O Significado e os Símbolos do Natal

0
2138

Você já parou para pensar sobre a origem dos Símbolos do Natal? Eles são representações valiosas e de cunho religioso que estão ligados ao nascimento de Jesus Cristo. Consequentemente essa data possui uma simbologia muito grande a ponto de conectar não só formatos, como também cores e desenhos específicos.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

significado do Natal está associado à comemoração da chegada de Cristo a Terra, no seu início cada nação tinha uma data, pois não há nada que comprove o dia do nascimento de Jesus. Mas com o decorrer do tempo, foi estabelecido que o dia 25 de dezembro seria o dia oficial. Há muito tempo atrás esse período de celebração durava 12 dias, pois foi o tempo que os Três Reais Magos levaram para percorrer todo o caminho para chegar ao local de nascimento do menino Jesus. Hoje, como simbologia, as árvores de Natal são desmontadas 12 dias após a festa do dia 25 de dezembro.

Nós da iQuilibrio separamos para vocês os principais símbolos desse dia especial e o significado de cada um para que esse Natal seja cheio das melhores vibrações de esperança e dias melhores.

Aproveite para fazer a leitura do artigo: feng shui para o natal!

A Simbologia da data

Conta a história cristã que Jesus recebeu de pessoas de terras distantes presentes preciosos. Eles foram visitados por um Anjo do Senhor que anunciou as boas novas. Na Bíblia não cita exatamente quantas pessoas o visitaram, mas acredita-se que foram 3 homens, pois o menino Cristo recebeu 3 presentes. Os três visitantes seriam: Melchior, Baltasar e Gaspar. Os homens foram guiados por uma estrela, que parou exatamente acima do local onde Jesus estava. Os presentes recebidos são: incenso, ouro e mirra.

Os símbolos natalinos e seus significados

  • Árvore de Natal

As árvores natalinas representam a vida, seu sentido cristão teve origem na Alemanha no século XVI, as famílias decoravam as árvores que haviam próximas de suas casas com papéis coloridos, brinquedos e doces. Com a colonização dos Estados Unidos essa tradição se espalhou pelo mundo todo.

  • Guirlanda

Esse enfeite representa um desejo de boas vindas as pessoas que visitarão seu lar. O seu simbolismo é de prosperidade e abundância.  Ela vem de tradição romana, onde sua representatividade é o desejo de saúde.

  • Papai Noel

É a representação do Bispo Nicolau, que dedicou a sua vida a ajudar as pessoas que passavam por necessidades. Ele deixava perto das chaminés das pessoas bolsinhas de moedas.

  • Vela e Estrela

Representa a estrela que guiou os Reis Magos até o local onde estava Jesus Cristo. Acender velas no Natal é um pedido de bênção e iluminação para os melhores caminhos em nossas vidas.

  • Presépio

Local sagrado de nascimento de Jesus. Montar um presépio é esperar bênçãos ao local.

  • Sinos

É o símbolo de comunicação entre o céu e a terra. Decorar com sinos a casa é demonstração de respeito ao divino.

  • Ceia

Simboliza a última ceia de Cristo com os discípulos. É um momento sagrado, que embora fosse despedida, foi recebido de coração aberto e muito amor natalino. Em alguns países as portas das casas ficam abertas para que viajantes possam participar do momento.

Leia Mais > Jesus Cristo – A Promessa de Vida

O significado do Natal é de representação de bons desejos e de renovação das esperanças.  Se você é cristão ou não, deixe a magia do Natal entrar em sua casa, comemore com sua família essa data, pois ela fonte de energias positivas e deve ser dividida com as pessoas que amamos.

Um ótimo Natal à todos vocês.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Avalie esse post!