Início Dicas de Bem-Estar Relaxe com +5 receitas de chá para ansiedade e nervosismo!

Relaxe com +5 receitas de chá para ansiedade e nervosismo!

0
3820
chá para ansiedade

Está se sentindo mais irritada do que o normal? Ou quem sabe antecipando problemas que ainda nem aconteceram? Então, que tal tomar um chá para ansiedade e nervosismo, a fim de equilibrar as suas emoções?

Naturalmente, lidamos com muita pressão no dia a dia. Trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, estudar, manter as contas em dia etc. De fato, o ritmo da sociedade moderna nos atropela, sem que a gente perceba, não é? 

Por isso, te convidamos a fazer uma breve pausa e tomar um momento para você mesma. De preferência, acompanhada de um delicioso chá para ansiedade. E, se gostou da ideia, vem com a gente conferir o poder desses calmantes naturais!

Por que tomar chá para ansiedade?

Índice do Conteúdo

Será que tomar um chá bom para ansiedade realmente dá certo? Antes da resposta, vamos abordar a ansiedade em si. E, claro, os motivos pelos quais nos sentimos ansiosas, assim como as maneiras de superar tudo isso. 

Para resumir, trata-se de uma reação natural do nosso corpo, para lidar com situações conflitantes. Por exemplo, algo gera expectativa ou dá a sensação de perigo. Ou seja, é um mecanismo útil que serve de preparação para enfrentar aquilo que vier adiante. Porém, às vezes isso passa um pouco da conta.

Quais as causas da ansiedade excessiva?

Inúmeros fatores podem desencadear a ansiedade, direta ou indiretamente, tais como:

  • Histórico familiar;
  • Estresse pós-traumático;
  • Insegurança;
  • Problemas de saúde: cardíacos, hormonais e respiratórios;
  • Cumprimento de metas no trabalho ou nos estudos;
  • Abuso de álcool, drogas ou medicamentos;
  • Entre outros fatores.

E quanto aos sintomas do excesso de ansiedade?

Quando a preocupação se torna excessiva, é vital ficar atento para possíveis crises. Por sinal, elas podem envolver:

  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Palpitações e dores no coração;
  • Sensação de “aperto” no peito;
  • Tremores e tonturas;
  • Vontade de roer as unhas;
  • Balançar as pernas e os braços, o tempo todo;
  • Irritabilidade;
  • Enxaqueca;
  • Insônia;
  • Falta de concentração;
  • E outros sintomas.

Enfim, como o chá para ansiedade pode ajudar?

Para lidar com isso, o primeiro passo é respirar fundo, diminuir o ritmo e tentar controlar as emoções. Nesse sentido, um chá calmante para ansiedade vem a calhar. Isso porque as ervas têm um amplo leque de propriedades medicinais, que são usadas há séculos. 

Em todo caso, se você sentir que está ansiosa demais, não hesite em procurar ajuda profissional. Nessa perspectiva, as consultas podem ser ligadas à área que você preferir, pois o importante é trabalhar o que te incomoda. Ah… vale lembrar que existem indicações específicas para grávidas, crianças, pessoas com problemas de saúde etc.

E, além do chá para ansiedade, também há várias opções: florais, comer com consciência e banhos de ervas. Outras alternativas podem ser: meditação, óleos essenciais e assim por diante. 

Por falar nisso, aproveite para conferir esse vídeo com 7 dicas para se conectar com sua essência interior

5 receitas naturais de chá para ansiedade e nervosismo

A seguir, selecionamos 5 chás para ansiedade e nervosismo. Com isso, você pode variar as preparações, conforme a ocasião. 

1. Camomila

A ação calmante da camomila atua principalmente nos sistemas digestivo e nervoso. Sendo assim, ela acalma uma pessoa que está agitada ou nervosa. Para tal, você pode ferver 250ml de água e colocar um sachê ou cerca de 20g da planta. Depois, aguarde a infusão por 15 minutos. Se quiser, tome esse chá 3 vezes ao dia ou quando se sentir ansiosa. 

2. Valeriana

Essas propriedades calmantes favorecem o sono reparador, além de reduzir a ansiedade e o estresse. Na hora de fazer o chá, é preciso separar 10g de raiz de valeriana, juntamente com 500 ml de água. Em seguida, coloque tudo na panela e deixe ferver por 10 minutos. Para finalizar, é só coar e, então, beber 2 xícaras por dia.

3. Flor de maracujá (passiflora)

Adicionalmente ao poder da fruta, a flor do maracujá também tem propriedades relaxantes. Afinal, ela alivia a tensão muscular e diminui a pressão arterial. Além disso, serve para o sono, a concentração e até mesmo para a TPM

Para fazer o chá, comece fervendo 200ml de água. Quando desligar o fogo, adicione 3 colheres de folhas secas de maracujá, abafando por 10 minutos. Aqui, o ideal é tomar 2 horas antes de dormir, ok?

4. Erva cidreira (capim-limão ou melissa)

A cidreira tem muitas propriedades: calmantes, relaxantes, analgésicas, sedativas e anti-inflamatórias. Portanto, é usada para tratar a ansiedade, o estresse, os problemas digestivos e muito mais.

Ao preparar o chá, coloque 3 colheres de folhas da cidreira (secas e/ou frescas) em 1 xícara de água fervente. Aguarde por cerca de 10 minutos, antes de coar e servir. Aliás, quem usa remédios para dormir deve redobrar a atenção, devido ao efeito sedativo da erva. 

5. Ginseng indiano (ashwagandha)

Fechando a lista de chás para ansiedade, vamos ao ginseng indiano, também conhecido como ashwagandha. A propósito, essa planta medicinal diminui a produção do hormônio cortisol, ajudando a regular o estresse do organismo.

Para o chá, junte 1 colher de pó de ashwagandha em 1 xícara de água fervente. Tampe e deixe infundir por 15 minutos. Depois, basta coar e deixar essa mistura amornar. Por fim, beba de 2 a 3 vezes por dia.

Mais 4 opções de ervas para fazer chá para ansiedade

Entre as ervas que curam, não poderíamos deixar de citar:

  • Tília: tem propriedades calmantes, que contribuem para o tratamento de estresse, histeria e ansiedade;
  • Erva de São João (hipericão): ajuda a tratar a depressão, pois regula os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina;
  • Alfazema: essa é uma espécie de lavanda, que, por sua vez, acalma os nervos e atrai a tranquilidade;
  • Kava-kava: atua no sistema nervoso central, facilitando o relaxamento. Nesse caso, é possível fazer o chá ou consumir o suplemento, mediante indicação clínica.

Enfim, quando começar a sentir que algo não vai bem, prepare logo seu chá para ansiedade. Dessa maneira, você fica ainda mais tranquila para lidar com tudo o que vier pela frente. 

E lembre-se: estamos sempre aqui para você, seja com a orientação dos especialistas ou com os conteúdos do Blog

Até a próxima! 😘

Rate this post

Estamos Online