Início Dicas de Bem-Estar Saiba como aliviar o estresse do seu dia a dia com essas...

Saiba como aliviar o estresse do seu dia a dia com essas poderosas dicas

0
2408
aliviar o estresse

Existem diversas formas de aliviar o estresse do dia a dia e ter uma rotina mais leve e descontraída. Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e, se forem praticadas em conjunto, ajudarão na diminuição da ansiedade, do estresse, da insônia e até mesmo dos medos.

Dicas para aliviar o estresse

Índice do Conteúdo

Vá para a academia

O exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aliviar o estresse. Pode parecer contraditório, mas colocar estresse físico em seu corpo por meio de exercícios pode aliviar o estresse mental.

Os benefícios são mais fortes quando você se exercita regularmente. Pessoas que se cuidam do corpo têm menos probabilidade de sentir ansiedade do que aquelas que não se exercitam.

Existem alguns motivos por trás disso:

Hormônios do estresse: o exercício diminui os hormônios do estresse do corpo a longo prazo. Também ajuda a liberar endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor e agem como analgésicos naturais.
Sono: os exercícios também podem melhorar a qualidade do sono, que pode ser afetada negativamente pelo estresse e pela ansiedade.
Confiança: Quando você se exercita regularmente, pode se sentir mais competente e confiante em seu corpo, o que, por sua vez, promove o bem-estar mental.

Tente encontrar uma rotina de exercícios ou atividade de que goste, como caminhar, dançar, correr, entre outros.

Considere tomar suplementos para aliviar o estresse

Vários suplementos promovem a redução do estresse e da ansiedade. Aqui está uma breve visão geral de alguns dos mais comuns, mas não se esqueça de conversar com o seu médico antes:

  • Erva-cidreira: a erva-cidreira é um membro da família do hortelã que foi estudada por seus efeitos anti-ansiedade.
  • Ácidos graxos ômega-3: um estudo mostrou que estudantes de medicina que receberam suplementos de ômega-3 tiveram uma redução de 20% nos sintomas de ansiedade.
  • Chá verde: o chá verde contém muitos antioxidantes que proporcionam benefícios à saúde. Pode diminuir o estresse e a ansiedade, aumentando os níveis de serotonina.
  • Valeriana: A raiz de Valeriana é um auxiliar popular para dormir devido ao seu efeito tranquilizante. Ele contém ácido valerênico, que altera os receptores do ácido gama-aminobutírico para diminuir a ansiedade.

Alguns suplementos aliviar o estresse podem interagir com medicamentos ou ter efeitos colaterais, portanto, consulte um médico se tiver algum problema de saúde.

Aromaterapia

Usar óleos essenciais ou acender uma vela perfumada pode ajudar a aliviar o estresse e ansiedade.

Alguns cheiros são especialmente calmantes. Aqui estão alguns dos aromas mais calmantes:

  • Lavanda
  • Rosa
  • Vetiver
  • Camomila romana
  • Neroli
  • Incenso
  • Sândalo
  • Ylang Ylang
  • Gerânio

A aromaterapia pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Acenda uma vela ou use óleos essenciais para se beneficiar de aromas calmantes.

Reduza a ingestão de cafeína

A cafeína é um estimulante encontrado no café, chá, chocolate e bebidas energéticas. Doses altas podem aumentar a ansiedade. As pessoas têm limites diferentes para a quantidade de cafeína que podem tolerar.

Se você notar que a cafeína a deixa nervoso ou ansiosa, considere reduzir.

Grandes quantidades de cafeína podem aumentar o estresse e a ansiedade. No entanto, a sensibilidade das pessoas à cafeína pode variar muito.

Escreva para aliviar o estresse

Uma maneira de aliviar o estresse é escrever as coisas. Enquanto registra o que o deixa estressado é uma abordagem, outra é anotar pelo que você é grato. A gratidão pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, concentrando seus pensamentos no que é positivo em sua vida.

Manter um diário pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, especialmente se você se concentrar no lado positivo.

Passe tempo com amigos e familiares

O apoio social de amigos e familiares pode ajudá-lo a superar momentos estressantes.

Fazer parte de uma rede de amigos dá a você um sentimento de pertencimento e autoestima, o que pode ajudá-la em tempos difíceis.

Um estudo descobriu que, para as mulheres em particular, passar tempo com amigos e filhos ajuda a liberar oxitocina, um analgésico natural. Esse efeito é chamado de “cuidar e fazer amizade” e é o oposto da resposta do modo de luta ou fuga.

Outro estudo demonstra que homens e mulheres com menos conexões sociais eram mais propensos a sofrer de depressão e ansiedade. Ter fortes laços sociais pode ajudá-lo a superar momentos estressantes e reduzir o risco de ansiedade.

A risada ajuda a aliviar o estresse

É difícil ficar ansioso quando você está rindo. É bom para a sua saúde e existem algumas maneiras de ajudar a aliviar o estresse por meio da risada.

  • Ajuda a aliviar o estresse.
  • Diminui a tensão relaxando os músculos.
  • A longo prazo, o riso também pode ajudar a melhorar o sistema imunológico e o humor.

Receba carinho

Carinhos, beijos, abraços e sexo podem ajudar a aliviar o estresse.

O contato físico positivo ajuda a liberar ocitocina e reduzir o cortisol. Isso pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, que são sintomas físicos de estresse.

Curiosamente, os humanos não são os únicos animais que se aninham para aliviar o estresse. Os chimpanzés também acariciam amigos estressados ​.

Rate this post

Estamos Online