Início Terapias Alternativas Terapia do riso – Transforme os seus dias com este gesto

Terapia do riso – Transforme os seus dias com este gesto

0
1020
Terapia do riso

Você acreditaria se eu te dissesse que o riso é uma das expressões mais nobres que existe? Pois sendo um gesto que denota alegria, que tal fazer uma terapia do riso?

Certamente a nossa felicidade é construída, pedacinho por pedacinho, até percebermos que tudo depende de nós. Desde a nossa disposição a criar bons hábitos, até mesmo a nossa positividade interna. O que é fundamental para a nossa saúde mental!

Índice – Terapia do riso “Porque rir não dá rugas” 😁

Índice do Conteúdo

Terapia do riso, um espanta baixo astral

As risadas possuem um efeito biológico no nosso corpo ao liberar duas substâncias no nosso cérebro:

Que são enzimas responsáveis pela nossa sensação de prazer e satisfação. Contudo, nem sempre estimulamos a liberação delas por causa de nossa rotina, e de uma mente consumida pelas responsabilidades e os problemas do dia a dia.

Logo, o nosso corpo e alma começam a sofrer os efeitos da falta dessas substâncias, o que causa angústia, ansiedade e até uma possível depressão. Mas não seja irresponsável ao pensar que esses problemas anulam o fato de uma pessoa rir.

Afinal de contas, é clinicamente comprovado que pessoas que sofrem desses males podem viver uma vida normal sem nem perceber que estão ansiosas ou depressivas. E para todos os efeitos, uma visita a um médico ou psicólogo é a melhor pedida.🙏

Contudo entenda que o riso é um efeito do que achamos engraçado de maneira saudável.

  • rir de uma piada (desde que não ofenda ninguém);
  • lembrar de uma situação hilária;
  • gargalhar das próprias histórias.

Enfim, estes são alguns exemplos de como rir é algo normal e saudável para uma vida equilibrada, e ter uma dose de riso ao longo da vida pode lhe garantir uma estada melhor aqui na terra.

Sorria com espontaneidade. Reconheça os prazeres dentro de você e se conheça melhor!

Uma terapia holística

As terapias holísticas são práticas complementares a tratamentos, porém o que faz delas serem tão queridas é que em sua maioria são totalmente naturais. Logo, existem terapias holísticas que ajudam no combate a várias empecilhos, como:

Entre outros problemas e até doenças graves. Mas a importância está na sua prática natural e alinhada com uma rotina saudável, que busca mudanças reais para uma melhor qualidade de vida.

Contudo, a terapia do riso se encaixa como uma das terapias holísticas mais requisitadas pela sua praticidade e facilidade em executar. Mesmo sendo uma técnica psicoterapêutica, seus exercícios não são bichos de sete cabeças, basta que você faça com alguma regularidade e tudo ficará bem.

Terapia do riso

Terapia do riso: Exercícios

Para começar bem a terapia do riso, exercícios são necessários à medida que você decide ampliar o seu bom humor. Dito isso, saiba que o ato de rir envolve 2 características:

  • relação social;
  • conceito de humor.

Pois são com elas que você cria o conceito do que lhe causa a sensação de graça o que faz você rir. Mas criando um hábito para fortalecer a sua base de riso, é preciso tornar os exercícios verdadeiros mantras, por exemplo: a respiração e a contração do abdômen.

Comece por fazer alguns exercícios de respiração mais intensos, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca, com isso, o fluxo de ar carregará os seus pulmões mais intensamente.

Preenchendo-os bem até que o seu corpo infle e murche. Só neste exercício você perceberá uma mudança grande na entrada e saída de ar e nas vias respiratórias.

Seguindo: Faça movimentos com o seu corpo, insinue andares, gestos e expressões engraçadas (faça umas caretas de frente pro espelho).

Por fim faça algumas mímicas cômicas, sem medo de parecer ridículo, apenas faça e logo você estará rindo de você mesmo.

Faça hoje mesmo terapia com a ajuda dos mantras, descubra como mudar a sua vida através de palavras de poder!

Nossa relação com o humor

Antes de sair por aí contando e vendo piadas, tenha em mente que a sua relação com o humor, ou o que você considera humor, é um meio de se divertir unicamente para você.

Importante dizer, que o humor é uma veia cármicas da nossa relação com a diversão, e o que pode provocá-lo é justamente as atividades que despertam os seus risos, como:

  • programas/ filmes de comédia;
  • situações inusitadas;
  • o absurdo saudável;
  • a sátira e o escárnio;
  • paródia de coisas mais sérias;
  • stand-up e teatros cômicos.

Enfim, tudo o que você já tem como conceito de humor e que desperta a sua vontade mais sincera de gargalhar até doer a barriga.🙊

Voltemos aos velhos tempos!

Na terapia do riso, exercícios de programação reversa do nosso cérebro são usados, como este que separamos para você:

Este exercício pode ser feito sozinho ou com algum amigo, e caso esteja sozinho, você precisará de um espelho, pois vá até ele e fique se encarando seriamente com a proibição de justamente rir.

Mas caso esteja acompanhado, fique encarando a pessoa e vice-versa até o primeiro rir e perder na brincadeira. Mas por que isso?

O nosso cérebro funciona como a reversão da seriedade na proibição de coisas simples, e que não há consequências graves. Algo muito próximo das brincadeiras como:

  • pega pega;
  • polícia e ladrão;
  • verdade ou desafio.

Percebe? Praticamente nenhuma brincadeira deste calibre envolve consequências reais, o que causa o riso numa perda “de mentirinha”. Logo, o absurdo ganha espaço para atividades mais paralelas à nossa consciência consequente. Decerto, ajuda e muito na hora de descontrair e dar boas risadas.

Terapia do riso

Rir é viver!

Por último, tenha em sua consciência que a felicidade não se compra, ela se constrói. Decerto criar dentro de si uma medida de encarar os problemas é ter maturidade, mas não deixar a vida séria demais pode ser o chamariz para uma boa qualidade de vida. Portanto:

  • brinque com seus filhos;
  • seja bem humorado no trabalho;
  • conte piadas saudáveis a pessoas bem humoradas;
  • cultive o senso de humor.

Afinal de contas, de que vale a pena levar tudo tão regrado se a vida passa tão rápido? Crie memórias lúdicas e saudáveis para você e sua família, pois certamente este é o caminho para o equilíbrio.

Alcance o equilíbrio na sua saúde com práticas simples, conheça uma vida mais tranquila com paz e harmonia!


Assista este vídeo e saiba mais sobre terapias holísticas:

Rate this post

Estamos Online