Início Espiritualidade Mediunidade ou genialidade? Dante e o espiritismo

Mediunidade ou genialidade? Dante e o espiritismo

0
1702
Dante

Se você conhece a Divina Comédia, provavelmente conhece seu autor, Dante Alighieri. Em sua obra, a descrição de sua jornada pelos planos astrais é feita com tantos detalhes, que muitos consideram o fato do autor ter sido um médium.

Sendo assim, hoje veremos como o inferno de Dante se assemelha com o inferno das crenças espíritas.

Índice – Inferno de Dante 🎭

Índice do Conteúdo

A Divina Comédia

Antes que comecemos a analisar as semelhanças entre a obra de Dante Alighieri, Inferno, e o espiritismo, vamos falar um pouco da obra completa. A Divina comédia é uma obra de poesia dividida em três livros:

  1. Inferno;
  2. Purgatório;
  3. Paraíso.

Portanto, ao lermos a obra completa, conhecemos a jornada do autor e seu guia (o poeta Virgílio) sobre os caminhos do pós-morte

Em cada um dos domínios, temos uma descrição extremamente detalhada, tanto do local, quanto das pessoas presentes lá, e é provável que essa riqueza em detalhes tenha sido o fato que colocou a dúvida nas pessoas: 

Dante Alighieri era médium ou simplesmente um gênio?

Certamente, sua obra influenciou artistas até hoje, seja em pinturas, jogos, ou outros livros. Mas qual é a sua ligação com o espiritismo? É isso que veremos.

Dante Alighieri e a mediunidade

No espiritismo, conhecemos por “médium” aqueles que têm o dom de entrar em contato com pessoas, ou lugares, do plano espiritual. Sendo assim, quando Dante escreveu sua obra tão detalhadamente, muitas pessoas ficaram desconfiadas.

Portanto, alguns estudiosos do espiritismo acreditam que Dante realmente esteve nestes lugares, principalmente pelo fato de que ele segue sua jornada com o auxílio de Virgílio, que muitos creem ter sido seu guia espiritual.

De acordo com o espiritismo, todos nós temos um guia espiritual, em outras palavras, um ser mais evoluído que nos acompanha ao longo da nossa jornada, E pode ser chamado também de : 

Seja como for, sua missão é única: nos guiar no caminho do conhecimento e evolução. E foi exatamente isso que Virgílio foi para Dante ao longo de sua jornada. Sem dúvida, os indícios são bem fortes, mas se você ainda não acredita, vamos para a comparação infernal.

Descubra mais sobre o guia espiritual e como ele te ajuda no seu caminho evolutivo!

dante

Inferno de Dante e o inferno espírita: uma hora você sai! 

Independente da religião que você segue, sempre haverá uma versão de inferno, ou seja, um lugar onde as pessoas vão após a morte para se redimir de seus erros e pecados.

Algumas religiões acreditam que você fica no inferno para sempre, porém no espiritismo, o inferno é uma fase. Ou seja, você paga pelos pecados cometidos, mas sai de lá ao se redimir.

Semelhantemente, o inferno de Dante também é passageiro, mas não deixa de ser um lugar de dor e sofrimento. Além disso, outra semelhança entre os infernos, são os agrupamentos de pessoas.  

Na descrição de Dante Alighieri, o inferno é um lugar dividido em 9 círculos. Onde cada um desses círculos contém punições para pessoas que cometeram um pecado específico. 

Entretanto, Sob o mesmo ponto de vista, o espiritismo nos mostra que no inferno, o espírito se cerca dos seus semelhantes. Ou seja, fica junto daqueles que cometeram os mesmos pecados e compartilham da mesma energia.

Porém, assim que o espírito ‘cumpre sua pena’ de acordo com o que fez, ele sai do inferno e vai para um plano intermediário. Semelhantemente, assim também ocorre na obra de Dante.

Saiba como o autoconhecimento pode iluminar e facilitar sua jornada espiritual!

Dante Alighieri: O inferno e suas camadas

Como vimos anteriormente, em sua obra, Dante descreve o inferno como um lugar dividido em 9 círculos. Dessa maneira, o primeiro círculo, que fica na superfície,  abriga aqueles que cometeram pecados leves.

Como resultado, o último círculo abriga aqueles que cometeram os piores pecados, ficando mais próximos ao centro da Terra, e por consequência, mais próximos de Lúcifer.

Vamos agora aos círculos.

  • O limbo: Reservado para aqueles que morreram antes de Cristo, e por consequência não foram salvos.
  • Vale dos ventos: A sala do julgamento. É lá que o juiz Minos ouve as confissões e define para qual círculo mandar as almas das pessoas.
  • Lago da lama: Lugar onde aqueles consumidos pela gula se afogam no desespero.
  • Colinas de rocha: Onde avarentos e esbanjadores escorregam com seu peito na rocha carregando o peso de suas fortunas.
  • Rio Estige: Rio de sangue borbulhante onde ficam aqueles consumidos pela ira e pelo rancor.
  • Cemitério de fogo: Túmulos em chamas onde são sepultados os hereges;
  • Vale do Flegetonte: O conjunto de 3 vales para onde vão aqueles que praticam violência contra o próximo (Vale do rio Flegetonte); contra si mesmos (Vale da floresta dos suicidas); e contra Deus (Vale do deserto abominável).
  • Malebolge: Conjunto de 10 fossos onde ficam os luxuriosos, aduladores, aqueles que vendem favores divinos, falsos profetas, corruptos, hipócritas, ladrões, maus conselheiros, aqueles que semeiam a discórdia e os falsários.
  • Lago Cócite: Deserto de gelo dividido em 4 partes destinado aos que traíram a família (Caína); a pátria (Antenora); aos seus convidados (Ptoloméia; e aos seus benfeitores (Judeca).

Ao passar pelo último círculo, é que finalmente encontra-se uma saída, porém ela não leva direto ao Paraíso, e sim ao Purgatório.

A jornada de purificação

Depois que  passaram pelo último círculo do inferno, Dante e Virgílio finalmente encontram a saída para o plano intermediário, o purgatório. E assim seguiram para mais uma parte da jornada até o Paraíso.

Da mesma forma, no espiritismo, não há um caminho direto até o Paraíso. Depois que você se redime de seus pecados, você passa por uma fase de aprendizado, para que finalmente possa se elevar.

Enfim, seja pela presença do guia espiritual, ou pela jornada de conhecimento até o paraíso, não podemos negar que o inferno de Dante se assemelha muito com a visão do espiritismo. 

Se acaso você ainda tenha dúvida, te convido a conhecer mais sobre o espiritismo, e fazer sua própria análise da Divina Comédia.

Saiba mais sobre o plano espiritual conversando com um de nossos especialistas!


Saiba se você tem algum sinal de mediunidade:

 

Rate this post

Estamos Online