Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Zé Pilintra – Conheça mais sobre o Guia Malandro 🤍❤

Zé Pilintra – Conheça mais sobre o Guia Malandro 🤍❤

0
102858
Zé Pelintra

Zé Pilintra ou Zé Pelintra (como é conhecido em alguns lugares) faz parte da Linhas dos Malandros e possui uma grande importância para a representação daqueles que se encontraram durante as suas vidas marginalizados pela sociedade, pois prova através de sua ação como Guia Espiritual que o falso conceito de malandro nada mais é do que um esteriótipo criado por aqueles que não possuem a visão dos verdadeiros desafios no caminho dos humildes.

Conheça nossos especialistas em Jogo de Búzios Online, aqui!

Mas, “zé pelintra é do mal?“. Essa é uma das maiores perguntas, muitos desinformados o associa com imagens malignas e criaturas que fazem o mau, quando na verdade o seu espírito se desenvolveu tanto após a desencarnação que eles voltaram a este plano como Guias para benefício dos que o procuram.

Zé Pilintra é uma figura à parte e por isso precisamos abordá-lo separadamente em um artigo. Então, vamos lá!

Ze Pilintra – significado 🤍❤

Índice do Conteúdo

Zé Pilintra é muito adorado e respeitado como entidade espiritual de origem afro-brasileira. Ele enche o coração de todos com alegria e a boa malandragem. Admirado na Umbanda, é considerado como um espírito humilde, de bondade plena, patrono dos bares, rei da vida noturna, boêmio e apaixonado por jogos e disputas.

Ele é a lição para os menos informados de que nem todos os desafortunados no sistema de um país, representam alguma ameaça para a sociedade, e que devemos respeitar e dar valor aos que mesmo perante tanta dificuldade, ainda pagam com um belo sorriso os mais julgadores olhares.

Para compreender melhor esse espírito solidário, devemos entender o conceito do que é marginal, e do que é estar à margem da sociedade. Zé Pilintra como um Malandro da Umbanda, é alguém que teve condições de vida sofrida e que foi negligenciado como ser humano – cenário do qual encontramos diversas pessoas em nosso país – mas que não guardou rancor em seu peito ao desencarnar. Ao contrário, mesmo após a morte ele ainda acreditava na salvação e a prova maior disso é o sorriso sempre presente em seu semblante, a qual devoção conferiu a ele uma maior elevação espiritual pela força do entendimento e confiança no Divino.

Conheça mais sobre a Umbanda e seus costumes em nosso artigo sobre o Dia Nacional da Umbanda.

“Seu zé pilintra” – Figura Internacional

Zé Pilintra é a representação do famoso malandro carioca, ele nunca foi esquecido e é uma figura até mesmo com fama internacional. Enquanto no Brasil as pessoas distorcem sua verdadeira imagem, – colocando padrões religiosos que abominam conceitos culturais – o próprio Walt Disney se encantou com o Malandro provavelmente em algum catimbó. Prova disso? Um dos poucos personagens que representa nosso país internacionalmente: Zé Carioca.

Além do nome com total ligação às nomenclaturas dos Malandros, Zé Carioca aparece com seu gingado malandramente, representando o andar do Pilintra, além de todo seu modo de agir, falar e se vestir. Não podemos  também esquecer o fato de que o papagaio é um animal de Exú, ou seja, todo o conceito do personagem foi inspirado provavelmente em algum terreiro.

História de Zé Pilintra

A história mais aceita dessa entidade é que ele tenha nascido no povoado de Bodocó, sertão pernambucano. E sua família precisou mudar para Recife, devido a uma grande seca que devastou toda a região.

Infelizmente, quando menos esperava, o menino José dos Anjos perdeu toda sua família, vítima de uma doença desconhecida. Sem ter para onde ir, se criou no rua no meio do porto, se sustentando como podia.

Dormia em meio a malandragem e trabalhava como garoto de recados, cresceu tendo a noite em suas mãos: amava os jogos e as mulheres.

Receba orientações de um Babalorixá, aqui!

Zé possuía grande habilidade com facas, ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, era temido até mesmo pela polícia. Na juventude, decidiu então mudar-se para o Rio de Janeiro, e logo passa a ser conhecido nas áreas boêmias da cidade. O caboclo de sangue quente encontra-se em um cenário de transformação, onde os mais pobres começam a povoar pedaços das cidades em desenvolvimento, surgindo assim as favelas.

Exímio conhecedor de tratamentos com ervas (adquirido entre o povo nordestino), temido nas mesas de jogos e apostas, e principalmente um grande galanteador, não se sabe ao certo como aconteceu o assassinato do Zé, mas pode-se afirmar que foi pelas costas. Pois não havia ninguém no litoral carioca capaz de enfrentar o Pilintra frente a frente.

As características de Zé Pilintra

Zé Pilintra na Umbanda é a única entidade que é aceita em dois rituais – que são totalmente opostos – na Linha da Esquerda (Linha da sombra, regida pelo Orixá Exú, onde apresenta maior ligação e sintonia com as características humanas para entregar os aconselhamentos) surge como um tipo de Exú junto com os Exús e Pombagiras e na Linha da Direita, (lado da Luz, de onde regem todos os outros Orixás) ele se apresenta com os Malandros nos rituais de Caboclos e Pretos-Velhos.

O Zé Pilintra aparece no terreiro – assim como todo Malandro – para tirar energias negativas, expulsar ações malignas que são geradas pelo preconceito, trazer purificação para a alma dos que necessitam, cura para todos setores e abertura de caminhos para todo tipo de assunto.

Ele possui um linguajar simples, boêmio. Faz referências à vida como um jogo, pois em seus conselhos ele procura orientar-nos de que esse plano é uma fase e temos que simplesmente aprendermos a jogar, onde todas as vitórias devem ser comemoradas e as derrotas são para fortalecimento e conhecimento para que não mais cometamos o mesmo erro.

Suas vestimentas são bem conhecidas, e uma característica interessante é a de não usar preto. Desta forma é representado sempre trajando ternos brancos, sapatos cromo, gravata vermelha e chapéu panamá de fita vermelha e muitas vezes também aparece de bengala. Uma das suas principais características é a elegância, molejo e simpatia.

Oferendas a Zé Pilintra

IMPORTANTE ⚠

Toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá ou Guias possuem suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Zé aprecia muitos tipos de comida, mas a suas favoritas são originárias da sua região nordestina. Por isso, Farofa de linguiça, linguiça frita, sardinhas fritas ( de preferencia no óleo de Dendê), abobora com carne seca, queijo Coalho, Jiló, coco e rapadura, fazem parte de sua lista.

Outros agrados também é cerveja branca bem gelada, velas, cigarros, jogos e moedas. Seus principais pontos de força, estão nas ladeiras dos morros, nas encruzilhadas e esquinas.

Dia de Zé Pilintra

Dia 28 de outubro é comemorado em sua homenagem, porém os dias da semana variam bastante por conta das Linhas diferentes em que atua. Os que estão a trabalho de quebra de demanda, possuem a terça-feira como principal dia, já os que surgem para a cura, o sábado é o melhore dia.

Imagem de Zé Pilintra

Zé Pilintra

Cores de Zé Pilintra

As suas principais cores são vermelho e branco, lembrando que ele utiliza do preto.

Inspirações em frases

” Moço, se a vida tá te batendo tanto, é porque tu aguenta, é porque tu é forte”

“Às vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada”

” Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo sempre vai dar certo. Ter proteção quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba bem”

” O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória”

” Escolho bem os meus inimigos, pois não dou a qualquer um a honra de me enfrentar”

” Você pode até não ter dinheiro, mas se te invejam é por que você tem valor!”

Oração Zé Pilintra 🙏

Oração 1

“Senhor Zé Pilintra, mensageiro de luz da nossa
Santa Umbanda e de seus Orixás. Permitindo por Deus,
Fazes parte daqueles que têm por missão proteger e
Defender as criações divinas e suas vibrações.
Permiti, Senhor Zé Pelintra, que com vossos
Conhecimentos, possa eu ter meus caminhos aberto,
Meu corpo fechado e meu espirito defendido de todas
As más vibrações.
Conto com vossa proteção e ajuda, a fim de não
Cair nas tentações e armadilhas do mundo terreno
Creio na sagrada Umbanda
Creio nos poderes de Deus
Creio na magia dos Exus
Saravá Umbanda
Saravá Estrada
Saravé Senhor Zé Pelintra
Exu de Lei que me guarda”

Oração 2

“Salve Pai Celestial, criador do céu e da Terra
Salve Pai Oxalá, orixá maior,
criador do mundo e dos humanos!
Bendito seja o Senhor do Bonfim!

Salve Zé Pelintra, mensageiro da luz, guia e protetor de todos aqueles que,
em nome de Jesus, praticam a caridade;
dai-me Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia, assim como
os bons conselhos; dai-me a proteção quando puder; dai-me o apoio, a instrução
espiritual de que necessito, para dar aos meus inimigos o amor e a
misericórdia que lhes devemos, por amor de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos
os homens e mulheres sejam felizes na terra, e possam viver sem amarguras,
sem lágrimas e sem ódio.

Tomai-me, Zé Pelintra, sob a vossa proteção.
Desviai de mim os espíritos atrasados e obsessores enviados pelos nossos inimigos
encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.
Iluminai meu espírito, minha alma, minha inteligência e o meu coração, abrasando-me
nas chamas do seu amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-me Zé Pelintra, neste momento, concedendo-me a graça do seu auxílio, junto a
Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que faço agora (pensar no seu pedido)

E que Deus, Nosso Senhor, em sua infinita misericórdia, cubra a mim e meus entes queridos
de bençãos, e aumente a sua luz e a sua força, para que mais e mais possa espalhar sobre a
Terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim seja!”

Saudação

“Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!”

Aprenda com Zé Pilintra que nada importa o que os outros acham, nós somos responsáveis por nossa felicidade e a real missão nesse mundo é descobrirmos os melhores caminhos para alcançá-la, pois não há no mundo o que pague o valor da felicidade.

Receba aqui as melhores orientações transmitidas pelo poder dos Odús


Te convido a conferir a live sobre todos os Orixás e seus significados:

4.6/5 - (29 votes)

Estamos Online