Início Espiritualidade Tipos de mandalas – Descubra todo o poder por trás desses símbolos

Tipos de mandalas – Descubra todo o poder por trás desses símbolos

0
6908
tipos de mandalas
tipos de mandalas

Índice – Tipos de mandalas 

Índice do Conteúdo

Já falamos anteriormente sobre alguns tipos de mandalas, a sua origem e seus significados, mas hoje quero te mostrar como esses desenhos extremamente simbólicos, tem poder de transformação e restauração, e ainda te apresentar alguns tipos de mandalas das quais ainda não falamos por aqui. 

Primordialmente, as mandalas são instrumentos para a canalização e representação de energias específicas, anteriormente mencionamos mandalas que podem atrair energias e vibrações de acordo com aquilo que você deseja atrair. 

Também falamos sobre como as mandalas representam energias de entidades superiores ou até mesmo o poder de portais que podem se abrir a partir de um rito em torno de uma mandala bem elaborada. Nesse sentido, já ensinamos também a como fazer a sua própria mandala, a partir de um desenho. 

Quer ter poder e liberdade para tomar decisões que vão abrir as portas e os caminhos na sua vida? Faça uma consulta do Tarot e receba o direcionamento que necessita para destravar a sua vida e ter todo o sucesso que você merece. Clique no link abaixo:

Quero destravar os caminhos em minha vida com o Tarot!

Porque falar de tipos de mandalas?

Já descobrimos a importância e o poder que é atribuído às mandalas desde o século 8, quando no Tibete foram encontrados registros de mandalas que eram usadas nos rituais religiosos. As tradições viajaram no tempo e permaneceram firmes com as mandalas, até que ficaram conhecidas por todo o mundo. 

Fazer uma mandala é reconhecer que a vida tem ciclos, e que toda energia que nos cerca é volátil, o que nos abre um caminho perfeito para que possamos canalizar o poder da nossa mente através de uma mandala e conquistar coisas maravilhosas

Sendo assim, hoje vamos abordar os aspectos mais técnicos das mandalas, como: quais materiais podem ser usados para a construção ou confecção de uma mandala; Quais são os significados das várias formas utilizadas nas mandalas, como por exemplo, tipos de mandalas geométricas.

Tudo para que você possa se aproveitar ao máximo desse conteúdo para enriquecer a sua vida com coisas boas, com energias de paz, e vibrações que atraia aquilo que o seu coração mais deseja! 

Mandala do amorTipos de mandalas e seus significados

Inicialmente, conhecemos 3 tipos principais de mandalas, que são os mais tradicionais e os mais antigos também. Esses tipos de mandalas mais tradicionais, vieram de religiões orientais e seus simbolismos permanecem os mesmo até os dias de hoje.

Mandalas de madeira

Essas mandalas são provenientes das tradições budistas, e sua confecção se dá em um pedaço de madeira, onde se entalha um desenho na madeira a partir de algum material com ponta rígida, como ferro ou pedra. 

A madeira pode representar uma longevidade e resistência ao tempo se for bem conservada. Se nas tradições tibetanas o costume é desfazer as mandalas assim que elas ficam prontas, no budismo as tradições são que elas se perpetuem, ou que existam por muito tempo, funcionando como amuleto de proteção, portais, ou sistemas que trazem energias de cura e paz. 

As mandalas talhadas em madeira tem um significado a mais, pois pela dificuldade de se fazer um objeto como esse artesanalmente, representa muito amor e atenção, além daquilo que a própria mandala já representa em si mesma. Por isso se tornou um grande ato, presentear alguém com uma mandala de madeira. 

Mandala de areia

Esse tipo de mandala é oriundo das tradições dos monges tibetanos, a sua confecção se dá a partir de areia, variando conforme o ritual que se deseja fazer com a mandala. 

Pode ser feita como os tradicionais tapetes de Corpus Christi, com areias coloridas no chão e ocupando um espaço considerável, podendo ser feita também na areia da praia, usando instrumentos para desenhar na areia. 

No entanto, também pode ser feita em um recipiente pequeno, colocado em um altar, com uma areia específica, branca ou mais clarinha, onde vai se unir ao poder de uma oração, uma vela acesa, esse tipo de mandala é algo um pouco mais moderno e adaptado. 

Em suma, o significado das mandalas feitas com areia, é lembrar e celebrar a volatilidade da vida e dos ciclos da natureza. O significado primaz, vem do círculo, que é a tradução de “mandala” no sânscrito, e seu significado é  o fim e o recomeço das coisas na natureza, o ciclo eterno da vida. 

Quando feito na areia, existe o fator da fragilidade, pois por causa de um vento, ou das ondas do mar, ou qualquer fator externo, pode ser desfeita e desaparecer. Então, por isso as mandalas feitas na areia são tão especiais, pois estão intimamente ligadas à natureza e ao tempo. 

Mandala no papel 

As mandalas feitas em papel, utilizando de tinta ou algo que marque o papel com cores e tons, são as mais conhecidas aqui no ocidente, e apesar de não fazerem parte da tradição das américas, o costume de se utilizar mandalas em rituais e até mesmo na decoração, se tornou muito apreciado por aqui. 

Além de serem mais fáceis de produzir, por dar liberdade e pela praticidade de se fazer uma mandala em papel, elas podem conter diversos significados que abrangem desde os mais tradicionais, até os significados atribuídos a partir da mistura das mandalas com outras religiões e tradições. Como por exemplo, usar mandalas nos rituais de magia, onde se utiliza das pontas das mandalas para posicionar pedras ou velas durante o ritual. 

Você pode usar vários instrumentos da espiritualidade para atrair as coisas e energias necessárias em sua vida. Quer atrair o amor da sua vida? Faça uma consulta com um especialista do amor e receba as orientações certeiras para conquistar um amor verdadeiro!

Quero um amor verdadeiro em minha vida!

Tipos de mandalas geométricas

Esse pode parecer um tipo muito específico de mandala, mas na verdade é bem comum encontrarmos mandalas feitas a partir de formas geométricas. Bem como, também ter se tornado mais comum encontrar desenhos de animais que servem de base para se produzir uma mandala.

A forma de animal mais usada para se fazer mandalas é o elefante, e por dentro o desenho do elefante é preenchido com as mandala patterns que são aqueles preenchimentos espelhados que conhecemos. 

Tipos de mandalas – Círculo

O círculo é a representação da vida, da existência, e de tudo aquilo que é perfeito. Ele de modo geral, é inquebrável e inconfundível, representa a autossuficiência, o poder em si mesmo, e a energia que se renova. 

Fazer uma mandala a partir de um círculo, é reconhecer a perfeição da vida e da Shakti, que permeia e sustenta todo o universo. Então, essa mandala tem o poder de renovar as energias, e trazer sempre uma novidade de vida!

Tipos de mandalas – Quadrado

O quadrado de forma geral, representa a materialidade das coisas, seus quatro lados dão a ideia de algo aterrado, firme e sólido, por isso, sempre que uma mandala for feita  a partir de um quadrado, representará a força da posse, as energias da conquista de coisas materiais. 

Além disso, a mandala quadrada pode trazer mais firmeza para a tomada de decisão, desde que usada corretamente de forma a ativar os circuitos mentais através da meditação. Nesse sentido, também pode atrair energias de estabilidade e realização dos desejos.

Tipos de mandalas – Triângulo 

O triângulo exerce uma relação íntima com a espiritualidade, pois ele é usado para representar a força dos elementos, cada qual disposto em uma determinada posição. Em suma, um triângulo representa a união entre o céu e a terra, ou o mundo físico e o mundo espiritual, por isso, é visto como símbolo de união e harmonia entre os planos. 

Usar mandalas que contenham triângulos em suas patterns ou que sejam feitas dentro de um triângulo, vai com certeza melhorar a sua conexão interior com a espiritualidade e os poderes mágicos que você invocar. Além de ser o melhor filtro para usar com o poder da mente e a lei da atração. 

Tipos de mandalas – Pentagrama 

O número que representa o pentagrama e as mandalas com pentagrama é o número 5, por causa das suas 5 pontas. Esse número representa flexibilidade, evolução e criatividade. 

Portanto, ao fazer uma mandala utilizando um pentagrama, essas três energias estão presentes no ritual ou naquilo que você deseja atrair usando essa mandala. As mandalas, em geral, são utilizadas como ponto focal para uma meditação, mas além disso, são usadas para que as energias sejam atraídas para ela ou através dela.

Sendo assim, usar símbolos que contenham um significado forte e que condiz com aquilo que você precisa, é ser sábio e usar os instrumentos que você dispõe para alcançar o que deseja. 

Todos os tipos de mandalas e seus significados

Independente de qual seja o seu objetivo ao utilizar uma mandala, saiba que todos os tipos de mandalas e seus significados podem ser definidos e recriados por você. Lembra do que disse sobre as mandalas possuírem uma energia volátil? Então, use-as da forma como o seu coração sentir que funciona! 

Os tipos de mandalas são ferramentas da espiritualidade que possuem muito poder e energia, pois estão em contato direto com as energias criadoras do universo, por isso, sempre que puder, faça uma mandala, ou então use alguma mandala para cuidar das energias em seu corpo, nos chakras, em sua casa, trabalho, família, não importa, qualquer intenção é válida e legítima!

Precisa de uma mudança urgente em sua vida? Além dos tipos de mandalas, você pode contar com o Baralho Cigano para obter sucesso e controle sobre as diversas áreas da sua vida. Clique no link abaixo e transforme suas vivências! 

Preciso de uma mudança de vida urgente!


Assista a esse vídeo e aprenda um tipo diferente de mandala:

Rate this post

Estamos Online