Início Dicas de Bem-Estar Como lidar com o luto: a dor que precisa ser vivida

Como lidar com o luto: a dor que precisa ser vivida

0
1563
como lidar com o luto

O luto é um estado de espírito em que olhamos para dentro e avaliamos cada aspecto de nossas vidas. Portanto, saber como lidar com o luto é saber compreender que a vida é feita de ciclos e que a perda é um processo natural.

O luto não está apenas associado à morte. De maneira idêntica, também tem ligação com perda de oportunidades, grandes mudanças e términos de relacionamento. Tudo isso gera essa enorme tristeza e isolamento.

Lidar com as perdas e viver o luto é um processo completamente natural e, por incrível que pareça, é saudável. Não apresse ou pule esse momento, pois ele é fundamental para nossa saúde mental.

Também não se sinta culpada por ter breves momentos de felicidade durante o processo de luto. Isso é completamente natural. Ou seja, só mostra que você sabe identificar as coisas boas que acontecem à sua volta.

Negar que houve a perda, ter raiva, sentir-se depressiva e aceitar o que aconteceu são fases a serem vividas. Sendo assim, pensando no bem estar e no conforto que você está precisando, nós separamos algumas coisas para ajudar você a como lidar com o luto.

Dicas de como lidar com o luto e voltar a ser feliz

Índice do Conteúdo

É completamente possível ser feliz mesmo após viver um doloroso luto. Sendo assim, nós da Iquilíbrio, separamos algumas dicas valiosas para ajudar você a passar por esse momento de forma mais leve.

Não queremos que você acelere essa etapa da vida. Ou seja, apenas queremos que seja menos pesado e lhe traga bons momentos de paz. Confira abaixo.

Insônia é inimiga de uma vida leve

Sabemos que quando se vive o luto, as noites são longas e intermináveis. Por isso, aconselhamos a utilização de óleos essenciais para dormir uma noite tranquila e restauradora. Além disso, se o sono insistir em demorar para vir, saiba como lidar com a insônia através de receitinhas gostosas e caseiras. Dormir bem é uma forma de como lidar com o luto, já que uma noite bem dormida deixa qualquer um mais feliz.

Saiba lidar com a ansiedade

A ansiedade pode ser uma constante quando enfrentamos o luto. Dessa forma, é preciso saber lidar com ela. Pensando nisso, nós organizamos uma listinha de chás para a ansiedade que você pode fazer para ficar mais tranquila.

A cura pelo amor

Você já deve ter ouvido que “o amor cura tudo”. E é verdade. Mas não estamos falando do amor carnal, entre duas pessoas. Estamos falando do amor pura e simplesmente: o amor por si mesma, amor pela natureza , amor pelos amigos e familiares.

A cura pelo amor é a mais eficaz e acolhedora das dicas. Entretanto é preciso permitir-se amar e ser amada. Permitir o amor em sua vida é uma forma de como lidar com o luto. Veja o vídeo da Juliana Viveiros aqui para a Iquilibrio.

Controle a raiva

A raiva e a mágoa surgem às vezes no processo de luto. Entretanto, fica nosso alerta, esses sentimentos têm vibrações baixas e isso afeta diretamente nossa saúde física e espiritual. Quando vibramos baixo, atraímos energias igualmente baixas.

Sabe quando se está vivendo uma “maré de azar”? É bem isso, uma energia ruim atrai coisas ruins à sua volta. Por isso, livre-se delas com chás, banhos e através do potencial fantástico da aromaterapia específica para esse caso.

Meditação

A meditação traz calma e equilíbrio para nossos corpos e alma. E é através dos benefícios da meditação que você vai saber como lidar com o luto. Primeiramente, escute o que seu coração e alma gritam, após isso, relaxe e deixe que essas vozes se acalmem e você encontre seu equilíbrio. 

Enquanto estiver meditando, procure entoar o mantra salvador Om Namah Shivaya. Esse mantra vai lhe trazer boas energias curativas e restauradoras.

Palo Santo

O Palo Santo é um incenso natural cheio de propriedades curativas, tanto para o corpo como para a alma. Dessa forma, os benefícios são muitos para aqueles que querem saber como lidar com o luto:

  • diminui a ansiedade;
  • reduz o estresse;
  • afasta energias negativas;
  • traz boa sorte;
  • relaxante;
  • ajuda a meditar.

Você pode encontrar ele em bastão, serragem ou processado em forma de incenso. O bastão tem a queima mais lenta e pode ser usado para fazer chá.

Medicina Ayurvédica

Vivenciar o luto faz parte do processo natural de cura da alma. Entretanto, quando se está carregada de muitas energias negativas e pesadas, isso afeta profundamente nosso organismo. Pensando em um método mais natural, surge a Medicina Ayurvédica, que nossos parceiros da Astrocentro falaram.

De origem indiana e com pelo menos 7 mil anos de prática, a Medicina Ayurveda visa uma vida mais equilibrada e natural. Sendo assim, o impacto em nosso dia a dia é positivamente grande.

Terapia Holística

Que tal cuidar do corpo, da mente, do espírito e das emoções ao mesmo tempo? Sim, é completamente possível fazer isso através da Terapia Holística. Ela não trata de sintomas isolados, ou seja, ela cuida do todo como uma forma de equilíbrio emocional e físico.

As terapias holísticas são várias e facilmente encontradas. Veja abaixo algumas delas:

O processo de vivenciar o luto pode ser extremamente penoso e doloroso, mas faz parte do crescimento e amadurecimento. É natural que isso aconteça e não acelere essa passagem da sua vida. Entretanto, não se pode ficar assim por muito tempo.

A vida continua acontecendo e tem tantas coisas maravilhosas a sua volta. Ou seja, aproveite cada segundo, se ame e permita-se ser amada e acolhida!

Lembre-se que nós estamos aqui para ajudar você a como lidar com o luto da melhor forma possível. Fique bem e procure sempre fazer o bem.

Um grande e acolhedor abraço! Até a próxima! 😘💗

5/5 - (1 vote)

Estamos Online