Início Espiritualidade Orações e Salmos Momento de reflexão: um estudo do Salmo 26

Momento de reflexão: um estudo do Salmo 26

26 salmo

O Salmo 26 dentre os Salmos da Bíblia, é mais um que louva a Deus através de diversos pensamentos de lamentações. Mas a diferença está em um protesto de inocência, quando o salmista reconhece ser pecador e mesmo assim se entrega a Deus, reconhece que a vida guiada pela luz só depende da fé que cresce em seu coração.

Lembrando que sempre podemos nos conectar com a vontade de Deus através de seus mensageiros mais fiéis, os Santos Anjos do Senhor. Para quem procura por iluminação em sua vida e graças diversas, esses Seres de Luz podem auxiliar a acalmar o coração por meio do Tarot dos Anjos, uma ferramenta que busca diretamente a energia dos Anjos para direcionamento do caminho de quem os procuram. Se você precisa desse encaminhamento em sua vida, clique aqui e conheça mais sobre esse Oráculo.

No Salmo 26, estudo é dividido em 5 partes, dentre elas:

  • prece;
  • afirmação de integridade;
  • votos de louvor;
  • prece de discriminação e justiça;
  • afirmação novamente.

26, Salmo da Bíblia Sagrada

  1. Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.
  2. Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
  3. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
  4. Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
  5. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
  6. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
  7. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.
  8. Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
  9. Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,
  10. Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
  11. Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
  12. O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.

Interpretação do Salmo 26 do Livro de Salmos

Iniciando pelo versículo 1 e 2 quando o salmista se refere com a palavra “julga-me” quer dizer que está declarando que é justo, isto é, o desejo dele é que realmente o julgamento aconteça para que todos possam ver sua inocência. Esses versículos também se relacionam com um pecador que foi perdoado e que no momento está vivendo o amor de Deus, mas a vida ainda continua flagelada pelos males anteriores. Por isso que quando ele cita ” meus rins e o meu coração”, está querendo dizer do lado mais íntimo.

Seguindo pelo versículo de 3 à 5, o amor fiel, é um assunto recorrente do livro de Salmos. Isso porque o salmista declara que não faz parte do grupo dos perversos e no lugar de todo pecado tenta se munir constantemente do amor para com Deus.

Já nos versículos de 6 à 8, percebemos que o objetivo principal desse Salmo é adorar a Deus acima de todas as coisas e nesse aspecto esse poema religioso diz sobre o nosso interior, nossos pensamentos e principalmente as intenções de resgatar sempre a fé e confiança em Deus. Esse sim é o lugar que o Senhor escolheu revelar Sua glória.

Nos versículos de 9 à 11 percebemos que o salmista faz alegações, e principalmente efetua orações pela discriminação divina, isto é, que Deus tenha a justiça de perceber quem realmente é seu filho com inteiramente fé e devoção, e quem simplesmente só recorre para reconhecimento de atitude ímpias.

Para finalizar, nos deparamos com o versículo 12 que nos mostra o que sempre acontece na maioria dos Salmos. O louvor para com Deus deve ser diante de todos, em voz branda e alta, para que todo o povo possa ver quem é realmente filho de Deus. Quando ele se refere as congregações, está querendo dizer que é um lugar apropriado para demostrar toda fé, para exalar a cumplicidade com outros crentes em Deus.

O Salmo 26, revela que o salmista nunca desiste de adorar a Deus até mesmo nas dificuldades. Um dos maiores pedidos é que pela misericórdia do Senhor, e que Ele enxergue sempre quem  são seus filhos de coração, através da fé e da devoção.

Após essa leitura, confira também o artigo sobre o Salmo 133 em nosso blog!

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

Rate this post

Estamos Online