Início Terapias Alternativas Acupuntura – O que é e como funciona a acupuntura – Pelo...

Acupuntura – O que é e como funciona a acupuntura – Pelo Consultor Eloi

Índice

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e existe há pelo menos 5.000 anos. Tem uma visão holística do ser humano, considerando todos os aspectos – físico, mental, emocional – tratando a pessoa como um todo, não somente o sintoma da doença.

A Acupuntura trabalha com o conceito de que existe uma energia que nutre todos os seres, chamada chi (pronuncia-se “qui”). Esta energia circula pelo corpo através de caminhos chamados meridianos.

Receba Previsões e Orientações em uma Consulta Reveladora com o Eloi. Clique Aqui!

Quando estamos com problemas, com algum desequilíbrio emocional, nos alimentando mal ou com algum outro tipo de perturbação, aparece uma alteração nessa energia que circula pelo nosso corpo, e as doenças aparecem.

 A Medicina Tradicional Chinesa informa que estes problemas podem ser resolvidos inserindo agulhas em determinados pontos da pele, chamados de “acupontos”. Existem muitos destes pontos catalogados e cada um deles está relacionado a uma parte específica do corpo humano. Assim, são mais de 300 “acupontos” conhecidos, que se espalham por 14 meridianos. As agulhas estimulam estes acupontos reestabelecendo o fluxo de energia vital em nosso corpo.

Diagnóstico

O diagnóstico do desequilíbrio é feito através de um processo chamado anamnese, que é uma entrevista detalhada com a pessoa, onde são colhidas muitas informações, como a postura do corpo, a forma como a pessoa fala, como ela respira, como ela dorme, quais são as emoções mais presentes na sua vida, o tipo de alimentação e muitos outros dados e exames físicos, como a verificação do estado da língua do paciente, entre outros.

O princípio do Yin/Yang, que diz que tudo no universo é formado de duas forças complementares, também é usado no diagnóstico, identificando com qual princípio o paciente está mais associado.

Outro princípio usado é dos 5 elementos, que diz que tudo no universo é formado por água, terra, madeira, fogo e metal, e da mesma forma cada órgão do corpo está associado a um elemento em especial.  A partir da análise do arranjo destes 5 elementos em cada pessoa  é possível  indicar o melhor caminho a ser tomado.

Reconhecimento e Tratamento

A Organização Mundial da Saúde reconhece a eficácia da Acupuntura, catalogando 147 doenças que podem ser tratadas desta forma.  No Brasil, a Acupuntura é reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Por se preocupar com o organismo como um todo, a Acupuntura reforça o sistema imunológico, e pode ajudar em problemas musculares, dermatológicos, respiratórios, gastrointestinais, ginecológicos, urológicos, neurológicos e até ortopédicos.

É indicada também para ansiedade, estresse, depressão, insônia, apresentando ainda resultados positivos para condições como obesidade, dependência de álcool, drogas e tabagismo.

Mas também pode ser usada em cães e gatos, tratando dores, problemas de coluna, auxiliando em doenças crônicas, melhora do sistema imunológico e desequilíbrios de comportamento.

Por ser uma excelente forma de manter o equilíbrio do organismo, ela pode ser usada de forma profilática, já que age globalmente na saúde física e mental, e pode evitar o aparecimento de problemas.

Métodos utilizados

Alguns profissionais utilizam recursos modernos como laser e eletricidade nos tratamentos com a acupuntura, mas a base do tratamento é a mesma, baseada nos meridianos e acupontos.

Existem outros métodos de tratamento utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa que podem ser utilizados juntamente com a Acupuntura e que dão excelentes resultados:

Moxabustão

Aplicação de calor pela queima de ervas, usando o mesmo princípio de meridianos que a acupuntura;

Terapia de ventosas

Sucção feita por ventosas em determinados pontos do corpo.

Tuiná

Forma de massagem que estimula ou adormece os mesmos pontos utilizados pela Acupuntura, tratando também inúmeras doenças;

Tratamento fitoterápico chinês

Tratamento feito a partir de 50 ervas fundamentais chinesas utilizadas há milhares de anos para tratar diversas doenças, e

Auriculoterapia

Estimulação de pontos na orelha, muito utilizada para várias finalidades, inclusive, por exemplo, para deixar de fumar.

Estamos falando de uma prática de milhares de anos! Um legado de sabedoria que tem muito a oferecer para quem procura equilíbrio físico, mental e emocional.

Uma excelente alternativa de saúde e bem-estar!

Conheça melhor o consultor Eloi

Olá!  Bem-vindol! Estou aqui para te ajudar a encontrar o melhor caminho para as suas questões, nas diversas áreas da vida. Estou a sua disposição, com o aconselhamento que pode dar o rumo certo em um momento difícil.

Sou sensitivo e acredito no poder que os Arcanos do Tarot possuem de guiar nossa jornada, e procuro usar esta luz para esclarecer e guiar meus a todos nas dúvidas que sempre aparecem em sua caminhada.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Eloi