Início Dicas de Bem-Estar Como perceber os sinais de inveja no relacionamento?

Como perceber os sinais de inveja no relacionamento?

0
6748
sinais de inveja no relacionamento casal discutindo

Inveja é aquele sentimento que uma pessoa emana quando ela quer ter algo que é de outra. Muitas vezes nem nos damos conta de que ela está ali. Para te ajudar a identificar, listamos alguns sinais de inveja no relacionamento.

A inveja faz você comparar o seu relacionamento com o de outra pessoa, a sua vida com a de outra pessoa, até seu marido, com o de outra, e assim por diante. Esse é um sentimento destrutivo que pode acabar com uma relação. 

A inveja no relacionamento gera brigas desnecessárias, afastamento do casal e traz a infelicidade para dentro do lar. Afinal de contas, a pessoa que sente inveja está insatisfeita com alguma coisa e não vive, nem aceita aquilo que possui. Aprenda a identificar os principais sinais de inveja no relacionamento e veja como lidar com isso. 

6 Sinais de inveja no relacionamento

Índice do Conteúdo

1. Minimiza suas vitórias

Sabe quando você acabou de ser promovida e vai contar para o seu parceiro com toda empolgação e ele te dá uma cortada com um comentário te deixando para baixo? Certamente, isso aconteceu porque existe inveja no relacionamento. 

Ao invés de a pessoa ficar feliz com a sua vitória e comemorar junto com você, ela diz que outras pessoas fazem melhor, ou que foi por falta de opção ou que você sempre consegue tudo muito fácil. 

Fique atenta se o seu companheiro sempre tiver um comentário a fazer para te diminuir e te atacar em qualquer que seja a sua vitória, até mesmo nas pequenas vitórias do dia a dia. 

Leia também: Dica de relacionamento: aproveite o amor ao máximo!

2. Contradiz sua opinião o tempo todo

Contradizer a sua opinião em qualquer circunstância é outro sinal de inveja no relacionamento. A pessoa nunca concorda com algo que você diz, sempre a opinião dela é a certa e a mais adequada. As suas ideias nunca são boas o bastante para serem colocadas em prática. 

3. Se alegra com a sua derrota

A pessoa pode até lamentar que algo não tenha dado certo para você, mas no fundo, se você perceber nas entrelinhas, vai ver a alegria dela com a sua derrota. É muito provável que isso não seja falado abertamente, esse sinal de inveja no relacionamento vai ser sentido sutilmente. 

4. Elogia sua conquista, mas lamenta não conseguir fazer

Essa situação acontece quando você conta para o parceiro que conseguiu algo que tanto queria e ele se mostra feliz em um primeiro momento, mas logo em seguida já faz um contraponto ou falando dela mesma ou fazendo alguma crítica a você. 

Por exemplo, imagine que na relação as duas pessoas estejam tentando perder peso. Em uma semana você perdeu 5 kg, mas o parceiro perdeu 1 kg. Ao invés de ele ficar feliz com a sua grande conquista e também com a conquista dele, ele vai lamentar que não conseguiu perder tanto. 

Isso cai em um limite tênue para outro sinal de inveja no relacionamento que é a alta competitividade. 

5. Tem alta competitividade

A competitividade é um dos mais claros sinais de inveja no relacionamento. Quando um diz que conseguiu algo, o outro logo na sequência fala que também conquistou determinada coisa. Ou se vai tentar algo diferente, logo o outro também vai tentar e ainda lutar para ser o melhor. 

Em relacionamentos amorosos a competição acontece até mesmo quando o assunto é dor. Se um reclama que está com um pouquinho de dor de cabeça, o outro logo já fala que está morrendo de dor de cabeça e que inclusive está com dor nas costas. Já parou para perceber como isso acontece até com bastante frequência? Muitas vezes nem nos damos conta de que pode ser inveja, não é mesmo? 

6. Excesso de autoafirmação

Quando a pessoa te ajuda em determinada situação e tem a necessidade de falar para todos que teve participação também é um sinal de inveja no relacionamento. A todo momento ela precisa estar em primeiro plano e se destacando. 

Dificilmente suporta quando o outro está em uma posição com mais evidência que a dela. Então, nesse caso, ela tenta se destacar até mesmo com a sua conquista. 

Qual o impacto da inveja no relacionamento amoroso? 

Quando existe inveja no relacionamento amoroso as consequências podem ser drásticas e muitas vezes até mesmo levar ao término. Afinal, quem gosta de se sentir diminuído por quem ama, não é mesmo? 

Além disso, se o par alimenta a inveja no seu companheiro ou companheira e essa pessoa já está se sentindo diminuída pode levar a quadros de depressão. A pessoa que sente inveja gostaria de estar naquela posição e acredita que não consegue, então ela vai alimentando esse sentimento que é prejudicial não apenas para o relacionamento, mas principalmente para a pessoa.  

A inveja pode ter sido gerada por conta de alguma raiva, tristeza ou decepção. Se for dada a devida atenção a ela, pode virar uma bola de neve. Sabotar as conquistas da outra pessoa também pode levar a um relacionamento tóxico. 

Mas aí você deve estar se perguntando, como resolver a inveja no relacionamento amoroso?

Como lidar com a inveja no relacionamento?

Uma das formas de lidar com a inveja no relacionamento amoroso é conversar com o seu parceiro

Se é você quem está sentindo inveja dele, se abra. Exponha tudo que você está sentindo, pois fazendo isso ele mesmo pode te ajudar. Afinal de contas, se você o ama não vai querer seu mal, não é mesmo? Além disso, é normal em algum momento você sentir inveja. Você é um ser humano e está aqui neste mundo para aprender, certo? 

Por outro lado, se você sente que é o seu companheiro que está com inveja de você e isso te está te atrapalhando de alguma forma, você também pode tomar a iniciativa de conversar com ele. A conversa em um relacionamento amoroso é sempre fundamental para tudo fluir e dar certo. 

Leia também: 7 dicas de como se livrar da inveja: aprenda a afastar inveja da sua vida

Outra forma de lidar com a inveja no relacionamento amoroso é se proteger espiritualmente e orar pela outra pessoa. Quanto mais forte espiritualmente e autoconfiante você estiver, menos influência você receberá desse tipo de energia. 

Uma das maneiras de buscar ajuda para isso é fazendo uma consulta com um oráculo, como Tarot, Baralho Cigano, numerologia e astrologia. Eles podem te ajudar a entender quem você realmente é, quais suas forças e o que precisa melhorar. Dessa maneira, na medida em que você busca o autoconhecimento, mais forte você se torna e melhor a forma de lidar com essas adversidades. 

Veja no vídeo abaixo como escolher o melhor oráculo: 

Agora que você já sabe com qual se consultar, conte com os esotéricos da iQuilibrio. Agende uma consulta online e comece a se conhecer hoje mesmo.

Rate this post

Estamos Online