Início Espiritualidade Cristianismo Qual é o verdadeiro significado de Corpus Christi?

Qual é o verdadeiro significado de Corpus Christi?

0
2230
Corpus Christi
Corpus Christi

Você sabe qual o significado de Corpus Christi? Essa festa é conhecida em todo o país, pois é uma data de comemoração católica onde o Santíssimo Sacramento deixa a igreja e anda pelas ruas abençoando a cidade e o povo. 

No entanto essa festa também é muito conhecida por causa dos tapetes enormes e muito bem elaborados que são produzidos para enfeitar as ruas por onde o Santíssimo Sacramento irá passar, e isso é feito para simbolizar a passagem de Jesus por aquele determinado lugar. 

Se você deseja ser uma pessoa abençoada e cheia de amor e bondade em seus caminhos, faça uma consulta com um especialista iQui. Tenho certeza de que com a sabedoria dos oráculos você poderá obter muita luz, paz, amor e sucesso em sua jornada. 

Clique aqui e faça uma consulta para trazer luz e amor para os seus caminhos! 

Índice de conteúdo – Qual o significado de Corpus Christi

Índice do Conteúdo

Qual o significado de Corpus Christi – Origem

Essa data é usada para a celebração do Corpo e do Sangue de Cristo que se entregou pelos pecados da humanidade, a fim de dar vida com abundância a todos. Esse tipo de comemoração já era celebrado com a eucaristia, pela igreja católica. 

A origem desse nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Mas no ano de 1264 uma Santa, chamada Juliana de Mont Cornillon teve uma visão, onde o próprio Cristo aparecia para ela pedindo que houvesse destaque na celebração da eucaristia. A partir disso foi-se desenvolvendo as coisas até que o papa Urbano IV decidiu instituir a data. 

Aqui no Brasil a celebração chegou por causa de Portugal que desde o século XII comemora o dia de Corpus Christi. Até hoje de extrema importância para aqueles que acreditam na vitória de Cristo sobre a morte e o pecado que dominavam o mundo.

“O que é o feriado de Corpus Christi?”

Em suma, todo o ato que é feito em memória de Jesus Cristo, serve não somente para que seus devotos relembrem de sua existência e de seus milagres. Mas é sempre uma data que precisa ser vista como uma oportunidade para que possamos revisitar algumas das nossas atitudes e pensar sobre como estamos agindo no mundo. 

A maior lição que Jesus deixou enquanto esteve aqui na Terra foi: sem amor, não adianta a religião, não adianta a fé, não adianta os sacrifícios e orações. Sem a caridade não existe perdão, e não existe vida abundante sem que haja primeiro o perdão. 

No entanto, Jesus realizou muitos milagres por onde passou, porém, acima de tudo, ele ensinava sobre o amor, sobre se colocar no lugar do outro e reconhecer o outro como alguém tão precioso quanto você!

Os tapetes de serragem no Corpus Christi

Corpus Christi - tapete
Corpus Christi – tapete

Essa é uma data em que a igreja se reúne para fazer uma obra de arte acessível a todos. Muitas pessoas que não estão tão ligadas ao significado de Corpus Christi, gostam da data pois apreciam a produção dos magníficos tapetes coloridos, que são feitos com serragem e ilustram muitas figuras religiosas, como o próprio Cristo, os santos que são importantes à igreja, e os símbolos sagrados da igreja. 

É muito importante reconhecer a cultura presente nesse ato, e valorizar o dom das pessoas que se dispõe gratuitamente para fazer esse tipo de obra de arte nas ruas das cidades, o que acaba por trazer alegria para as ruas escolhidas para receber esse tapete. 

O que fazer nessa data? 

Bom, como já mencionado sobre relembrar a trajetória de Cristo, o ideal a se fazer nessa data é a meditação, uma avaliação de si mesmo como indivíduo, e usar os exemplos de Cristo como um contraste e ver se seus atitudes tem estado de acordo com a bondade e benevolência que Jesus ensinou

Não é para ser exatamente como Jesus, mas para tentar fazer sempre o bem, trazendo consigo o amor e a benignidade para o lugar em que você está. E para fazer isso, você não precisa estar no meio da passeata que as igrejas realizam, basta você se concentrar em seu coração e meditar. 

Faça uma oração, ou uma autoanálise e reflita quais pontos você ainda precisa melhorar, pense também no quanto você já conseguiu evoluir e seja grato por isso. Jesus espera que as pessoas alcancem um coração puro e elevado, com uma mente que se preocupa com o próximo e que se importa em trazer consigo bondade por onde quer que andar. 

Você sabia que pode celebrar em casa?

A (CNBB) Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, produziu um roteiro de celebração do Corpus Christi e esse material está disponível a todas as pessoas que se interessarem em meditar um pouco mais afundo sobre o significado dessa data 

É um ritual que foi pensado para que as famílias pudessem celebrar essa data em casa durante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19, para que as pessoas não deixassem se apagar a chama do amor de Deus nos corações por causa dos tempos sombrios em que vivemos há poucos dias atrás. 

Se você tem interesse em conhecer esse roteiro de celebração, clique neste link e tenha acesso. 

Frases Corpus Christi

As frases ditas no dia de Corpus Christi, são para que possamos recobrar a nossa comunhão com o Espírito de Deus, seu filho Jesus e a sua bondade, e também a ação do Espírito Santo em nós.

Vamos meditar nestas frases?

  • Ao levar a Eucaristia pelas ruas e praças, queremos submergir o Pão descido do céu no cotidiano de nossa vida; queremos que, Jesus caminhe onde nós caminhamos, que viva onde vivemos. – Papa Bento XVI

No dia de Corpus Christi, o Céu também está em festa, pois junto conosco celebra o memorial do Corpo e Sangue de Jesus Cristo que ofereceu salvação a todos.

  • O amor de Jesus é celebrado com festa e adoração! No dia de Corpus Christi, peça a restauração da fé e o Senhor lhe concederá.

Se afaste da cobiça, da ganância, e da inveja, pois o dia de Corpus Christi é para lembrarmos do exemplo de Cristo e estendermos a mão aos necessitados, lembre-se sempre, a bondade e o amor precede qualquer sacrifício ou oferta.

  • Que o dia de Corpus Christi seja sinal de redenção e absolvição! Que a Santíssima Trindade envolva todos em um único espírito de gratidão.

Você deseja se conectar com a espiritualidade e se livrar de comportamentos e vícios que prejudicam a sua vida? Traga as suas questões para o Tarot e receba direcionamento para a sua vida, assim você poderá saber quais pontos precisa melhorar e como fazer isso na prática. 

O Tarot pode te ajudar muito em sua jornada, tenho certeza que você receberá as respostas que precisa para seguir em frente!

Faça uma consulta com o Tarot e traga clareza para a sua vida!


Assista a esse vídeo e saiba mais sobre aplicar o amor em seu dia a dia:

Rate this post

Estamos Online