Início Terapias Alternativas Você sabe o que são terapias naturais?

Você sabe o que são terapias naturais?

0
2101
Terapias naturais

As terapias naturais são métodos que se utilizam da natureza para promover cura, bem estar, prevenir doenças e, além disso, também tem a função de alinhar as energias.

 A medicina ocidental tem um único foco, que é eliminar a doença do corpo, sem levar em consideração outras causas que não sejam físicas.

No entanto, as terapias naturais enxergam as doenças do corpo também como um desalinhamento de energias e acúmulo de sentimentos negativos.

Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre pessoas que desenvolveram doenças físicas por conta do estresse. E não são doenças incomuns, são corriqueiras: azia, enxaqueca, pressão alta, diabetes e muito mais.

Dessa forma, o ideal é tratar tudo de uma vez só, como as terapias naturais propõe. E se você acredita que essa é uma prática dos últimos 50 anos, saiba que muitas delas chegam a ser milenares.

A sabedoria dos antigos é imensa e, infelizmente, muita coisa se perdeu no tempo. Entretanto, nos últimos anos, vemos uma recuperação dessa força de tratamento natural que traz tantos benefícios.

Veja abaixo umas dicas sobre terapias naturais, também conhecida como terapia holística, com a nossa querida Juliana Viveiros.

Quais são as terapias naturais?

Índice do Conteúdo

São muitos os tipos de terapias alternativas que você pode utilizar para cuidar do corpo, da mente e do espírito. Falaremos dos mais famosos, confira!

Acupuntura

Sem dúvida, essa é uma das terapias naturais mais antigas. De origem chinesa, esse tratamento milenar utiliza-se de agulhas muito finas inseridas em pontos específicos do corpo.

Cada ponto trata de um tipo de problema ou forma de profilaxia. Muitas pessoas falam dos benefícios dessa prática para tratar problemas musculares, dores nas costas e enxaqueca. No entanto, essa prática cuida de muitos outros problemas:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Pânico;
  • Cólicas;
  • Distúrbios psicossomáticos e muito mais.

E se você não suportar a ideia de ter finas agulhas inseridas em seu corpo, talvez você possa gostar de…

Acupressão (Tapping)

Esse método utiliza a pressão dos dedos nos mesmos pontos utilizados na acupuntura. Ao invés de realizar a inserção das agulhas, o terapeuta pressiona os pontos ou dá leves batidas com os dedos.

Ao todo, temos 1500 pontos de pressão no corpo, sendo que os mais usuais são 309. Eles podem suavizar problemas, bloquear energias ou liberar fluxos. E se você não é muito adepta a alguém tocando seu corpo, quem sabe algo focado nos pés e mãos?

Reflexologia

Você sabia que, só nos pés, temos aproximadamente 72 mil terminações nervosas? Essas terminações são reunidas em 160 pontos utilizados na reflexologia para tratar e identificar os mais diversos tipos de problemas de saúde.

Além dos pés, a reflexologia trabalha pontos de reflexo  nas mãos, nariz, cabeça e orelhas. Esses pontos são pressionados ou massageados durante a sessão de reflexologia.

Aromaterapia

Essa terapia natural é muito antiga, mas somente em 1930 que um químico francês, René-Maurice Gattefossé, aperfeiçoou a técnica.

Ele utilizava o óleo essencial de algumas plantas para tratar os mais diversos problemas. Além disso, ele observou que alguns dos aromas traziam conforto e bem-estar, ajudando nos problemas psicológicos.

Essa terapia holística utiliza partículas e o aroma de óleos essenciais para ativar e estimular diferentes partes do cérebro. Essa estimulação ajuda a aliviar vários tipos de sintomas, além de tratar várias doenças.

A aromaterapia pode ser utilizada de diversas formas: sprays, evaporadores elétricos, colares difusores, massagens e banhos. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, segue abaixo algumas matérias.

Aromaterapia – O que é Aromaterapia?

Óleos essenciais e os signos – aromaterapia dos signo

É possível fazer uma consulta sobre aromaterapia online?

Cromoterapia

Que as cores influenciam a nossa vida, não há dúvidas. Mas você sabia que as cores podem ser utilizadas como forma de terapia natural?

A incidência de luzes coloridas em nosso corpo promovem a cura e o bem estar. Inclusive, o SUS (Sistema Único de Saúde) utiliza a cromoterapia para diversos tratamentos, como psoríase (doença psicossomática que se manifesta na pele) e depressão.

Vamos ver para que servem algumas cores?

  • Amarelo: regeneração dos ossos, tratamento de úlceras, combate preocupações excessivas e falta de confiança;
  • Laranja: combate a fadiga, aumenta o otimismo e a criatividade;
  • Azul: combate dores diversas (analgésico), combate pressão alta e estresse;
  • Violeta: trata problemas respiratórios, elimina toxinas e tem ação calmante.

Homeopatia

Por fim, mas não menos importante, temos a homeopatia. Desenvolvida em meados de 1700 na Alemanha, essa é uma das terapias naturais que utiliza extrato de plantas, ervas e minerais para tratar as moléstias do corpo e da alma.

Só que, ao invés de ter uma dose com concentração elevada de ativos, ela tem microdoses que auxiliam nosso corpo. Ela trata:

  • Diversas alergias
  • Dores de cabeça, cefaleias e enxaqueca
  • Ansiedade e depressão
  • Artrite
  • Síndrome do intestino irritável

[DICAS] Não caia em cilada quando escolher as terapias naturais

Procure por terapeutas qualificados e que tenham algum tipo de formação. Além do mais, desconfie se o terapeuta sugerir largar tratamentos ocidentais, como utilização de medicamentos e cirurgias.

Jamais largue sua terapia ocidental para seguir apenas com terapias naturais, pois uma complementa a outra, combinado?

Um grande abraço e até a próxima! ✨🌿

5/5 - (1 vote)

Estamos Online