Pense da seguinte forma: as pessoas costumam ir ao médico quando apresentam sinais de algum tipo de problema. Se analisar a vida com a verdadeira importância que ela possui, não seria mais sensato procurar um especialista ou se tratar para que não aconteçam as doenças? Costuma-se assim negligenciar a saúde, claro que não há a chance de nunca adoecer, mas também existem diversas maneiras de se precaver de problemas, de se viver melhor e diminuir a incidência de qualquer mal.

A meditação ho’oponopono é uma ferramenta para o bem-estar, esteja você adoentado ou não. Não existe melhor hora para começar a refletir e relaxar sua mente e espírito. Portanto permita-se se tratar melhor, aprenda a se amar e a dar valor à vida que você possui hoje, pois ela por si só já é uma verdadeira bênção.

Muitas vezes o foco do problema não está no vizinho, e sim na própria pessoa. O difícil é enxergar e aceitar que você faz parte do que te desagrada, o Ho’oponopono é uma técnica de meditação que coloca o homem em contato com o seu mais profundo eu, onde a aceitação e a conscientização de todos os potenciais e das fraquezas são as chaves para o alcance da paz interior.

O que é o Ho’oponopono?

Índice do Conteúdo

A cultura do Ho’oponopono teve origem no Havaí com o intuito de auxiliar em problemas sociais, organizando assim da melhor forma a vida de todos através da compreensão e amor ao próximo.

A palavra Ho’oponopono significa: Hoo (causa) e ponopono (perfeição), sendo assim: encontro da causa para consciência da perfeição ou corrigir um erro para encontrar o perfeito, a paz.

A Oração kahuna do Ho’oponopono, induz ao esclarecimento espiritual. Onde ao  encontrar o equilíbrio ele será transmitido da mesma forma ao universo. Um exemplo muito simples para isso são as pessoas positivas que passam uma boa energia. Mesmo que você não esteja bem e não acredite em um sistema de fluxo de vibrações, não poderá negar que há indivíduos que sua simples presença te faz bem.

Como todo mantra, ele gera consciência ao ser repetido diversas vezes, ou seja você passa a acreditar verdadeiramente em seu conceito e palavras.

Como o Ho’oponopono funciona?

A prática do Ho’oponopono foca nas coisas que te fazem mal, as eliminando através da consciência de que você é a única pessoa capaz de anular essa ação negativa.

A Oração original Ho’oponopono ensina que, a pessoa é culpada por tudo de ruim que acontece a ela mesma. Lendo desta maneira parece algo totalmente sem sentido, mas tenha a seguinte reflexão: alguns acontecimento impactantes não possuem uma condição para que você os impeçam de acontecer, todavia a opção do sofrimento e de que isso te deteriore por dentro, é totalmente sua.

Pessoas que te trazem um mal-estar, condições depressivas e de tristeza, são na verdade suas opções. Você não controla como elas acontecem, mas pode decidir até quando elas comandarão a sua vida. Portanto a culpa não está no próximo ou no destino, mas sim em você.

Por maior que seja a queda ou o infortúnio, deve-se manter o foco de que a vida é uma passagem, em algum momento essa existência aqui se apagará para você e para todos os outros. Deve-se tirar daqui somente as melhores experiências, para que elas te enriqueçam, e para que você tenha a capacidade também de ser a felicidade da vida dos outros.

Ao repetirmos para cada afirmação a seguinte frase: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” Você começa a criar a consciência de que tudo é essencial para a existência e você é mais forte do que qualquer adversidade, além de que é grato pelo simples existir.

Então, define-se como a base do Ho’oponopono a sequência de repetição: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.”

Sinto muito

Ao afirmar que você sente muito, mesmo não sabendo como aquilo está ali te fazendo mal, você traz a consciência de que de alguma forma você errou – até mesmo por ter sido fraco – e por isso essa carga ruim adentrou a sua vida. É uma maneira de exercer a humildade e aceitar.

Me perdoe

Esse pedido de perdão não é somente a quem te fez mal, mas é um perdão para você mesmo. Ao reconhecer que você falha, que é humano, você pede perdão a si mesmo. Sua vida e você são valiosos, se perdoar pelas fraquezas é um dos principais pontos.

Te amo

Te liga ao mais extremo do espiritual. Transforma a energia ruim em algo de essência de compaixão e de acolhimento. É como se você estivesse limpando toda aquela negatividade que procura te derrubar.

Sou grato

A gratidão deve ser sincera e profunda. Ela deve partir da compreensão de que tudo irá passar, de que você crê que logo mais estará livre ou curado do que te faz mal, e também de que por este motivo todos ao seu redor serão beneficiados.

Pontos muito importantes

O Ho’oponopono não é prática religiosa

Não importa a qual religião você faz parte, ou se não faz parte de nenhuma. O Ho’oponopono é uma técnica que te levará ao encontro da razão de determinados sentimentos, ela beneficia o relacionamento do ser humano. Sendo assim, não está ligada a nenhum tipo de religião e sim, ao conceito de bem-estar. Caso você possui uma fé muito grande à alguma religião você pode voltar seu pensamento ao Divino que acredita pedindo iluminação em seus atos, mas lembre-se: tudo dependerá de você mesmo.

Mas quem é o deus?

Há diversos textos que explicam o Ho’oponopono citando deus, essa divindade citada é você mesmo. Ou seja, quando você procura o Ho’oponopono e como praticar, deve-se conscientizar de que você possui o controle da sua vida, tudo que acontece é 100% de sua responsabilidade. Não é culpa de nenhum Deus, nem do destino. Tudo corresponde a você e à forma que você lidará com os fatos. Portanto, neste momento o seu deus é você mesmo.

Por que se culpar por tudo?

Ao culpar os outros ou algo pelo que acontece na sua própria vida, você se enfraquece, pois tira de si o poder de decidir. Quando se conscientiza de que você tem também culpa por ser fraco, ou por algo te derrubar, ganha-se o direito de intervir, de agir. Estará a sua escolha viver a dor ou não.

Se desprendendo do passado

Através do Ho’oponopono liberando memórias você conseguirá encontrar também o foco de problemas antigos que te trazem sofrimento ainda hoje. E poderá assim perdoar o próximo e perdoar a si mesmo por ter se mantido por tanto tempo em sofrimento por algo que não faz mais parte de sua vida.

Alguns pontos importantes para praticar

  • Você pode fazer o Ho’oponopono por àqueles que não conhece, mandando bons pensamentos a eles;
  • não é necessário nenhum ritual preparatório para começar, basta a vontade sincera;
  • não é preciso estar perto da causa ou problema para recitar o mantra, você só precisa refletir sobre o fato;
  • a repetição do mantra não precisa ser feita em voz alta;
  • apesar de praticantes costumarem repetir o mantra 108 vezes, isso não é necessário. Você o dirá quantas vezes seu coração mandar.

Benefícios do Ho’oponopono

O Ho’oponopono tem o poder de resolver situações recorrentes e relacionamentos perturbadores em seu caminho. Com o Ho’oponopono Oração você verá na prática como compreender o todo te trará grandes melhorias na qualidade de vida.

  • Autoconhecimento;
  • prática de amor ao próximo e a si mesmo;
  • paz interior;
  • poder de controle da própria vida;
  • facilidade em encarar desafios;
  • maior facilidade em lidar com situações ruins;
  • amplificação do amor;
  • poder de reflexão para decidir situações;
  • conscientização dos problemas do próximo;
  • compaixão;
  • autocontrole;
  • humildade;
  • melhor direcionamento da vida;
  • calma;
  • melhora a concentração;
  • melhora a memória;
  • benefício à saúde física e mental;
  • compreensão da vida.

Oração Ho’oponopono

A Oração Ho’oponopono completa leva o praticante a meditar com intensidade sobre todas as coisas que movimentam a sua vida e a das pessoas que se relacionam com ele. Ela foi criada pela kahuna Morrnah Simeona.

É um pedido de desculpas por todas as falhas, uma entrega com o mais puro amor e uma gratidão por toda experiência vivida, tudo expresso através dessa Oração do Ho’oponopono.

Ho’oponopono – Oração Original

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO. 

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

Te agradeço por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.”

Ho’oponopono – Oração Resumida

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

A cura está em você, é o livre-arbítrio que te possibilita escolher como você guiará a sua vida. Através da prática do Ho’oponopono você poderá compreender melhor todas as questões que têm tomado conta do seu existir e perceber que, o que não te agrega amor e valor deve ser entendido e deixado no passado, trazendo assim mais amor-próprio e paz para os que te rodeiam.

Não Escolhemos os Problemas, mas Podemos Escolher como Lidar com Eles. Clique Aqui e Descubra Como Melhorar a Sua Vida

4.5/5 - (13 votes)

Estamos Online