Início Terapias Alternativas Musicoterapia – Transformando a mente com a arte dos sons

Musicoterapia – Transformando a mente com a arte dos sons

0
1070
musicoterapia
musicoterapia

Olá, hoje eu quero falar de algo muito especial que tem ajudado muitas pessoas a superarem desafios e barreiras no dia a dia, o papo de hoje é sobre musicoterapia.

Nós da iQui trabalhamos com a ideia de buscar conhecimento e ajuda de diversos tipos de terapias alternativas, e essa é mais uma delas. Tenho certeza que você vai se surpreender. 

Índice – Musicoterapia para a vida!

Índice do Conteúdo

A musicoterapia é um recurso utilizado há muito tempo com o objetivo de ajudar pessoas a superarem traumas, transtornos e condições que afetam o desenvolvimento como o autismo, por exemplo.

Inclusive a musicoterapia e o autismo é uma das áreas que mais se relacionam hoje em dia. 

A técnica da musicoterapia é utilizada a fim de reativar partes do cérebro que estão paradas e sem estímulos, isso serve para pessoas que têm dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dificuldade com a fala, autonomia e criatividade. 

Contudo, há quem afirme que a musicoterapia é somente destinada a essas pessoas com dificuldade no desenvolvimento e na comunicação.

Entretanto, a musicoterapia vai além desses rótulos, ela serve para ajudar o cérebro a se acostumar com a organização, estabilidade, bem-estar, motricidade e até mesmo ativa e desenvolve a zona límbica, que é responsável pelos prazeres. 

Além da musicoterapia, existem diversos tipos de terapias alternativas que podem nos ajudar a vencer obstáculos que eventualmente possamos ter, nos ajudando a ter uma vida mais dinâmica e com qualidade!

Descubra aqui como a iQui pode te ajudar a superar medos, traumas e dificuldades do dia a dia!

Ansiedade, depressão e outras pedrinhas em nosso caminho

Em geral, a nossa vida é cheia de altos e baixos, tem momentos que parece que estamos numa montanha russa, indo rápido de mais em todas as direções e até ficando de ponta cabeça. 

A rotina monótona e enfadonha, as dificuldades que enfrentamos todos os dias para vencer nossos desafios pessoais acabam nos relegando um lugar dentro de nossa própria mente que nos deixa muito fracos e abatidos

Esse lugar se chama ansiedade e depressão, e as outras pedrinhas que possam aparecer para nos fazer desanimar do nosso propósito e foco.

E está tudo bem reconhecer que não estamos bem, é até recomendado que façamos isso, para que não acumulemos coisas de mais em nosso coração. 

Encontrando uma solução prática!

Todos esses problemas, são situações que exigem de nós uma dedicação constante para vencer esses obstáculos. A musicoterapia busca trabalhar de forma ativa com as questões emocionais. 

Não é preciso dizer muito sobre o poder da música em acalmar e direcionar o cérebro para um lugar de descoberta e interações, ainda mais se for uma música nova, que vai despertar a curiosidade do seu ouvido e fazer você focar em outras coisas que não seja o seu problema. 

Geralmente, a ansiedade é o cérebro aumentando de mais o volume de coisas que não podemos controlar, então mudar o foco e a atenção para algo criativo pode “virar a chave” da sua mente e te ajudar a desenvolver mecanismos de escape, e até mesmo de solução. 

Pois as vezes o melhor a se fazer é se distanciar de algo para vê-lo de forma mais ampla e encontrar outras soluções!

Mas o que tudo isso tem a ver com a musicoterapia?

A musicoterapia não é uma ciência exata e que busca resultados infalíveis, é mais uma área de estudos que visa estimular a ativação neuronal de regiões do cérebro que são importante para o nosso convívio social. 

Por exemplo, é provado cientificamente que a música ativa exatamente o mesmo circuito cerebral que funciona no momento de uma conversa espontânea, ou então quando estamos usando a criatividade a fim de criar algo. 

Em suma, é exatamente nesse sentido que há a interação musicoterapia e autismo. Isso ajuda o paciente a desenvolver a facilidade de um diálogo e expressão. 

Além disso, alguém que não é do espectro autista mas possui dificuldades para se comunicar ou expressar seus sentimentos e emoções pode se beneficiar muito disso. 

Olhe só a quantidade de coisas para as quais a musicoterapia é recomendada:

  • Doenças cardíacas;
  • Transtornos neurológicos;
  • AVC, demência, amnésia, afasia, ansiedade;
  • Desenvolvimento cognitivo 
  • Relações sociais. 

Está se sentindo ansioso ou triste? A iQui pode te ajudar nessa. Clique aqui e fale com um especialista!

A música tem poder de transformar nossa mente!

Eu não sei se você tem o costume de ouvir música, mas se não tiver esse costume, é um ótimo momento para experimentar. Ela funciona muito bem para nos abrir um mundo novo.

Assim como, experimentamos coisas novas ao ler um livro ou assistir um filme, as músicas podem despertar em nós sentimentos novos, e prova disso é quando ouvimos uma música muito boa que até nos causa arrepios, esses arrepios são o nosso sistema límbico liberando hormônios que nos acalmam e nos dão pequenas alegrias.

Musicoterapia para além dos ouvidos!

Nas sessões de musicoterapia são trabalhadas muitas maneiras de lidar com a música  com o sons. Por isso, disse no começo que a musicoterapia auxilia no desenvolvimento da motricidade, pois os participantes experimentam criar os seus próprios sons e consequentemente, suas músicas, a partir de objetos e instrumentos. 

Em suma, isso serve para desenvolver a organização da mente, a coordenação, a calma e principalmente, ajuda a expressar sentimentos e emoções através do som.

História antiga sobre o poder da música

Talvez você conheça essa história, mas vou relembrá-la para que possamos entender melhor qual é o real poder da música. 

Na bíblia encontramos a história de Davi antes de começar o seu reinado, era aquele processo de tempo até que Saul finalmente deixasse o trono para Davi assumir.

Nesse período, Saul sofria de muitos tormentos noturnos e as pessoas que trabalhavam no palácio já haviam tentado de tudo para acalmar o rei em seus momentos de colapso. 

Contudo alguém descobriu que Davi tinha ótimas habilidades tocando harpa, e decidiram chamá-lo para ver se o rei se acalmava com uma música suave e tranquila. 

Sendo assim, Davi foi e tocou músicas lindas, e imediatamente os tormentos do rei Saul passaram. Depois disso, todas as vezes que Saul se agitava daquela maneira descontrolada, Davi vinha o acalmar com suas músicas. 

alegria de viver
alegria de viver

Musicoterapia – Técnicas musicais poderosas

Existem algumas teorias de que Davi usava técnicas como a dissonância de notas colocadas de forma inesperada na melodia, isso faz com que o cérebro se surpreenda com a estranheza e comece a trabalhar para adaptar os estímulos sonoros aos ouvidos para finalmente interpretá-los. 

Músicas com dissonâncias podem ser muito eficazes para o tratamento alternativo de transtornos e situações de estresse, pois apresentam novidades, rupturas e elementos contidos na harmonia que o cérebro simplesmente não espera, é um elemento surpresa!

Músicas selecionadas especialmente para você!

Tomei a liberdade de separar algumas músicas muito boas, são músicas que trazem uma releitura do jazz clássico.

Encontre um momento e um lugar que te deixe bem tranquilo e confortável, sente-se com fones de ouvido (preferencialmente) e deixe a música te guiar por um caminho novo!

Terapias energéticas

Terapias holísticas para te ajudar a vencer os males!

Depois de descobrirmos que o nosso cérebro na verdade é um ser muito carente por atenção 😂😂😂 podemos trabalhar com as várias possibilidades de tratamento e superação dos obstáculos que nos impedem de ter qualidade de vida e viver com plenitude. 

A iQui pode te ajudar a tirar as suas dúvidas sobre o passado e o futuro, coisas que tem te causado aflição e preocupação.

O Tarot pode te dar respostas e indicar o melhor caminho para as suas ações, o Baralho Cigano pode te mostrar o que está pendente em sua vida e que é preciso resolver para alcançar a paz e o sucesso. 

Além disso, terapias como  Reiki, aromaterapia, cromoterapia, interpretação de sonhos, meditação e consulta com oráculos podem ajudar de mais a colocar a nossa mente no lugar. 

Por isso, recomendo muito que você corra agora e experimente falar com um especialista. Eu tenho certeza que você receberá muita luz no seu caminho e estará pronto para vencer as suas lutas pessoais a cada dia!

Fale agora mesmo com um especialista e comece hoje a transformar a sua história!


Assista a este vídeo e entenda mais sobre as terapias holísticas:

Rate this post

Estamos Online