Início Espiritualidade Espiritismo Saiba o que é Reencarnação – baseado no conceito de Allan Kardec

Saiba o que é Reencarnação – baseado no conceito de Allan Kardec

reencarnação

Reencarnação é um dos assuntos que causam mais curiosidades e dúvidas no meio do Espiritismo. Além disso essa ideologia é confrontada com outras crenças que negam a existência e possibilidade da reencarnação, e por isso acaba ficando a critério da pessoa em acreditar ou não. O principal objetivo do conceito de reencarnação é entender que a alma é imortal, a única coisa que se desfaz é o corpo, por isso quantas vezes for necessário o espírito retornará em um corpo “novo”.

Concluímos então que o Espiritismo não acredita na morte e sim na renovação da vida, por isso após o falecimento de uma pessoa o corpo se vai, desfazendo-se. Mas o espírito ainda vive e renasce diante a diversas reencarnações.

Se você tem a sensação de que precisa realizar algo para se sentir em paz, tem um vínculo inexplicável com alguém, ou até mesmo sonhos recorrentes que não tem nexo na atual situação de sua vida, entenda mais sobre esses acontecimentos que se baseiam na teoria de Allan Kardec e esclareça suas dúvidas com quem entende sobre esse assunto.

Você já conhece sobre o karma? Então entenda um pouco mais também sobre a reencarnação nesse artigo, continue a leitura:

O que é reencarnação?

Primeiramente, antes de mais nada é preciso entender o que é reencarnação.

Reencarnar é viver novamente mas com outras condições e em um novo corpo físico, é reiniciar o ciclo da infância, adolescência e fase adulta. Em termos gerais é uma forma de aprendizado e justiça, tempo de reatar a fé e fazer com que o espírito possa aprender muitas coisas.

Mas além disso, é necessário entender que dentro da doutrina Espírita a Terra não é o único planeta habitado e nem a única maneira de reencarnação. Assim é possível voltar de outras maneiras, mas sempre em um corpo material. Um exemplo disso é a Metempsicose, que apesar de ser empregada no mesmo sentido da reencarnação, não se equivoque! Ela supõe ser possível a alma ir de um corpo para o outro, sem necessariamente ser da mesma espécie, como por exemplo retornar em um animal.

Vale ressaltar que o termo “vivo” ou “morto” não pode ser utilizado porque o espírito é vivo. Portanto mesmo com o corpo em decomposição, o espírito ainda está vivo, só não está no momento em um corpo material.

Diferença entre reencarnação e ressurreição

A ressurreição significa o ato de ressuscitar, é o retorno à vida em um mesmo corpo, mas não na mesma dimensão, isto é, aqui compreendemos a ideia do céu, uma pessoa pode falecer mas vai ressuscitar pela fé e amor para com Deus.

Por isso, é uma ideia muito julgada pela ciência, pois como o corpo é reduzido ao pó, não teria como voltar novamente no que era antes, uma vez que os elementos do corpo já estão indisponíveis.

E essa é a vasta diferença, pois a reencarnação por sua vez acredita no ciclo da vida, repetidamente de formas diferentes através de variados jeitos e corpos, enquanto a ressurreição diz respeito a voltar com o mesmo corpo para uma situação diferente.

Finalidades da reencarnação

Ela é entendida como um privilégio, isso porque é uma oportunidade da pessoa reparar todos os erros e começar novamente. Podemos assim resumir como:

  • Resgate de tudo que ficou para trás;
  • realização de provas escolhidas pelo espírito para acelerar a purificação;
  • oportunidade de viver uma missão que o espírito precisa cumprir;
  • momento de colaboração com outros espíritos;
  • progresso na inteligência espiritual;
  • restabelecimento do equilíbrio mental.

Perguntas e dúvidas frequentes

Quantas vezes um espírito pode reencarnar?

Não existe limite para isso, porque dependerá muito do desenvolvimento e do aprendizado adquirido em vida.

A reencarnação um dia acaba?

Sim, um espírito pode chegar no potencial máximo de seu aprendizado. Assim ele para de reencarnar e vive entre seus iguais.

Vale ressaltar que não existe céu ou inferno, mas na religião Espírita o que difere são as colônias espirituais.

A reencarnação pode acontecer em diferentes mundos?

Sim, o planeta Terra não é a única possibilidade do espírito vivenciar e aprender.

Podemos nos recusar a reencarnar?

O espírito sempre possuirá o livre-arbítrio para fazer as próprias escolhas. Desta forma a recusa também pode acontecer por diversos motivos. Porém o problema dessa questão de recusa é quando o espírito não entende o motivo da reencarnação, e não sente que assim evoluirá.

Espírito tem família?

Existem laços temporários, ou famílias cármicas, isto é, pessoas que reencarnam juntas com um propósito de ajuda e de evolução em grupo.

O espírito reencarnará sempre no mesmo sexo?

Não, pois existem novas experiências que precisam ser vividas, por isso depende muito da prova ou do resgate que viverá.

Por que não lembramos de nossas vidas passadas?

O esquecimento é temporário, mas enquanto estivermos no corpo físico é necessário. Se lembrássemos de nossos inimigos e de tudo que passamos não teríamos condições de viver com eles na nossa atual vida.

Reforçando que muitas vezes nossos inimigos do passado são nossos pais, filhos, avós, amigos queridos, entre outras pessoas próximas.

Quanto tempo separa as encarnações?

Não tem como definir um tempo, porque vai depender muito do espírito em questão, do seu aprendizado e da aceitação de ter passado por mais uma experiência.

Assim, a reencarnação existe para que possamos nos desenvolver tanto espiritualmente como também moralmente. Sem ela a existência física perderia completamente o real significado e assim todo o sofrimento não encontraria uma explicação plausível.

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida