Início Espiritualidade Cristianismo Descubra qual é o significado da Páscoa

Descubra qual é o significado da Páscoa

domingo de páscoa

A Páscoa ou também chamado de domingo da ressurreição, é uma comemoração religiosa e um feriado que celebra a promessa de Deus: a ressurreição de Cristo. Ele que foi humilhado pelos homens e crucificado no Calvário, deixa de existir fisicamente em nosso plano terrestre e retorna a viver ao lado do Senhor.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

A última semana da quaresma é chamada de Semana Santa, onde também contém o Tríduo Pascal (que é a sexta, sábado e domingo Santo). Assim a Páscoa procede junto com a ressurreição de Cristo e por ele ter nos lavado e perdoado de todo o pecado em nome de Deus.

A História da Páscoa

Índice do Conteúdo

O significado da Páscoa é a união dos homens em prol da fé. Jesus se sacrificou para que seu sangue pagasse pelos nossos pecados, intercedendo a nosso benefício para que a raça humana não fosse mais uma vez castigada. No domingo de Páscoa, ele ressuscitou (terceiro dia como avisado) e subiu para ficar junto ao Pai.

A caminhada da Quaresma até o dia de Páscoa marca um momento de grande fluxo energético pesado, o que deixa todos mais vulneráveis e suscetíveis às energias negativas. Essa grande vibração corresponde justamente ao período de provações e sacrifícios que Jesus enfrentou para poder restabelecer a paz entre os homens e mostrar a todos que Deus existe, e que Ele olha por todos nós.

Sendo assim, nessa data coloca-se um ponto final à essas energias mais frágeis e que pesam sobre todos e assim, o dia é comemorado pelos homens de formas diferentes e muitas vezes até mesmo com desconhecimento de seu real valor sobre nosso corpo e espírito.

Algumas citações Bíblicas

“Logo após o nascer do sol no dia seguinte ao sabbath algumas mulheres (Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago) foram ungir o corpo de Jesus. Eles encontraram a pedra já rolada e o túmulo vazio. Repentinamente, dois homens apareceram atrás delas e disseram que Jesus havia ressuscitado. As mulheres contaram aos discípulos, que não acreditaram nelas, com exceção de Pedro, que correu até a tumba. Ele descobriu a mortalha no túmulo e foi embora imaginando o que poderia ter acontecido.

No mesmo dia, Jesus apareceu para dois seguidores na estrada para Emaús. Eles só o reconheceram quando ele partiu o pão e deu graças, desaparecendo em seguida. Os dois imediatamente seguiram para Jerusalém, onde encontraram os discípulos excitados com a aparição de Jesus a Pedro. Quando eles começaram a contar a história, Jesus apareceu para todos eles, que ficam assustados, mas ele os convidou a tocarem no seu corpo, comerem com ele e explicou que nele as profecias se realizaram.” – Lucas 24

“Naquela tarde, Jesus apareceu entre eles, mesmo as portas estando trancadas, e lhes conferiu o poder sobre o pecado e o de perdoar. Uma semana depois, ele apareceu para Tomé, que não tinha acreditado até então. Quando ele tocou as chagas de Jesus, disse “Meu senhor, meu Deus”, ao que Jesus respondeu “Creste, porque me viste? Bem-aventurados os que não viram e creram” ” – João 20

A Páscoa Judaica

Nesta data judaica não há a imagem de Cristo associada, pois para os judeus o filho prometido ainda não surgiu. Neste dia eles comemoram a libertação do povo hebreu de sua escravidão no Egito, o seu nome original é Pessach.

Símbolos da Páscoa

Os símbolos da Páscoa são oriundos de costumes pagãos, pois eles eram utilizados durante festas conhecidas em comemoração ao início da primavera em algumas regiões. Um dos mais conhecidos é o coelho, símbolo da fertilidade e renovação da vida utilizado durante a primavera para aguardar por uma colheita farta.

Os ovos eram presentes tradicionais, utilizados em qualquer época do ano, pois eles são um símbolo de vida feliz portanto, quando se desejava o bem e felicidade de alguém querido, ele era presenteado com ovos. Assim, surgiram os ovos de chocolate para serem utilizados durante a Páscoa.

A mensagem da Páscoa de fé, amor e respeito até hoje fortalece a espiritualidade das pessoas mais devotas e fiéis. É hora de redobrar a atenção a família e amigos e se cercar de pensamentos positivos para usufruir das melhores energias que o período pós Páscoa trará.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online