Início Espiritualidade Espiritismo O que é doutrina espírita e como estudar o espiritismo?

O que é doutrina espírita e como estudar o espiritismo?

0
1727
O que é doutrina espírita

O espiritismo é uma religião maravilhosa, mesmo que muitos não a considerem uma religião oficial, fato é que ela prega os valores cristãos acima de tudo. E por meio desta abordagem, saber o que é doutrina espírita se torna uma tarefa de descoberta do amor e caridade.

Índice – O que é doutrina espírita?

Índice do Conteúdo

Decerto, os estudos do espiritismo continuam até hoje, se tornando cada vez mais sofisticados e evoluindo com base nos sinais de que estamos desenvolvendo espiritualmente.

Evolução esta, que ruma pela transcendência para a passagem de um novo mundo. Novo mundo? É isso mesmo? Continue comigo até o fim para saber o que é doutrina espírita😊

O que é doutrina espírita em primeira mão?

A alma é o que preenche o corpo do ser humano, pois o corpo por si só serve como um recipiente, uma “casca” digamos assim. Logo, o que completa nossa atividade motora, é a regência cerebral ligada aos nervos, músculos e ossos.

Mas se o cérebro é o receptor que condiciona o movimento e o pensamento de um corpo…o que liga o corpo à mente? O nosso espírito oras! 😆

Portanto, este fundamento é o ponto central de todo estudo sobre espiritismo, onde é crucial que você entenda que existe uma alma que nos completa neste plano físico, mas que não se limita apenas nesta vida.

Afinal de contas a alma está em sua passagem pela terra, mas ela não é como o nosso corpo que possui um prazo de validade, digamos assim.

Diferente do estado carnal, o espírito é considerado “eterno”, e por sua condição, cada passagem na terra em diferentes épocas e contextos faz com que estejamos em constante evolução, rumando para um novo patamar de alma.

Receba agora uma mensagem do Tarot que pode te ajudar a encontrar luz em sua vida!

Quem é Allan Kardec?

O que é a doutrina espírita Kardecista?

O surgimento do espiritismo veio em 1857, com a organização de documentos e materiais de estudo sobre:

  • Transcendência;
  • Cristianismo;
  • Passagem de um corpo ao outro;
  • História mundial.

Assim como vários outros estudos como poesia e música, onde, sua principal característica era a ligação das questões humanas com o divino, pois por meio da arte, era comum entender que a alma estava sendo elevada.

Assim como o corpo atinge um nível surpreendente de saúde se for bem alimentado e manter exercícios condicionados, a alma também atingia um patamar elevado, mas este, não poderia ser visto ou passar por métricas, mas poderia ser sentido.

Logo, os estudos sobre a existência da passagem de uma mesma pessoa por épocas e contextos diferentes, foram exploradas e entendidos por um homem, que mais tarde se tornaria a principal referência para a doutrina espírita, seu nome?

Era conhecido como Hyppolite Leon Denizard Rivail, mas seu pseudônimo ecoa no mundo do espiritismo como Allan Kardec.

Sendo assim, a partir daí sua jornada dava início a novos estudos como:

Entre outros típicos que fizeram Kardec ser conhecido no espiritismo.

Certamente, a doutrina espírita não seria a mesma sem os ensinos de Kardec, pois além de ser o ponto central para a introdução desta religião, ele criou todo um meio de como estudar o espiritismo.

Contudo, por meio do estudo ao espiritismo, hoje em dia diversas pessoas podem identificar a capacidade da mediunidade em si, para então, descobrir um caminho para ser um médium convicto.

Você é um Médium? Conheça os Sinais de Mediunidade

O livro dos espíritos

O cristianismo é a religião que passa seus ensinamentos com base nos 66 livros da bíblia, assim como o paganismo tem seus registros na cultura e nas escrituras antigas.

Mas francamente, falando assim soa muito genérico. Pois, cada religião conversa a sua maneira com o intuito de transmitir seu conhecimento para aqueles que buscam sua fé.

Mas independente de qual seja,  o que quero dizer é que, para cada religião praticada, existe algum material de apoio, que além de completar traz toda uma perspectiva de criação ao seu ensino.

Portanto, tenha em mente que, cada religião carrega seus dogmas com o intuito de envolver aquilo que não pode ser visto com os olhos, mas sentido com o coração. Pois no caso do espiritismo, este é o livro dos espíritos.🙏

Um livro que explora o que é doutrina espírita e o fator humano por meio de dois pilares especiais, que são o amor e a caridade. Mas que não se resume em discutir de forma filosófica apenas.

Decerto, ele aborda o fator humano por meio de reflexões das nossas ações enquanto seres espirituais.

No entanto, esta discussão se torna um tanto vaga quando não há o direcionamento certo para entender as palavras, afinal de contas, a sua criação vem por meio da influência direta dos espíritos superiores.

E sendo “superiores” é claro que o intermediário dessa inspiração foi o próprio Allan Kardec, que além de trabalhar a própria espiritualidade por essas inspirações, deixou registrado no livro dos espíritos todos os seus ensinamentos baseados nos passos de Cristo. 

Conheça os salmos edificantes da Bíblia. Aprenda por meio do poder da palavra a benevolência de Deus!

frases de Chico Xavier sobre a vida
frases de Chico Xavier sobre a vida

O que é doutrina espírita, um estudo codificado

Chegamos no ponto onde o espiritismo não pode mais ser resumido, sendo assim, seu estudo se embasa na decodificação dos significados.

Afinal, o simbolismo é muito rico nesta doutrina, e se você decidir seguir o caminho espírita, é bem provável que seu contato simbólico será diário.

Contudo, tenha em mente que o amor e a caridade devem ser sempre o ponto de partida para seguir nesta religião, e por meio dela, condicionar suas atitudes de servidão ao próximo.

Mas como assim servidão?

Servidão no seu sentido mais amplo, o de prestar, prover, ofertar e demonstrar ao próximo.

Pois certamente, esta é a abertura para demonstrar o amor e a caridade que Cristo nos deixou como herança. Um legado que jamais será quebrado enquanto tivermos suas palavras e ensinamentos aqui na terra, provendo então, para aqueles que ainda não a conhecem.

O amor é plenitude!💓

Por fim, faça uma reflexão! Pense que se o seu caminho passa pela pergunta “o que é doutrina espírita?” Lembre-se de que tudo começa aí dentro, com as respostas para os seus questionamentos mais internos e profundos.

Sendo assim, aproveite o seu tempo para se conhecer melhor, e se permita descobrir por quais caminhos no seu coração resultam no amor e na caridade para seus semelhantes.

Aprenda sobre o seu interior, use o autoconhecimento para alcançar sua evolução espiritual!

Rate this post

Estamos Online