Início Espiritualidade Cristianismo Conheça a origem da Oração Credo

Conheça a origem da Oração Credo

oração credo

A oração do Credo é um resumo simples e fácil de todos os pontos essenciais da fé cristã, isto é, um poema religioso que exemplifica de forma devota o jeito preciso para adorar a Deus e a ter uma fé completa e com êxito. Ele explica cada sentido expresso e faz uma afirmação literal sobre  a importância de crer na história de Jesus Cristo e nas palavras de Deus.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Várias igrejas usam o Credo para explicar o que acreditam, essa oração tem origem nas Escrituras Sagradas, apesar de não aparecer explícita, e sim baseada totalmente em trechos muito importantes de diversos escritores que compuseram palavras tão únicas.

A história do Credo

Índice do Conteúdo

Este é um texto muito antigo – e como já citado de origem bíblica -, ele também é conhecido como Credo dos Apóstolos ou  Credo Apostólico, por ser um dos primeiros textos dos séculos da igreja. Ele não é capaz de explicar toda doutrina nascida da Bíblia, mas resume de forma especial os ensinamentos de Jesus e sobre o caminho da salvação para todos os cristãos.

O nome ” credo” vem do latim, que significa “creio“. Desde muito cedo usado para declarar a fé daqueles que estão verdadeiramente ligados a Jesus é considerado as palavras de ensinamento dos apóstolos para toda a humanidade, que consequentemente também engloba os saberes de Jesus Cristo, o motivo verdadeiro de Salvação e Mestre de todos.

Afirmações retiradas da Bíblia

“Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra” – Gênesis 1:1; Gênesis 17:1
“Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor” – Mateus 16:15-17
“concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria” – Lucas 1:34-35
“sofreu debaixo de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado” – Atos dos Apóstolos 13:28-29
desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia” – 1 Coríntios 15:3-5
“subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso” – Lucas 24:50-51; Atos dos Apóstolos 2:32-33
“de onde voltará para julgar os vivos e os mortos” – Hebreus 9:28; 2 Timóteo 4:1
Espírito Santo – João 14:26
“a santa Igreja universal, a comunhão dos santos” – Hebreus 10:25; 1 João 1:3
“a remissão dos pecados” – 1 João 1:9; Efésios 1:7-8
“a ressurreição do corpo” – 1 Coríntios 15:42-43
“a vida eterna” – João 3:16

Variação da Oração Credo

Existem duas variações explícitas no texto do credo, uma delas se refere ao trecho ” o mundo dos mortos”, alguns grupos se referem como ” inferno” ou “Hades”, mas de qualquer forma quer dizer de uma jeito objetiva que Jesus esteve realmente morto durante três dias, morreu na sexta-feira e ressuscitou no domingo de Páscoa.

Outro termo é ” a santa igreja universal”, a palavra “católico” já quer dizer “universal”, por isso engloba a todos os cristãos.

Oração Credo

“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

A oração do Credo é considerada uma das mais bonitas pois diz sobre a vida de Jesus e resume de forma simples toda a fé Cristã!

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

4.2/5 - (38 votes)

Estamos Online