Início Terapias Alternativas Dia Internacional do Yoga: Promovendo a Saúde e o Equilíbrio

Dia Internacional do Yoga: Promovendo a Saúde e o Equilíbrio

0
917
Dia internacional do Yoga

Você sabia que o dia 21 de junho é reconhecido mundialmente como o Dia Internacional do Yoga? Essa data especial é uma oportunidade de celebrar essa prática que há muito tempo oferece benefícios físicos, mentais e espirituais.

Neste artigo, exploraremos a origem do Dia Internacional do Yoga, quem o criou e como você pode aproveitar essa atividade saudável em sua vida cotidiana, além de conhecer suas diferentes técnicas.

O que é o Dia do Yoga?

Índice do Conteúdo

O Dia Internacional do Yoga é uma data para celebrar e conscientizar sobre os benefícios do yoga.

É um momento em que pessoas de todo o mundo se reúnem para participar de eventos, workshops e aulas especiais, dessa maneira, compartilhando a alegria e os benefícios que o yoga proporciona. 

Essa celebração destaca a importância do yoga como um estilo de vida saudável, afinal a palavra “yoga” tem suas raízes no sânscrito e significa “união” ou “conexão“. Essa conexão se trata da união entre o corpo, a mente e o espírito, buscando o equilíbrio.

Encontre equilíbrio ao realinhar seus chackras por meio do Reiki à distância!

Origem e criação do Dia Internacional do Yoga

O yoga tem suas raízes na Índia, onde surgiu há muito tempo como uma prática espiritual e filosófica. Sendo assim, a ideia de ter um dia dedicado ao yoga surgiu com o objetivo de promover sua adoção no mundo todo e conscientizar sobre seus benefícios. 

Mas quem criou o dia mundial do Yoga? O mestre de yoga indiano, B.K.S. Iyengar sugeriu a criação do dia do yoga, e assim recebeu o apoio do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi. 

Em dezembro de 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou essa iniciativa, a fim de estabelecer oficialmente o dia 21 de junho como o Dia Mundial do Yoga.

Dia internacional do Yoga

Benefícios do yoga como uma atividade saudável

A prática do yoga oferece vários benefícios para o corpo e a mente. É uma atividade física de baixo impacto, logo, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do yoga:

  • Melhora da flexibilidade: As posturas de yoga alongam e fortalecem os músculos, aumentando a flexibilidade de movimento. Como resultado, você verá uma maior facilidade nos movimentos diários e uma redução do risco de lesões.
  • Fortalecimento muscular: O yoga é uma forma de exercício que trabalha todos os grupos musculares do corpo. Sendo assim as posturas desafiam e fortalecem os músculos, com intuito de melhorar a força e a resistência física.
  • Melhoria da postura: Muitas posturas de yoga focam na correção da postura, ajudando a alinhar a coluna vertebral e fortalecer os músculos do núcleo. Isso resulta em uma postura mais ereta e aliviando dores nas costas.
  • Aumento da concentração e clareza mental: A prática de yoga envolve foco e concentração, ajudando a acalmar a mente e desenvolver a clareza mental, por consequência uma melhora na capacidade de se concentrar e tomar decisões.
  • Promoção da saúde mental: Além dos benefícios físicos, o yoga também é conhecido por promover a saúde mental. Dessa forma, a prática regular pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Ao incorporar o yoga em sua rotina, você pode experimentar esses benefícios e muito mais. De fato, é uma jornada pessoal e cada pessoa pode encontrar benefícios de acordo com suas necessidades e objetivos.

Alcance um caminho de relaxamento e autoconhecimento com ajuda da meditação!

A importância da meditação para o equilíbrio

Durante a meditação, voltamos nossa atenção para a respiração, nosso momento presente ou um objeto de foco específico. Com isso, nos ajuda a desconectar dos pensamentos e das preocupações cotidianas. 

Também tem efeitos positivos no sistema nervoso, reduzindo a ativação da resposta ao estresse. Sendo assim, resulta em uma sensação de relaxamento profundo e restauração do equilíbrio do corpo e da mente.

Além disso, a meditação pode trazer benefícios para a saúde mental, como a redução da ansiedade, do estresse e dos sintomas de depressão. Ela nos ajuda a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada diante da vida.

Para incorporar a prática em sua vida diária, reserve alguns minutos todos os dias para se sentar em um local tranquilo, assim, feche os olhos e concentre-se na respiração. 

Comece com sessões curtas e, aos poucos, aumente o tempo conforme se sinta confortável. 

Incorporando o yoga na vida cotidiana

Incorporar o yoga na vida cotidiana é uma maneira maravilhosa de colher os benefícios dessa prática. Aqui estão algumas dicas para incorporar o yoga em sua rotina diária:

  • Estabeleça um horário: Reserve um momento do dia para praticar yoga. Escolha um horário em que você possa se dedicar completamente à prática, sem interrupções.
  • Crie um espaço tranquilo: Reserve um espaço em sua casa para a prática de yoga. Pode ser um canto calmo do seu quarto ou uma área na sala de estar. Se certifique de que o ambiente esteja limpo, organizado e livre de distrações.
  • Comece com sessões curtas: Se você é iniciante, comece com sessões curtas de 10 a 15 minutos. Conforme você se sentir mais confortável, aumente gradualmente a duração das sessões. 
  • Pratique respiração consciente: A respiração consciente é uma parte da prática de yoga. Tenha um tempo para praticar técnicas de respiração como por exemplo a respiração abdominal ou a respiração alternada nas narinas.
  • Seja consistente: Mesmo que você tenha apenas alguns minutos por dia, faça um compromisso de praticar regularmente. Com o tempo, você verá os benefícios se acumularem e se tornarem parte integrante de sua vida.

Aproveite o processo, esteja presente em cada prática e se permita explorar os benefícios físicos, mentais e espirituais que o yoga tem a oferecer. Logo, o importante é fazer do yoga uma parte positiva e enriquecedora de sua vida cotidiana.

Dia internacional do Yoga

Diversas variações para o dia internacional do yoga

Existem diversos estilos de yoga, cada um com suas próprias características e benefícios únicos. Então, ao experimentar diferentes práticas, você pode descobrir qual estilo melhor atende às suas necessidades. 

Aqui estão alguns estilos populares de yoga:

  • Hatha Yoga: É um estilo mais tradicional, focado na realização de posturas e na coordenação com a respiração. Dessa forma é ótimo para iniciantes, pois é mais lento e ajuda a construir força, flexibilidade e equilíbrio;
  • Vinyasa Yoga: É mais dinâmico e fluido, os movimentos são sincronizados com a respiração. As transições entre as posturas são suaves e contínuas, sendo assim é conhecido por promover força, resistência e flexibilidade;
  • Ashtanga Yoga: É uma prática rigorosa e estruturada, que segue uma sequência específica de posturas, enfatiza a respiração Ujjayi, o controle dos músculos do assoalho pélvico e a atenção ao alinhamento postural;
  • Yin Yoga: É mais suave e passivo, as posturas são mantidas por mais tempo, geralmente de 3 a 5 minutos.Trabalha os tecidos conjuntivos, como ligamentos, tendões e fáscias, melhorando a flexibilidade e também promove o relaxamento;
  • Bikram Yoga: É praticado em uma sala aquecida a cerca de 40°C, com umidade elevada. A sequência de 26 posturas é sempre a mesma, e é intensa e desafiadora. Promove flexibilidade, resistência e desintoxicação do corpo.
  • Kundalini Yoga: Combina posturas, respiração, canto de mantras, mudras (gestos simbólicos) e meditação. O Kundalini Yoga tem como objetivo despertar a energia vital (kundalini) e promover a expansão da consciência.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos estilos de yoga disponíveis para que você celebre o dia internacional do yoga! Mesmo que cada um ofereça uma experiência única e benefícios, o importante é encontrar uma que seja adequada às suas necessidades, interesses e objetivos.

Esperamos ter ajudado! 

Nos vemos na próxima, até mais!

Encontre em você mesma as respostas para seus objetivos, fale com nossos oráculos!


Veja 5 dicas para evoluir em sua jornada espiritual: 

Rate this post

Estamos Online