Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Pomba Gira – A Guia Espiritual

Tudo Sobre Pomba Gira – A Guia Espiritual

Conhecida como: Pomba Gira, Pombagira, Pombajira, Bombo Gira seu nome deriva de Pambu Njila, como é conhecida em Angola.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Muitos mistérios cercam sua história, sua imagem como Orixá ainda é possui poucas informações e para explicar sobre sua existência teremos que entender um pouco mais da estrutura da Umbanda. No candomblé não são todas as linhas que a cultuam.

A Pomba Gira é mulher e ela possui todos os instintos femininos ao extremo nos ensinando a agir com força e convicção. Devido as diversas influências culturais da nossa sociedade e as demais religiões, Exú e Pomba Gira tiveram suas imagens marginalizadas e distorcidas do que eles realmente representam na Umbanda.

Por outro lado na Umbanda, a Pomba Gira sempre luta contra pensamentos machistas, ela não é subjugada e não há interferência mundana alguma em tuas ações, sendo assim poderosa e destemida, não abaixando a cabeça para nenhum confronto, livre de qualquer esteriótipo e das convenções sociais.

Essa sua visão mais ampla da vida e dos instintos humanos a tornam dominadora do campo em que se manifesta e passa sua mensagem sempre com muito crédito e de fácil compreensão.

Com essa Orixá e Guia, espere sempre por sinceridade, se desligue da hipocrisia e seja honesto, pois o seu sorriso te renderá e facilmente até mesmo os mais tímidos entregam todas as verdades para ela.

Entendendo a Pomba Gira

Índice do Conteúdo

Muitas pessoas procuram compreender o que é Pomba Gira, ela se manifesta através de Orixá e de Guia Espiritual, como Orixá não há muito sobre, ela que passa a mensagem para a Guia Pomba Gira, ela está no Trono do Estímulo e Desejo e isto não significa somente os desejos sexuais, mas também a motivação, vontade de viver e de correr atrás de seus objetivos.

A Pomba Gira muitas vezes é conhecida como Exú feminino porque ambos atuam do lado esquerdo, onde há incidência de luz e sombra, ao contrário do lado direito onde atuam Orixás que são somente de luz.

Isto causa uma má ideia tanto da Pomba Gira quanto do Exú. Por poderem ser sombra, muitas pessoas acreditam que eles estão voltados a intenções más, e não é este o caso. Guias da esquerda representam a proteção de cada ser humano, eles agem na sombra e na luz para trazerem sempre sua Fé. O que interfere são os nossos próprios desejos e anseios, como eles estão trabalhando por nós, se tivermos desejos de vingança ou qualquer sentimento negativo, ele também interpretará más ações como a forma que nós escolhemos de proteção.

Então, antes de culpar e julgar, lembre-se sempre de se avaliar e não viva de hipocrisia, pois quando algo ruim é feito contra outra pessoa e o seus Guardiões de esquerda recebem a culpa, eles também te cobrarão pelas coisas que você o induziu a fazer.

Pomba Gira Mirim

Representada pela imagem de uma Pomba Gira Menina, são seres encantados que trabalham também o lado espiritual da esquerda, ao lado de Exú, da Pomba Gira e dos Exús Mirins. São de aparência pequena, por isso a comparação com crianças.

Assim como os Exús mirins, elas possuem comportamento infantil devido ao plano a qual habitam – o quinto plano – no qual não possuem o conhecimento do livre arbítrio e nem uma consciência muito ampla. Esses seres encantados trabalham o nosso lado sensitivo e de percepção, são capazes de identificar facilmente intenções maldosas.

As Pomba Giras mirins, são muito extrovertidas, comunicativas e travessas, mas elas não são nunca mal educadas nem ignorantes, sua agitação depende de qual Orixá rege seu campo.

História da Pomba Gira

As lendas da Pomba Gira se diferenciam em cada uma de suas falanges quando se trata das Guias Espirituais, todas elas foram mulheres muito sedutoras e que se envolveram em grandes paixões, vieram suas vidas do jeito que sonhavam e não se importavam com o que os demais achavam ou julgavam. Abaixo estão algumas de suas histórias:

Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas

Conhecida como uma das mais lindas cortesãs, ela encantou o coração de um rei da França, que a tomou como sua esposa. Mas o casamento não durou muito, pois o rei logo faleceu. Assim a rainha passou a tomar conta do reinado sozinha, de forma sábia e eficiente, mas a situação de não ter concebido um herdeiro e de ter tanto poder gerou cobiça das pessoas mais mesquinhas que planejavam usurpar o trono.

Seus conselheiros sabendo do perigo, a orientou em se casar logo com alguém mais forte e importante que seu antigo marido. Não passou muito tempo um rapaz apareceu em seu reino a pedindo em matrimônio e mostrando ótimos interesses na nação. A rainha aceitou a proposta pelo bem de todos e casou-se, logo foi vítima de envenenamento pelo seu marido, que tomou o trono e destruiu o reino com sua má administração.

Ao desencarnar ela ficou no limbo para pagar por seus pecados em terra, ao cumprir seu tempo por acaso encontrou seu antigo e apaixonado marido, que cuidou de toda a dor de sua alma e a ensinou como ajudar aos que ainda estavam vivos e mereciam o seu auxílio. O falecido rei, havia se tornado o senhor das 7 encruzilhadas no plano espiritual. O bem que o casal realizava era tão grande e notável que Exú os nomeou Rei e Rainha das 7 encruzilhadas e juntos eles passaram a cuidar dos caminhos das luz e das sombras, tendo poderes sobre diversas entidades.

Muitos anos depois, o rei que a havia envenenado faleceu em um combate, e as entidades o levaram até a rainha. Ainda perdido com a desencarnação, logo ele reconheceu a figura de sua ex esposa, a qual ele havia matado, linda e cheia de poder dominando o reina astral médio. Sua pena foi servi-la pela eternidade da forma mais humilhante possível.

Pomba Gira da Praia características

Ela era uma bela jovem caiçara que um dia se apaixonou por um marinheiro, o mesmo se entregou à beleza da menina e prometeu se casa com ela. A paixão infelizmente não teve um final feliz, antes da cerimônia o rapaz teve que embarcar em uma missão, em sua despedida prometeu amor eterno à moça e essa lhe disse que o esperaria no cais até seu retorno.

Os dias passaram e nada do jovem rapaz retornar, foi então que a bela moça recebeu a notícia do naufrágio da embarcação e da morte de seu amado. Sem acreditar, ela continuou a esperar nas pedras próximas ao mar, até que um dia avistou no meio das águas seu amor, e sem se importar adentrou o mar, cada passo a levava para mais fundo e para sua morte. A jovem menina então faleceu carregada pelas ondas acreditando que estava mais próxima do seu amado.

Tudo sobre Pomba Gira Maria Padilha

Maria Padilha Pomba Gira, é uma das mais conhecidas falanges da Pomba Gira, Maria de Padilha era uma sedutora mulher e ao ir trabalhar como dama de companhia de D. Maria, chamou a atenção de seu filho D. Pedro de Castela, com o qual viveu uma paixão fulminante e viviam encontros escondidos já que ele era prometido em casamento a D. Blanca de Boubon por interesses de benefícios para o reino.

D. Blanca faleceu algum tempo depois, acreditam que sua morte foi planejada por D. Pedro de Castela pois ele queria ficar ao lado de Maria de Padilha, e a corte ainda espalhou o boato de que Maria era feiticeira e havia feito um encanto para prender o mesmo.

D. Pedro então construiu o castelo de Padilha e presenteou Maria, neste local passaram a ter seus encontros escondidos. Ela deu a luz à 4 filhos do rei, e faleceu de peste negra. O rei então montou um grande velório, com todas as honras de rainha a sua amada e reconheceu perante a toda a corte seus filhos. Um tempo depois, D. Henrique, irmão bastardo de D. Pedro de Castela o assassinou e assumiu o trono. Ele foi enterrado na frente de sua amada D. Maria de Padilha e em seus túmulos foram construídas estátuas de frente uma pra outra, para poderem se olhar por toda a eternidade.

Por isso as Pomba Giras Maria Padilha se expressam tão sensualmente e usam da sedução para alcançar objetivos. E é também por este motivo que é tão procurado rituais como o Banho de Pomba Gira para chamar homens.

Falanges das Guias Pomba Gira

Pomba Giras características de cada uma:

Maria Padilha Pomba Gira

A Pomba Gira Maria é poderosa, sedutora e feiticeira. Maria Padilha viveu o extremo da paixão, não se importou com comentários e julgamentos alheios.

Pombagira Maria Mulambo

É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia). Abdicou de toda a luxúria e riqueza do reino para viver um grande amor proibido e por ele morreu assassinada.

Pombagira Maria 7 Saias

Muito séria, segura e não admite brincadeiras enquanto trabalha. Veste-se com 7 saias e 7 colares e alegra o local aonde passa.

Características da Pomba gira Cigana

A Pombagira Cigana que traz toda a cultura, sensualidade e beleza do povo cigano. Ela é ótima em prever o futuro e muito sábia. Quem quer saber tudo sobre Pomba Gira Cigana, deve se atentar as tradições e conceitos dos povos ciganos para compreendê-las melhor.

Pombagira Rainha

São requintadas, educadas, cultas e alegres.

Pombagira Maria Quitéria

Muito sensual, enérgica e é direta no assunto, não gosta de rodeios.

Pombagira Rosa Caveira

Linda mulher e muito autoritária, é detalhista em tudo que faz.

Características dos filhos de Pomba Gira

Por ser uma divindade ainda em estudo e envolta de muitos mistérios, não há a determinação das características dos filhos de Pomba Gira, sendo elas responsáveis por serem muitas vezes interpretadas como guias espirituais na Umbanda.

Oferenda para Pomba Gira

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

As oferendas para a Pombagira são diversas, caracteriza-se o uso dos acompanhamentos de bebidas como vinho espumante ou gim de boa qualidade. Rosas vermelhas, cigarrilhas de filtro branco, espelhos, joias, batons e perfumes.

Oferenda para abertura de caminhos

Ingredientes: Faça um padê com cebola ralada, camarão e azeite de dendê. Será necessário também uma cebola em rodelas, um tomate em rodelas, 1 pimenta dedo de moça, 1 bife passado no azeite de dendê e azeitonas pretas.

Materiais:alguidar, três velas, 1 garrafa de cidra e cigarrilhas.

Modo de fazer: coloque o padê no alguidar e enfeite com todos os ingredientes da forma mais caprichada possível, coloque as velas acesas em cima do padê e estoure a cidra.

O melhor local para fazer a oferenda é em uma encruzilhada. Fazer uma oração para a Pombagira.

Dia da Pomba Gira

O dia da Pomba Gira é a segunda-feira, e o seu dia de comemoração é 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres.

Cores da Pomba Gira

Suas principais cores são o vermelho e preto, marcantes e fortes como sua presença.

Oração Pomba Gira

Oração para Maria Padilha

“Salve nossa Rainha da noite,
Salve nossa tão gloriosa Maria Padilha.
São 12 horas em ponto e o sino já bateu.
Sei que nesta hora, pela força do vento a poeira vai subir,
e com ela também subirá todo o mal que estiver no meu corpo,
no meu caminho e na minha casa.
Tudo se afastará da minha vida.
É com a força e Axé de Maria Padilha que meus caminhos,
a partir deste momento em que os ponteiros se separam,
estarão livres de todos os males materiais e espirituais,
pois a luz que clareia o caminho de Maria Padilha também
há-de clarear s meus caminhos,
para isto estarei sempre de posse desta oração.”

Saudação a Pomba Gira

Laroyê Pomba Gira! – o seu significado é: Salve Pomba Gira!

A Pomba Gira é a protetora da mulher apaixonada, mãe e que procura forças para lutar e alcançar o seus objetivos. Ela é sedutora, mas não aceita de forma alguma hipocrisia e imposições sociais, para a Pombajira, o importante na vida é vivê-la no limite das realizações e felicidade.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.7/5 - (3 votes)

Estamos Online