Início Outros Quais são os tipos de terapias holísticas?

Quais são os tipos de terapias holísticas?

0
2226
terapias holísticas tipos

Com tanto estresse, correria e trabalho, muitas vezes é difícil encontrar um equilíbrio sozinha. Em meio a diversas atribuições é comum vermos as pessoas se deixando de lado. Mas hoje existem vários tipos de terapias holísticas que cumprem esse papel de ajudar a trazer mais consciência para nossa vida. 

A saúde mental tem sido amplamente discutida, isso pode ter se dado principalmente porque muitas pessoas têm sentido a piora em sua qualidade de vida. Em uma pesquisa divulgada pela BBC, por exemplo, mostrou que pouco mais da metade dos brasileiros percebeu que a saúde mental não vai muito bem

E é aí que entram os tipos de terapias holísticas. Na busca pela melhora desse quadro, muitas pessoas recorrem a elas que são formas alternativas de tratamentos. Inclusive, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) algumas delas como acupuntura, auriculoterapia, meditação, fitoterapia e yoga tiveram resultados satisfatórios para pessoas com hipertensão, fatores de risco para doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes mellitus, depressão e ansiedade.

Para entender um pouco mais sobre os tipos de terapias holísticas, continue lendo este artigo que vamos te explicar. Conheça quais os tipos de terapias holísticas a seguir.

O que são terapias holísticas?

Índice do Conteúdo

“Holística” vem da palavra grega Holos que significa todo, inteiro, integral. Dessa forma, a terapia holística atua em todos os campos: mental, energético, emocional, físico e espiritual. Os diferentes tipos de terapias holísticas visam ajudar as pessoas a compreender e resolver questões ligadas a esse campo, mas sempre levando em consideração a pessoa como um todo e não como partes separadas. 

Dessa forma, tem como objetivo principal promover a cura por completo, trazendo mais consciência para a vida da pessoa e ajudando-a a descobrir seu propósito de vida. Portanto, o terapeuta holístico busca aquilo que está causando desequilíbrios na vida da pessoa utilizando os tipos de terapias holísticas. 

Muitas vezes não sabemos que mantemos certos padrões em nossa vida e um terapeuta holístico pode nos ajudar a trazer fatos do inconsciente para o consciente. Além disso, trabalha-se muito o aspecto espiritual também, mas não está necessariamente relacionado a uma religião. 

Buscando a cura do ser por completo é possível encontrar nossos objetivos de vida, realizar nossas metas e, principalmente, entender o que está passando com nós, tanto em relação aos outros, como interiormente com nós mesmas. 

Existem alguns tipos de terapias holísticas e cada um possui sua particularidade. No entanto, também é possível combiná-los para obter ainda mais benefícios. Vale lembrar ainda que as terapias holísticas são complementares ao tratamento de medicina tradicional e não o substitui. 

Leia também: A saúde mental na pandemia não é mais a mesma: cuide-se! 

Agora que você entendeu o que é e achou interessante, deve estar se perguntando… Mas, afinal, quais os tipos de terapias holísticas?

Terapias holísticas: 5 tipos diferentes

1. Yoga

Yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia e promove a união do ser como um todo: corpo, mente e espírito. A prática regular é um caminho para a alegria interior, aliada a uma harmonia com o mundo exterior. Consiste em posturas físicas, chamadas de ásanas, que visam o equilíbrio do ser. 

Os benefícios trazidos pela prática são muitos, entre eles estão a melhora do bem-estar, da postura, equilíbrio emocional e físico, pode contribuir com a redução do estresse e da ansiedade e aumenta a capacidade de concentração. 

2. Thetahealing

O thetahealing é outro tipo de terapia holística e ajuda a liberar as pessoas de padrões comportamentais. Funciona por meio de uma meditação conduzida que ajuda a pessoa a entrar em um relaxamento profundo, mas não entra-se em sono profundo. Com isso, é possível acessar ondas theta e ressignificar questões. 

Esse estado é acessado por meio de conversas entre a terapeuta e a cliente e ajuda a liberar o ressentimento. Ela é indicada para aquelas pessoas que gostam de falar sobre como estão se sentido, já que é preciso se expressar para conseguir identificar os padrões a serem transformados. 

3. Reiki

O Reiki é um tipo de terapia holística japonesa que é realizada com a imposição das mãos e manipulação da energia vital. Ela trabalha com os sete chakras principais que são centros energéticos localizados ao longo do nosso corpo. 

Tudo que já vivemos em nossa vida fica registrado em nosso corpo, nesses pontos de energia. Dessa maneira, a prática do Reiki ajuda a liberar sentimentos que podem ter ficado estagnados nesses centros. Com isso, essa terapia pode deixar a vida mais leve e equilibrada, aproximando o ser de seu propósito de vida. 

4. Apometria

A apometria é uma terapia que induz o desdobramento do corpo espiritual executado a partir do comando da mente. Ela foi criada para contribuir com trabalhos de desobsessão espiritual. Dessa forma, é realizada para buscar a cura sobre as mais variadas questões no plano terrestre e espiritual. 

5. Fitoterapia

A fitoterapia é o tipo de terapia holística que utiliza plantas medicinais para a composição de remédios mais naturais e dessa forma trazer a cura para algum mal. Por exemplo, erva-doce, camomila e erva-cidreira são utilizadas para tratar a ansiedade. Já o gengibre, hortelã, carqueja e louro são ótimos para melhorar as dores musculares. 

Além desses tipos de terapias holísticas existem outros também que são tão benéficos quanto os citados, são eles: 

Qual a terapia holística mais procurada?

Depois de conhecer diferentes tipos de terapias holísticas surgiu a curiosidade de saber qual a mais popular? Não existe um estudo que mostre qual é a mais procurada pelos brasileiros, mas entre os tipos de terapias holísticas mais populares estão o yoga e também a aromaterapia

Sobre o yoga já citamos acima, então, se quiser saber mais sobre a cromoterapia, confira no vídeo abaixo uma explicação:

Ficou querendo se consultar e realizar algumas das terapias holísticas? Para isso você pode contar com a ajuda de um profissional da iQuilibrio. Eles estão prontos para te atender, basta escolher a terapia, como reiki e até mesmo uma consulta com um médium, escolher o profissional da sua preferência e agendar a consulta.

Rate this post

Estamos Online