Início Terapias Alternativas Insônia: o que fazer para ter uma boa noite de sono

Insônia: o que fazer para ter uma boa noite de sono

0
834
Insônia, o que fazer?

Você já passou pela experiência de ficar a noite em claro, mesmo estando cansada? Certamente já ficou boa parte da noite acordada e só foi pegar no sono na hora que o despertador tocou. Insônia, o que fazer para dormir melhor?

Atualmente, a Associação Brasileira do Sono (ABS) revelou que cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia e poucos sabem como corrigir esse problema. Continue nos acompanhando e descubra como reverter essa situação e cuidar da sua higiene do sono com nossas 5 dicas!

Insônia: o que fazer para dormir?

Primeiramente, você precisa saber identificar se essa noite mal dormida é algo pontual ou se tem um fundo emocional ou físico. Sim, uma combinação de fatores externos e internos podem afetar seu sono.

Portanto, continue acompanhando esse texto para saber mais sobre as causas e as outras consequências além da perda de sono.

Insônia: causas e consequências além da falta de sono

A princípio, você já ouviu falar que estresse, excesso de trabalho e ansiedade são os grandes vilões de noites tranquilas. O que provavelmente não sabe é que existem outros fatores que podem causar insônia, o que fazer para identificar?

Então, veja abaixo algumas das causas mais comuns da insônia.

Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica caracterizada por tristeza profunda , desânimo, perda de interesse em atividades e alterações no apetite. Além disso, ele também pode gerar alterações marcantes no sono.

Acredita que a depressão causa sua insônia, o que fazer? Portanto, para um diagnóstico mais assertivo, procure ajuda médica. Lembre-se que depressão não é bobagem.

Menopausa

A menopausa é uma queda natural dos hormônios reprodutivos e geralmente surge entre os 40 e 50 anos de uma mulher. Por vezes, o sintoma mais lembrado, além da ausência da menstruação, são as ondas de calor. Ainda mais, existe a possibilidade de ter alterações de humor e de sono.

Alimentos

Que o café é um inimigo do sono, todos já sabemos. Entretanto, o que pouca gente se dá conta é que muitos alimentos contém cafeína e outros estimulantes, como chocolate, chá preto, chimarrão e açaí. 

Acredita que são alguns alimentos que causam a sua insônia, o que fazer? Parcimônia no consumo é fundamental.

Sem horário para dormir

Se você não tem horário para dormir e acordar, saiba que isso é um grande problema. Contudo, caso não desenvolva esse hábito, além de ficar acordada a noite inteira, seu metabolismo é todo afetado. Você passa a não absorver todos os nutrientes e, o pior, ganhar sobrepeso.

Insônia: o que fazer para dormir em 5 dicas!

Identificada a causa desse problema, vamos mudar hábitos? Lembrando: se o seu problema for médico, não hesite em procurar ajuda e não tome remédios sem prescrição. Nesse sentido, nossas dicas são relativas a mudanças de hábitos, assim como consumo responsável de alimentos que possam beneficiar você e a sua higiene do sono.

1. Receita de Vitamina para dormir!

Insônia: o que fazer quando o sono não vem? Faça uma vitamina saborosa! Em outras palavras, se você misturar os ingredientes certos vai ter uma bebida deliciosa e que vai deixar você menos estressado e preparado para dormir tranquilamente.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de camomila
  • 2 nozes
  • 2 bananas pequenas ou 1 grande (Dica: Quanto mais madura, mais docinha)
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de semente de linhaça

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar. Acompanhe o vídeo da Nutricionista Patricia Leite para aprender mais sobre cada ingrediente e como ele funciona em nosso organismo.

2. Óleos essenciais!

Os óleos essenciais têm propriedades medicinais fantásticas quando usados na aromaterapia! Portanto, separamos alguns óleos essenciais mais famosos que são sedativos e calmantes:

  • Neróli (flor de laranjeira)
  • Franquincenso (olíbano)
  • Ylang-ylang
  • Lavanda (alfazema)
  • Valeriana

Esses óleos combinados potencializam seus benefícios de combater a insônia, o que fazer com eles? Basta misturar 5 gotas de cada e inalar seu aroma alguns minutos antes de deitar. Se preferir, pode fazer um escalda-pés com eles.

3. Chás calmantes!

Cromoterapia, comidas e até óleos essenciais podem auxiliar você e não é pouco! Sendo assim, nós já escrevemos sobre floral para dormir e também sobre o que é acupuntura e como pode te ajudar com a insônia.

Em contrapartida, temos certeza de que a maioria das pessoas prefere um bom chá para relaxar e evitar a insônia. Portanto, selecionamos as melhores ervas para auxiliar você, confira:

  • Lúpulo: Sim, é a mesma planta usada para fabricar cerveja. Entretanto, em forma de chá ela ajuda na ação dos receptores de melatonina, hormônio responsável pelo sono;
  • Valeriana: A raiz dessa planta estimula o sono e acalma. Também é bom para quem tem ansiedade;
  • Erva-de-São-João: Deixa você menos agitado e pronto para ir para cama. Da mesma forma, é um bom agente contra a depressão também;
  • Camomila: A mais famosa das ervas. Além de auxiliar na insônia, ela também ajuda na digestão e trata problemas nervosos. Portanto, ela cria uma sensação de harmonia e paz.

Como fazer um chá para dormir melhor?

  • Escolha uma das ervas calmantes e separe um sachê ou 20 gramas;
  • Adicione a uma xícara de água fervente e deixe abafado com um píres por aproximadamente 5 a 10 minutos;
  • Coe e é só tomar!

Você pode tomar até três vezes ao dia, sendo que a última deve ser cerca de 30 minutos antes de dormir. Por fim, lembre-se de evitar celular e TV nesse período e busque ficar no escuro para o sono vir mais rápido.

4. Massagem para insônia!

A auto massagem com óleos essenciais meia hora antes de dormir ajuda muito a relaxar os músculos. Entretanto, se a massagem for para tratar a  insônia, o que fazer na hora de escolher os óleos?

Procure escolher os que têm função calmante e que combatem a ansiedade e o estresse. Veja nossa receitinha abaixo.

  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 2 gotas de óleo essencial de bergamota;
  • 2 gotas de óleo essencial de flor de lima;
  • 8 ml de óleo de amêndoas ou azeite de oliva extra virgem.

Por fim, misture tudo em um frasco e o utilize imediatamente.

5. Licor do sono!

Esse é apenas para os maiores de 18 anos! Ou seja, é uma bebida alcoólica que não pode ser utilizada por grávidas ou menores de idade.

Esse licor feito a base de plantas medicinais calmantes irão melhorar a qualidade do sono, além de ser uma delícia. Você vai precisar:

  • 1 litro de vinho tinto; 
  • 10 gr de valeriana;
  • 5 gr de lavanda (se colocar muito fica com sabor de sabonete!)
  • 10 gr de erva-de-são-joão
  • 1 pau de canela
  • 10 gr de flores de lúpulo
  • 7 cravos da índia

Inicialmente, você irá macerar todas as ervas, exceto a canela e os cravos. Depois que fizer isso, adicione essa mistura ao vinho e deixe em descanso por 10 dias, mexendo de vez em quando.

Após esse período, coe e está pronto para beber. É indicado um cálice meia hora antes de dormir. Lembrando: crianças e mulheres grávidas não podem utilizar esse licor.

Rate this post

Estamos Online