Início Dicas de Bem-Estar Descubra como aliviar crise de ansiedade com Yoga

Descubra como aliviar crise de ansiedade com Yoga

0
79
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga? será que isso é realmente possível? Hoje falaremos sobre os benefícios dessa prática e estilo de vida que tem ajudado muitas pessoas a se reconectarem consigo mesmas e ainda trazerem de volta o equilíbrio para o seu corpo e mente. Continue lendo e descubra mais sobre yoga para ansiedade.

Índice – Yoga para ansiedade

O que é Yoga? – Como aliviar crise de ansiedade com Yoga

A prática de Yoga se tornou algo muito conhecido e difundido pelo mundo ocidental. Sua origem se deu no oriente, há mais de 5 mil anos, no entanto, até os dias de hoje se desenvolvem práticas nesse sentido para que aqueles que buscam a sua essência através do yoga, possam encontrar o seu verdadeiro significado, a partir das origens tradicionais da técnica.

Pode ser confundido como um “remédio” ou ritual que se faz para atrair algo, ou para se sentir bem, mas na verdade, vai muito além disso. Quando falamos de yoga, estamos falando de uma prática que deve permear toda a vida daqueles que a escolhem.

O nome yoga vem do Sânscrito e significa “união”, isto é, através do conjunto de práticas pode se alcançar um estado de conexão com as suas próprias origens e verdades ocultas em seu interior. O objetivo da yoga é sempre levar o praticante ao seu lugar de equilíbrio, autocontrole e autoconsciência. Muitos podem se confundir dizendo que a yoga não passa de um tipo diferente de exercícios físicos, no entanto, é muito mais profundo e complexo.

É muito importante que saibamos reconhecer quando as coisas não vão bem no nosso interior, às vezes é preciso que nos preocupemos em recuperar o controle das nossas emoções e situações da nossa vida.

O equilíbrio da nossa mente é importante para que possamos estra bem e felizes, por isso, faça uma consulta e receba direcionamento para colocar a sua vida de volta nos eixos!

Clique aqui e transforme as suas vivências!

Qual é o objetivo da Yoga?

Por exemplo, a yoga é constituída por 8 pilares fundamentais que regem todo o conjunto de conhecimentos e técnicas que visam levar o indivíduo ao estado de apreciação do corpo e do espírito. São eles:

Pilares da yoga – Como aliviar crise de ansiedade com yoga

  • Yama –

    Observar e não fazer. Está muito ligado com a questão do não roubar, não matar, mentir e assim por diante. Fazendo essa observação e se afastando dessas coisas e situações, você desenvolve o seu espírito em plenitude, trazendo mais luz para si.

  • Niyama –

    Limpeza e alimentação. É sobre a forma como cuidamos do corpo através da alimentação, então vai desde adotar uma forma saudável de sustentar o seu templo, até ações que podem através dos alimentos ingeridos, trazer limpeza e restauração para o seu interior.

  • Asanas –

    Posturas e contexto. Essa é a parte mais conhecida do yoga, digamos que seja a porta de entrada para essa prática. No entanto, isso precisa ser munido de um contexto, ambiente e situações apropriadas. Pois através dos seus movimentos corporais, você irá trabalhar as energias que seu corpo emana e recebe do universo, trabalhando a consciência e o autocontrole. 

  • Pranayama –

    Respiração. A respiração pode ser considerada um dos principais aspectos da yoga, pois é através dela que você diminui a atividade do seu sistema nervoso, sanguíneo e mental. Através disso se alcança a calma necessária para meditar, ou até para praticar as Asanas.

  • Pratyahara –

    Abstração ou desconexão do externo. O objetivo aqui é trabalhar os sentidos e a percepção das coisas ao seu redor e dentro de si. Entendendo que não existe uma verdade absoluta e que é necessário estar aberto a diálogos e à construção de algo ou alguma ideia sólida. 

  • Dharana –

    Concentração foco naquilo que se está fazendo. Na respiração, meditação ou nas Asanas é o ponto de foco, para onde você irá olhar fixamente e equilibrar todo o seu corpo, respiração e mente.

  • Dhyana –

    Meditação. A meditação é o elemento comum em todos os pilares da yoga, pois para tudo o que você for fazer, é necessário desligar os sentidos externos e focar naquilo que o seu corpo está comunicando, o que a sua mente e o subconsciente querem dizer a você. 

  • Samadhi –

    Ponto extremo de concentração ou consciência. É o nível mais elevado de consciência que se pode atingir, quando você percebe as coisas dentro e fora de si, podendo ter controle e clareza sobre as situações ao seu redor. É o lugar ou estado mais desejado em quem pratica as técnicas orientais de meditação. 

o que significa yoga
uma mulher está se equilibrando em uma postura de yoga (asana), sobre um tapete. Atrás dela, há uma parede e um vaso de planta

Yoga aliado contra a ansiedade e depressão 

Agora que já conseguimos entender o que é de fato a yoga e que não são apenas movimentos e posições com o corpo, mas sim um estilo de vida e de comprometimento com sua mente e corpo. Agora abordaremos como o yoga pode de forma prática e muito eficaz auxiliar no controle e até na prevenção contra a ansiedade e depressão. 

Yoga para ansiedade 

Como já vimos, a suma do yoga é alcançar um estado mental, físico e emocional de equilíbrio e união entre essas três instâncias de que somos compostos. Com isso fica fácil partir do pressuposto que o yoga pode combater e até prevenir a ansiedade e depressão. 

Contudo se atente aos sinais que seu corpo e mente estão te enviando, se você se encontra numa situação de extrema ansiedade e com muitos sintomas de depressão, é necessário procurar um especialista para tratar esses problemas. Mas é claro, no meio do tratamento médico, você deve se aliar a terapias complementares e holísticas, para a sua plena melhora.  

A ansiedade e a depressão muitas vezes podem nos roubar de nós mesmos, esses problemas nos fazem perder a capacidade de ver as coisas com esperança e fé, e todos nós estamos sujeitos a passar por esse tipo de coisa na vida. E não é vergonhoso reconhecer que precisa de ajuda.

O Tarot pode ser seu grande aliado para vencer as dificuldades que  você estiver enfrentando. Deixe que a sabedoria e o poder dos oráculos te guiem por um caminho de luz. 

Faça hoje uma consulta e seja um Ser de Luz!

Yoga para ansiedade e depressão

Primordialmente, é necessário enfatizar, que a prática do yoga deve ser diária e deve envolver muito comprometimento, desde conhecer as origens dessas práticas nos livros sagrados, até desenvolver hábitos que estejam relacionados com os oito pilares que constituem o yoga. 

A partir disso, você deverá conhecer as posições e técnicas de respirações que estão diretamente ligadas ao sistema nervoso central, à mente, e às emoções como um todo. Será trabalhando nessas posições e frequência de respirações que você alcançará um estado sublime de controle sobre a sua mente, e sentimentos. 

Para te ajudar a entender melhor o yoga para ansiedade e como aliviar crise de ansiedade com yoga, vou te mostrar algumas técnicas e posições a serem exploradas por você, onde e quando estiver. Vamos lá?

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – Asanas

As posições que aprendemos com as Asanas são muito poderosas e podem tirar do nosso corpo toda a negatividade e tensão que estejam sobre nós, fazendo isso diariamente, podemos obter resultados expressivos em nosso humor, emoções e até nos trazer mais felicidade:

Postura de lótus – Padmasana 

A posição da flor de lótus é a mais tradicional e conhecida de todas as posturas, e para aqueles que buscam aliviar a ansiedade com yoga, vale começar por essa técnica que deve ser utilizada junto com a respiração. 

É bem simples, você se senta na posição correta e trabalha a respiração até que sua mente esteja totalmente concentrada apenas em você e na meditação. Respire fundo lentamente, contando até 4, segure contando até 4, e em seguida, solte lentamente entre dentes contando até 4. 

Faça isso por quantas vezes for necessário, até que sua mente se esvazie daquilo que te deixa agitado e angustiado, foque na respiração, sinta ela agindo por todo o seu corpo, silencie sua mente e acalme seus fluxos de energia e pensamentos. Geralmente, essa primeira técnica ajuda muito. 

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga - lótus
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – lótus

Postura de criança – Balasana

Nessa posição, você se ajoelha no chão, curvando-se até encostar seu peito na coxa, depois estende os braços para a frente do corpo apoiando as palmas das mãos no chão à frente da cabeça. 

Essa posição é a posição de entrega, deve ser feita quando os níveis de estresse, ansiedade e tensão estiverem elevados tanto no corpo quanto na mente. Todas as posições devem ser guiadas por respirações que se adequem ao Asana que está sendo feito no momento. 

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga - criança
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – criança

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga

Posição da árvore – Vrksasana 

Essa é uma posição bastante conhecida, não é complexa e serve para que você harmonize e equilibre as suas forças e energias, distribuindo assim, para todo o seu corpo e mente que estão em harmonia e sintonia

Firme um pé no chão e o outro, apoie na sua própria perna, na altura do joelho, em seguida, balance seu corpo de forma lenta, como se seus braços e cabeça fossem galhos carregados de vida energia. balance e sinta fluir por você aquilo que é bom e agradável, e deixe cair dos “galhos” tudo aquilo que não traz equilíbrio e bondade. 

Alie esses movimentos e percepções à sua respiração controlada e você terá resultados excelentes!

Posição da árvore
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – árvore

Postura do arco – Dhanurasana

Essa postura pode exigir um pouco mais de técnica para ser executada. Você deve deitar no chão, estender os braços para trás e segurar os dois tornozelos com a cabeça erguida, esse movimento criará uma tensão no seu corpo que poderá expulsar de você tudo aquilo que estiver em excesso, inclusive as más energias. 

Com essa posição, você poderá treinar o controle do corpo, da mente e da respiração, tendo que se concentrar em manter a postura com segurança, seu cérebro começa a lançar a ansiedade e os sintomas da depressão para um lugar de pouca evidência e importância. 

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga - arco
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – arco

Postura da ponte – Setubandhasana

Deitado, flexione as duas pernas de forma que elas se dobrem, permitindo que você eleve do chão somente o seu quadril, continuando com as costas e a cabeça deitadas no chão. Essa postura trabalha a resistência e o equilíbrio das energias dos chakras que ficam na região do abdômen, que é basicamente a estrutura do seu corpo. 

Trabalhando essa postura com a respiração, você poderá exercer mais domínio sobre a sua resistência e ensinar seu cérebro a como deve reagir em situações difíceis de lidar.

Posição da ponte
Como aliviar crise de ansiedade com Yoga – ponte

Como aliviar crise de ansiedade com Yoga

Yoga é a oportunidade para a mudança de mentalidade!

Neste dia do yoga, esperamos que você encontre atrás dessa poderosa prática ancestral, o seu equilíbrio, a sua força interior e possa assim se reconectar com o seu eu interior, resgatando a sua essência. A ansiedade e depressão não são problemas fáceis de lidar, então, é necessário que haja força e dedicação para colocar de volta as coisas no eixo. 

Falamos sobre como aliviar crise de ansiedade com yoga, e você pode conferir muito mais sobre assuntos como esses explorando nosso blog, tenho certeza que será enriquecedor para você!

Apesar de qualquer problema ou dificuldade que você possa enfrentar em sua jornada, lembre-se sempre que a iQui está aqui para te ajudar, oferecendo formas de lidar com as diversas situações da vida, com o poder da espiritualidade e a sabedoria ancestral dos oráculos.

Faça uma consulta e deixe o passado para trás, renove suas energias, fé e esperança com o Tarot. 

Quero mudar a minha vida para melhor!

Rate this post
Artigo anteriorAutoconhecer – A palavra que vai mudar a sua perspectiva de vida!!!❤
Próximo artigoComo cada signo lida com o dinheiro 
Avatar
Lucas, é um jovem apaixonado pela leitura e escrita, mas sempre que pode, gosta de se aventurar pelo mundo da gastronomia. Está em formação para ser Jornalista e constantemente busca por novos aprendizados e experiências. A missão dele envolve o desenvolvimento das pessoas através daquilo que escreve, de forma leve, e prática, em busca de propagar conteúdos empáticos e falar sobre temas relacionados com autoconhecimento, liberdade e respeito. Sempre prezando pela complexidade do universo particular e interior. Além de respeitar as cargas emocionais e culturais de cada indivíduo ao abordar temas como: religião, amor e outras vertentes da vida espiritual.