Início Dicas de Bem-Estar Amor Não sofra! Saiba como ter relacionamento saudável!

Não sofra! Saiba como ter relacionamento saudável!

0
1504
Como ter relacionamento saudável

Não tem jeito, às vezes nos vemos repetindo padrões de relacionamento e não conseguimos sair desse ciclo. Então, como ter relacionamento saudável nos dias atuais?

Parece uma tarefa complicada, mas não é. Apenas exige auto observação, paciência e prática para desviar das pedras no caminho.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o amor não nos faz sofrer e não nos machuca. Não é normal sentir amargura, culpa e andar “pisando em ovos” quando se está em um relacionamento com alguém.

Aliás, dividir sua vida com alguém é um processo íntimo de doação e absorção. Você absorve amor, carinho, cuidados e se doa também. Afinal, um relacionamento não é feito só de coisas boas o tempo inteiro, pois viver é enfrentar alguns perrengues vez ou outra, não é mesmo?

Mas a vantagem de ter uma pessoa ao seu lado é dividir essas preocupações, enfrentar junto às adversidades e evoluir. Você até pode trilhar um caminho em meio a solidão, mas pode ir muito mais longe quando tem alguém ao seu lado.

Saiba como ter um relacionamento saudável com poucas (mas eficientes) dicas

Índice do Conteúdo

As dicas para ter um relacionamento saudável podem parecer comuns e até fáceis, mas são eficientes e já salvaram muito namoro e casamento.

Vale lembrar que “o óbvio poder ser óbvio apenas para você” e que aquela dica que você já segue pode ser um diferencial para um jovem casal (ou trisal). Vamos conhecer as dicas?

1. Comunicação é a alma de um relacionamento saudável

A comunicação ineficiente é muito mais danosa do que a maioria das pessoas imagina. Como estabelecer vínculo e confiança se os apaixonados não trocam palavras, não é mesmo?

Para isso, ter uma conversa sincera e sem rodeios é o melhor caminho. Esconder os sentimentos só fará crescer uma “bola de neve” de frustrações e dores que, uma hora ou outra, irão culminar em uma discussão feia.

Vale ressaltar que comunicação assertiva não é o mesmo que um “sincericídio” ou grosseria. é necessário ter equilíbrio e empatia para não magoar o outro.

Por exemplo, vamos supor que você se distraiu e esqueceu que havia marcado de ir jantar com a pessoa amada. Que tipo de tratamento você prefere receber:

  • A cabeça só serve para ter cabelo mesmo, porque pra pensar está difícil! Eu fiquei esperando por você para jantar e você não apareceu. Merece que eu faça o mesmo com você…

ou

  • Poxa, você esqueceu o nosso jantar. Não vou mentir, estou chateada. Esse era um momento só nosso e parece que você não está valorizando. O que aconteceu?

A segunda comunicação é mais direta, bota o dedo na ferida sem rodeios e sem xingamentos (o que é bem importante).

2. Confiança é o pilar que sustenta a estrutura do relacionamento saudável

Como ter relacionamento saudável

A comunicação está intimamente ligada à confiança. Sem uma boa conversa não dá para criar e estabelecer confiança na pessoa que está com a gente, não é mesmo?

Além disso, nenhum relacionamento saudável aguenta as cobranças constantes e o ciúmes permanente. O ciúmes corrói o que há de mais lindo no relacionamento e envenena qualquer atitude independente por medo de magoar ou ferir o ciumento da relação.

A falta de confiança e o ciúmes não começam de forma descarada. Eles aparecem em pequenos gestos, como, por exemplo, ligações para saber onde você está ou comentários sobre a roupa que você está usando(muito curta, muito decotada e muito transparente).

Esses pequenos gestos de falta de confiança e ciúmes só vão aumentando e piorando com o tempo. Evite que isso aconteça, basta ter uma conversa saudável com a pessoa que você ama.

3. Fazer atividades em conjunto é benéfico

Os casais que realizam atividades em conjunto permanecem unidos e mais felizes. Desenvolver uma atividade com o seu(sua) companheiro(a) é muito benéfico para a saúde do seu relacionamento. Afinal, vocês estão dividindo um tempo de qualidade, produtivo e que proporciona felicidade.

Esses momentos servem para o casal (ou trisal) se aproximar mais, estreitar laços, se conhecer melhor, se respeitar e entender o que o outro gosta. Quer exemplos? Vocês podem:

  • Cozinhar
  • Fazer um curso (pintura, culinária, escrita criativa…)
  • Ir ao teatro
  • Ir à academia

4.  Dividir medos e frustrações, assim como alegrias e conquistas

A vida a dois pede que os momentos de mais intensa emoção sejam compartilhados. Não tenha vergonha de demonstrar que sente medo de não conseguir algo que tanto quer, como uma promoção, passar no vestibular ou comprar um carro. 

Alegrias e conquistas devem sempre ser comemoradas! Problemas compartilhados são problemas divididos, mas alegrias compartilhadas são alegria em dobro!

Certa vez, eu estava chateada com algumas situações familiares. Vendo que eu não estava bem, um senhor se aproximou e perguntou o que estava acontecendo. Eu admiti que sentia ciúmes da relação de duas pessoas que eu amava, pois não se desgrudavam e acabavam me deixando de escanteio. Ele disse, sabiamente, que um amor dividido não é menos amor, é amor em dobro. É como a chama de uma vela: quando você acende uma vela na chama da outra, as duas permanecem do mesmo tamanho, não diminuem.

E da mesma forma que o amor dividido é amor em dobro, conquistas e alegrias também dobram quando dividimos com alguém que amamos profundamente.

5. Agradar com pequenas atitudes

Admita, você ficaria feliz se soubesse quantas vezes a pessoas que você ama pensa em você por dia. Como ainda não desenvolvemos o talento de ler pensamentos, que tal traduzir esses pensamentos em gestos?

  • Bilhetes com um “eu te amo” ou “pensei em você”
  • Fazer comidas que o outro gosta
  • Carinho fora de hora
  • E até mesmo uma florzinha roubada do jardim da vizinha pode fazer a alegria de alguém.

Mostre o quanto essa pessoa é importante e estimule que ela faça o mesmo para você! Até lá, leia mais sobre amor e relacionamento para compreender melhor o que você está vivendo. Confira!

Por fim, agora que você já sabe como ter um relacionamento saudável. Mas se mesmo assim sentir alguma dificuldade e quiser orientação, temos vários esotéricos especializados em amor. Faça uma consulta para ter uma orientação mais assertiva!

Beijos e até a próxima! ✨❤️

5/5 - (1 vote)

Estamos Online