Início Dicas de Bem-Estar Amor Quais são as 5 coisas para um relacionamento dar certo? ❤️

Quais são as 5 coisas para um relacionamento dar certo? ❤️

0
6185
5 coisas para um relacionamento dar certo

O que é necessário para um namoro ou casamento ter equilíbrio? Pensando nisso, separamos 5 coisas para um relacionamento dar certo sem que você tenha que sacrificar.

Afinal, o amor não deve nos fazer sofrer. O amor é algo sublime, que nos enche a alma de vida e nos faz querer ser feliz e deixar o ser amado também feliz.

Um relacionamento não pode ser baseado em chantagens, brigas e trocas do tipo “se você não fizer x eu não faço y”. Sim, o amor é doação e compreensão, mas jamais é dor interminável, lágrimas e um eterno andar pisando em ovos.

Por incrível que pareça, essas 5 dicas já salvaram muito relacionamento e garantiram que outros tantos não perdessem o brilho e a alegria que só o amor tem.

5 coisas para um relacionamento dar certo

Índice do Conteúdo

1. Amor próprio e respeitar seus limites

Como diz RuPaul, “If you can’t love yourself how the hell you gonna love somebody else?”. Em uma tradução livre, seria algo como “Se você não pode amar a si mesma, como vai amar outra pessoa?”.

Quando ouvi essa frase pela primeira vez, um universo novo se abriu diante de meus olhos. Eu estava mal comigo mesma, infeliz com minhas escolhas, não respeitava meu corpo e nem meus limites. Como eu poderia amar a pessoa ao meu lado o tanto que ela merece se eu mesma não fazia isso por mim?

Girar essa chave e mudar a forma de pensar é uma das coisas para um relacionamento dar certo. Mas não confunda com egoísmo ou narcisismo, pois tudo tem um limite.

Sem equilíbrio, você pode pesar a mão e se tornar egoísta e esquecer quem está ao seu lado ou simplesmente irá se anular e colocar o outro em primeiro lugar.

Como fazer isso? 

  • Ame seu corpo
  • Faça coisas que gosta
  • Fale para quem está ao seu lado que determinada situação não agrada e faz com que você ultrapasse um limite seu
  • Tenha consciência de que você é o seu bem mais precioso

2. Comunicação saudável

Esse é um dos pilares que faz um relacionamento dar certo. Esconder o que você sente e percebe pode tornar a situação insustentável. O mesmo acontece quando a comunicação é agressiva e carregada de cobranças.

Buscar uma medida certa é um exercício diário e que exige energia. Entretanto, com o tempo, você consegue fazer isso naturalmente. 

Além disso, com essa prática, você estimula a pessoa que está com você a fazer o mesmo. Não espere que a situação fique insustentável ao ponto de fazer você sofrer.

Veja como colocar a comunicação saudável em prática:

  • Evite frases agressivas, gritar ou xingar, afinal você não quer receber isso de volta. No lugar de “você é burro?! Não tá vendo que não é assim que se faz?” você pode falar “que tal tentarmos de outra forma? Parece que assim não está dando certo”
  • Não esconda seus sentimentos, se não uma hora você explode e vai trazer à tona coisas que aconteceram no verão de 2012. Fale a medida em que as situações desagradáveis – e agradáveis também – forem acontecendo. Por exemplo, o amor da sua vida não cumpriu com uma promessa, como ir almoçar com você, e isso te machucou? Fale assim que possível, mas lembre-se de não ter uma fala agressiva. Diga algo como “olha, você prometeu que sairia comigo e isso me chateou pois eu estava esperando muito por isso”
  • Estimule a pessoa que está com você fale também o ela sente e como se sente;
  • Não use a comunicação apenas para reclamar. Fale das coisas boas e surpreendentes que marcaram você

3. Estar presente e demonstrar companheirismo

Não há nada mais triste do que estar sozinha mesmo estando acompanhada. E isso se resolve estando presente de verdade, vivendo o aqui e o agora.

Não remoer coisas do passado ou viver na ansiedade do futuro  permite que você esteja presente e sentindo o que acontece hoje com vocês. Outro ponto importante é o companheirismo.

A dor de um é a dor do outro, assim como a alegria de um é a alegria de outro. Vibrar nas vitórias e batalhar na adversidade é demonstrar companheirismo e apoio. 

4. Rotina é bom, mas nem tudo precisa ser previsível

A rotina é uma das 5 coisas para um relacionamento dar certo que causa estranheza e muita gente torce o nariz. Viver uma eterna aventura, sem horários, destinos ou pretensões de amadurecimento pode ser divertido no início. Essa incerteza pode ser desgastante ao longo do tempo e aí a rotina pode ser algo bom, que traga conforto e estabilidade.

Mas uma rotina muito óbvia também pode ser entediante e acabar com o brilho de um relacionamento. “Toda sexta a gente vê um filme e pede comida. No domingo ficamos em casa vendo televisão. Às terças nós vamos à academia”. Cadê a emoção em ter tudo em um cronograma?

Mudar um pouco traz emoção e renova o espírito do casal. O amor precisa de rotina, mas também necessita de coisas diferentes para dar certo.

5. Confiança

Por fim, a 5ª coisa para um relacionamento dar certo. Aliás, junto com a comunicação, a confiança é a base para que o namoro, noivado ou casamento sejam sólidos e duradouros.

Exigir constantes provas de amor e fidelidade podem ser desgastantes e magoar profundamente. Se você é a pessoa que faz essas exigências, repense um pouco. Se você escolheu essa pessoa para dividir esse momento com você é porque existe sentimento e deve existir também confiança.

Agora, se é o outro lado que faz essas cobranças, converse e mostre como é importante que exista confiança e parceria. Nenhum relacionamento sobrevive com desconfiança e constantes provas de amor.

Por fim, agora que você já sabe quais são as principais 5 coisas para um relacionamento dar certo, repense o que está faltando para você e o que poderia ser um diferencial. Dê uma chance para o amor florescer e seja feliz!

Caso queira uma ajuda profissional, saiba que nossos esotéricos estão aqui de braços abertos para auxiliar você. Inclusive, temos uma área específica só para falar sobre amor! Confira.

Um grande abraço e até a próxima!✨❤️💗

Rate this post

Estamos Online