Início Dicas de Bem-Estar Durma melhor com o guia do óleo essencial para insônia

Durma melhor com o guia do óleo essencial para insônia

0
568

Se você faz parte daquela porcentagem grande de pessoas que lutam para pegar no sono e lutam mais ainda para permanecer dormindo, esse texto é para você. Saiba que existe uma saída natural, como óleo essencial para insônia.

A Associação Brasileira do Sono (ABS) vem notando um aumento significativo nos distúrbios do sono. Segundo a ABS, um estudo recente revelou que ao menos 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia e poucos procuram uma solução.

Nós já escrevemos alguns artigos que podem auxiliar você nessa jornada rumo ao descanso merecido, como O que fazer para ter uma boa noite de sono e Floral para dormir – Combata de forma natural a insônia. Além disso, também escrevemos sobre como Relaxar com +5 receitas de chá para ansiedade e nervosismo e Aromaterapia para ansiedade.

Entretanto, nós da iQuilibrio, separamos os melhores óleos essenciais para insônia para ajudá-la a colher todos os benefícios da aromaterapia. Falando nisso, você sabia que os óleos essenciais ajudam em vários problemas que podemos ter? Veja nesse Guia prático dos óleos essenciais para a saúde e descubra como ficar mais saudável.

O que é óleo essencial para insônia?

Primeiramente, se você é nova em nosso blog, vamos contar o que é um óleo essencial e como ele vai funcionar. Ou seja, vamos ajudar a eliminar sua insônia e, de quebra, quem sabe você descobre uma prática extremamente prazerosa.

Os óleos essenciais são extraídos das plantas de forma a reter suas propriedades medicinais. Basicamente, é como ter a versão líquida da planta.

Esses óleos essenciais podem estar em qualquer parte da erva: raízes, caules, folhas e frutas. Sendo assim, os constituintes botânicos ativos, como alcalóides, flavonóides e fenóis, são trazidos diretamente a você em gotas muito cheirosas e benéficas.

Esses óleos essenciais podem ser usados em cremes, velas, banhos, aromatizadores de ambientes e em tratamentos mais naturais, como a aromaterapia. Inclusive, nossos amigos da Astrocentro até escreveram sobre os benefícios da aromaterapia e oferecem um curso bem bacana sobre Aromaterapia Prática. Vale a pena dar uma conferida.

Como usar o óleo essencial para insônia?

Os óleos essenciais podem ser usados ​​de diferentes maneiras para ajudar você a combater essas noites mal dormidas. Dessa forma, você pode escolher qual lhe agrada mais e começar a usar.

Veja abaixo algumas das maneiras mais utilizadas. Entretanto, alertamos que antes de aplicar o óleo essencial diretamente na pele, recomendamos misturá-lo com um óleo veicular como óleo de oliva, semente de uva, coco ou amêndoa doce, porque sua pele pode ser sensível a óleos essenciais não diluídos.

  • Esfregue algumas gotas em certas partes do corpo, como peito, pulso, pescoço, testa, mãos ou pés;
  • Velas de aromaterapia, que contêm cera com óleos essenciais;
  • Despeje algumas gotas em um difusor de ar. Dessa forma o aroma irá se espalhar pelo ambiente;
  • Coloque algumas gotas de óleo essencial para insônia nas mão e as esfregue. Em seguida, com as mãos em forma de concha, leve até próximo ao rosto e aspire;
  • Adicione óleos essenciais à água e borrife no quarto ou no travesseiro;
  • Misture algumas gotas de óleo essencial para insônia em algum sal de banho neutro e tome um banho morno antes de dormir;
  • Adicione os óleos essenciais a uma panela com água fervente e inale o vapor que sai dela. Você pode colocar uma toalha por cima da cabeça para concentrar melhor os vapores aromáticos.

Como o óleo essencial para insônia funciona?

Alguns óleos essenciais possuem aroma que podem ter efeito calmante. Dessa forma, quando você cheira certas fragrâncias, seus receptores olfativos enviam sinais calmantes ao cérebro, que ajudam a preparar o corpo para um sono calmo e reparador.

Algumas propriedades medicinais do óleo essencial para insônia podem ser bem parecidas com alguns remédios calmantes e para insônia que encontramos em farmácias. Sendo assim, eles não são tão fortes quanto os medicamentos, mas atuam da mesma forma.

Os óleos essenciais também podem ser usados ​​para estabelecer uma rotina na hora de dormir por meio da aromaterapia. Dessa forma, seu cérebro está condicionado a associar uma certa fragrância ao sono. Escolha uma fragrância que considere calmante, para que possa descontrair e relaxar enquanto o seu corpo se prepara para dormir

No entanto, é importante lembrar que muitos óleos essenciais são adaptógenos. Ou seja, significa que se adaptam às pessoas de maneira diferente. Por exemplo, um tipo específico de óleo pode ter um efeito calmante em alguns e estimulante em outros. 

Dessa forma, recomendamos que você experimente o óleo essencial para insônia por alguns dias e observe como seu corpo reage. Agora vamos à nossa lista dos melhores óleos essenciais para combater a insônia? Continue lendo para saber mais.

Óleo essencial para insônia: 10 opções para fazer você dormir melhor

Os óleos essenciais têm muitos benefícios e promover o sono é um deles. Além disso, os óleos essenciais de certas plantas são conhecidos por seus efeitos calmantes – usá-los na hora de dormir pode ajudar a combater a insônia e promover um sono melhor.

Entretanto, outros óleos essenciais promovem o sono desobstruindo as vias respiratórias e evitando interrupções do sono devido ao ronco ou apnéia do sono. Confira os melhores óleos essenciais que separamos especialmente para você!

Manjerona

A fragrância da manjerona doce é conhecida por suas qualidades calmantes e é recomendada para insônia. Ou seja, se o seu cérebro estiver relaxado e calmo, terá mais condições de preparar o corpo para uma boa noite de sono.

Bergamota

A bergamota é uma fruta cítrica, mas ao contrário de outros óleos cítricos que são conhecidos por serem estimulantes, a bergamota tem um efeito calmante. De acordo com estudos recentes,  o óleo essencial de bergamota induz mudanças fisiológicas, como a redução da frequência cardíaca e da pressão arterial que precedem o sono. 

Entretanto, cuidado, pois o óleo de bergamota é conhecido por manchar a pele. Quando aplicar, evite tomar sol.

Sálvia Esclareia

O óleo essencial de sálvia esclareia é  conhecido por seus efeitos antidepressivos. Dessa forma, pode ser considerado um sedativo natural, pois demonstrou reduzir os níveis do hormônio cortisol, frequentemente associado ao estresse.

Valeriana

O ácido valérico no óleo de valeriana é conhecido por inibir a quebra do neurotransmissor GABA, que induz o sono. Sendo assim, funciona como um remédio ansiolítico, promovendo o sono profundo.

Sândalo

O aroma amadeirado e terroso do sândalo é eficaz no alívio do estresse e da ansiedade. De acordo com pesquisas recentes, o óleo essencial de sândalo pode ter um efeito sedativo.

Hortelã pimenta

A natureza antiinflamatória do óleo essencial de hortelã pimenta ajuda a limpar as vias respiratórias e reduz o ronco e os sintomas da apnéia do sono.

Gostou da nossa dica especial sobre óleo essencial para insônia ou quer indicar outro óleo que você usa? Deixe seu recado aqui embaixo que ficaremos muito felizes em ler!

Abraços e até a próxima! 💚