Início Espiritualidade Vesak – Conheça mais sobre o festival das luzes!

Vesak – Conheça mais sobre o festival das luzes!

0
1532
Vesak
Vesak

Índice – Vesak 

Índice do Conteúdo

Acredito que a todos os que se interessam pela caridade, benevolência e boas ações, devem se interessar por esse tema. Hoje vamos aprender juntos sobre o que é o Vesak, uma data festiva budista, que é muito conhecido, pois está relacionado com o maior símbolo do budismo no mundo, Buda Gautama.

Quem é Buda e qual sua relação com Vesak?

Buda foi um príncipe que nasceu 600 anos antes de Cristo, cresceu dentro de um palácio riquíssimo até parte de sua adolescência, mas em certo momento Buda decide passar pelas portas do palácio para conhecer a vila e as pessoas que habitavam à sua volta. 

Foi quando passou por um momento de choque, ao ver tanta pobreza, dor e sofrimento ao lado de tanta fartura e riquezas bloqueadas e restritas apenas ao palácio. Ele então decide abandonar todas as regalias que o cercavam para ir se conectar com uma filosofia livre de religiosidade e que se aproximasse dos pobres, trazendo alívio das suas dores. 

Além disso, Buda alcançou em sua busca por encontrar a verdade e a bondade, um nível de iluminação, conhecimento e consciência. Segundo a história, Buda alcançou esse nível de conhecimento e bondade na primeira Lua nova de Maio, por volta de 1990 foi decretado que essa data em alguns países cujo budismo é forte, seja considerada feriado. 

Quando o festival de Wesak é comemorado?

Esse é o maior festival budista do mundo e não tem data fixa, pois se guia pelo calendário lunar, a ideia é que ocorra na 1º lua nova de maio

Então, a primeira lua nova é uma data onde os praticantes da filosofia budista comemoram o dia de Wesak, como um momento para relembrar os ensinamentos e a bondade de Buda. O festival de Wesak também é um dia para se dedicar à caridade, às doações, à ajuda aos pobres e necessitados. 

Dentro do budismo a data é em referência a iluminação de Buda, como um ser humano que alcançou a superioridade de conhecimento, bondade e consciência. Alguns interpretam como o aniversário de Vesak Buda. 

Você sabia que pode melhorar a sua vida através do autoconhecimento? Pois é! A plataforma iQui está cheia de especialistas em Tarot, e já sabemos que o Tarot tem o poder de nos ajudar com as causas internas e pessoais do nosso cotidiano. 

Por isso, recomendamos que se você é alguém que deseja ter controle sobre suas ações, sentimentos e emoções, para ter uma vida mais feliz, faça uma consulta do Tarot, temos certeza que você será muito abençoado pelos oráculos, que estão prontos a te ajudar. 

Clique aqui e viva a melhor fase da sua vida!

O que o budismo nos ensina 

No budismo existem 4 pilares que estruturam todo o conhecimento dessa filosofia, que a cada ano conquista cada vez mais pessoas, por ser muito ligada à ações de bondade e a busca da conscientização do ser humano, como igual ao seu próximo, e que fortalece as ideias de comunidade e ajuda.

Sendo assim, o budismo fica conhecido por seus quatro pilares: 

A vida é sofrimento

A maioria dos processos que enfrentamos em nossas vidas, é cercado de dor e algum nível de sofrimento. Esse sofrimento citado pelo budismo, pode ser maior quando se vive em condições de extrema pobreza e dificuldades, ainda mais às relacionadas à saúde. 

No entanto, essa dor pode ser amenizada por aqueles que têm maiores condições e estão dispostos a ajudar o próximo. A vida é sofrimento, mas o mundo pode ser um lugar melhor se deixarmos a bondade entrar em nosso coração e fluir através de nós.

A causa do sofrimento 

Além de haver o sofrimento externo, relacionado às condições humanas, do corpo, e do ambiente, existem também as causas internas. Buda dizia que os sentimentos ruins e avassaladores que sentimos ao longo da vida, não surgem do nada, mas são gerados dentro de nós, a partir daquilo que desejamos conscientemente ou não, e não alcançamos. 

As nossas frustrações e desilusões são as causas do nosso sofrimento, ou seja, ter controle sobre a nossa mente, e se aprofundar no autoconhecimento é essencial para que as frustrações e desilusões sejam evitadas ou reduzidos os danos. 

É possível eliminar essas causas

Nesse sentido, o controle da mente, o autoconhecimento, e com a ajuda da consciência plena, é possível ir eliminando aos poucos todas essas coisas que não importam tanto. Os desejos tóxicos e impulsivos devem ser controlados, pois eles representam a inibição para o surgimento da felicidade e dos estados de plena satisfação da alma e do espírito. 

É isso que o budismo ensina, você precisa se conhecer o suficiente para impor limites e superar seus próprios desafios a fim de elevar o seu conhecimento sobre a realidade do mundo e da vida em si. 

O nobre caminho óctuplo 

Para que tudo isso possa ocorrer com sucesso e você alcançar a plenitude de vida, o budismo indica 8 passos, ou 8 caminhos que você deve seguir para alcançar o estado de iluminação que está sobre Buda e que é comemorado no dia de Wesak. São eles:

  1. Meditação correta 
  2. Concentração 
  3. Compreensão plena
  4. Estilo de vida correto
  5. Intenção pura
  6. Fala comedida 
  7. Ação adequada
  8. Esforço apropriado

A mudança de hábitos e mudança de vida, não são processos fáceis, ter controle sobre a meditação constante, mudar a forma de interpretar as coisas, e sempre buscar o conhecimento são causas que exigem algum esforço. 

Ou seja, ajuda nesses momentos delicados nunca é demais! Fale com um especialista e saiba como melhorar a sua vida e espiritualidade, trazendo paz e alegria para o seu dia a dia, faça uma consulta e aprimore o seu processo de autoconhecimento!

Quer trabalhar o autoconhecimento e descobrir a felicidade, Clique Aqui agora!

benefícios da meditação

Por que comemorar o dia de Vesak?

O dia de Vesak é comemorado, e posso afirmar que esse dia serve para nos lembrar de todos esses ensinamentos do budismo, a fim de alcançarmos uma vida feliz, plena, saudável e cheia de bondade e amor. 

Essa é a verdadeira essência do festival de Wesak, que seja um dia para lembrarmos que não somos seres individuais, somos uma rede interdependente, onde precisa haver ajuda e cooperação mútua, sempre pautadas no amor e no favor ao próximo. 

Comemorar Vesak é reconhecer que somos seres imperfeitos em busca do desenvolvimento como seres iluminados pela mesma luz e raiou sobre Buda há mais de 2 mil anos atrás. 

Festival Wesak – Características e rituais 

O festival se dá através de meditações contínuas, mas também em estudar os ensinamentos budistas  e celebrar a união da comunidade. Esse também é considerado o dia de Uposatha, que significa um dia de purificação da mente. 

A purificação da mente se dá através das meditações e das boas ações, no entanto, existem alguns rituais que são feitos durante o festival Wesak que visam derramar água aromatizada, sobre os ombros das estátuas do Buda, esses são os famosos banhos que já são muito conhecidos aqui no blog. 

Isso é feito como sinônimo, ou a representação da purificação da mente e do corpo através da água, que sabemos ser o principal símbolo e elemento usado para a purificação em rituais, seguido pelo elemento fogo.

Dia de Wesak – Compaixão, caridade e bondade!

Essas ações do dia de Wesak são a base dos ensinamentos de Buda, que sempre pregou aos que têm melhores condições de vida, que não abandonem seus bens e riquezas, mas que usem isso para fazer o bem e ajudar o próximo a ter uma vida mais digna. A vida, segundo o budismo, gera muito sofrimento, então a bondade está em aliviar o sofrimento daqueles que precisam. 

Porque Vesak é um festival das luzes?

Vesak ou o festival de Wesak, é conhecido como festival das luzes porque reconhece e comemora a iluminação de Buda, com o conhecimento e amor que recebeu das divindades superiores, a partir da busca pelo autoconhecimento, através da meditação, consciência e completa compreensão da sua vida e do mundo. 

Por isso, nessa data, os templos, e casas de pessoas que aderem a essa filosofia de vida, são decorados com muitas luzes, além de as pessoas se vestirem com roupas brancas ou claras, a fim de trazer essa ideia de ritual de purificação e busca pelo conhecimento elevado. 

Sempre passamos por situações difíceis onde precisamos de algum direcionamento.

Então, se você está passando por algum momento difícil na vida, seja relacionado ao amor, trabalho, dinheiro, ou família, aproveite o dia de Vesak e faça uma tiragem das cartas do Baralho Cigano e obtenha as respostas que você precisa para melhorar sua vida!

Faça uma consulta do Baralho Cigano e receba direcionamento para mudar a sua vida!


Assista a esse vídeo e receba mais conhecimento sobre a pratica do autoconhecimento e da espiritualidade:

Rate this post

Estamos Online