Início Terapias Alternativas Tratamentos Holísticos: terapia 3 em 1 só para você!

Tratamentos Holísticos: terapia 3 em 1 só para você!

0
1680
Tratamentos Holísticos

Já pensou em cuidar do corpo, mente e alma, tudo ao mesmo tempo? Saiba que é possível fazer isso por meio de tratamentos holísticos.

Achou o nome estranho? Saiba que os tratamentos holísticos existem há muito tempo e se apoiam na medicina oriental antiga e na tradicional também. A palavra “holístico” vem da palavra grega holos, que significa “todo”.

Ou seja, dessa forma você consegue cuidar da vida como um todo, sem separá-lo em setores. Dessa forma o tratamento holístico é útil para cuidar de vários tipos de condições, como:

  • Estresse;
  • Traumas;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Vícios;
  • Dores crônicas;
  • Outros;

Dessa forma, o tratamento holístico é perfeito para cuidar de problemas ou doenças que não tem uma única fonte de causa.

Quais são os benefícios de um tratamento holístico?

Índice do Conteúdo

Geralmente, as pessoas costumam procurar algum tratamento holístico em busca de melhor qualidade de vida. Muito além de um auto cuidado ou auto carinho, as terapias holísticas visam também tratar os males da alma, que há muito vem sendo deixado de lado.

Quando nossas energias estão em desequilíbrio, nosso corpo sofre e a qualidade de vida cai. Como resultado, enfrentamos situações de adoecimento constante, dores musculares que não alivia, assim como “travar” as costas.

Inclusive, um grande benefício que muita gente não percebe é o autoconhecimento. Sim, você pode praticar alguns dos tratamentos holísticos sozinha. E aí está o “pulo do gato”.

Ao praticar sozinha, você conhece o comportamento do seu corpo, sabe os estímulos que funcionam e os que não funcionam. Percebe o que te deixa bem e o que não faz diferença.

Pensando nisso, criamos duas listas para você escolher qual melhor tratamento holístico encaixa no que você necessita.

Tipos de terapia holística para praticar sozinha

Aromaterapia

A aromaterapia é um dos tratamentos holísticos mais procurados. Basicamente, consiste em utilizar as propriedades curativas por meio da liberação de aromas dos óleos essenciais.

As formas de utilização são muitas:

  • Inalação: aspirar diretamente do frasco, por quatro ou cinco segundos, segurar o ar e liberar aos poucos. Fazer sempre que sentir necessidade ou, ao menos, 3 vezes ao dia;
  • Aromatizador: o óleo essencial é dissolvido em álcool de cereais e é deixado em um frasco para aromatizar o ambiente;
  • Vaporização: existe no mercado uma série aparelhos de vaporização. Você coloca água e algumas gotas de óleo essencial e o deixa funcionando para perfumar o ambiente.
  • Massagens: Esse é um dos mais potentes usos de óleos essenciais, afinal, combina três tratamentos holísticos em um só. Ele une o óleo essencial, a aromaterapia e a massagem para o benefício do corpo, da mente e do espírito.
  • Banhos: Basta banhar-se com água morna com algumas gotas de óleo essencial. O ideal é ficar submerso em uma banheira, mas isso não é uma opção para muitos.

Agora que você já sabe como realizar a aromaterapia, quais os aromas mais indicados? Veja abaixo uma lista dos óleos essenciais e seus benefícios:

  • Bergamota: antimicrobiano, anti-inflamatório, antiproliferativo, analgésico, ação ansiolítica e a redução do estresse;
  • Limão: antioxidante e antimicrobiana, auxilia no desenvolvimento cognitivo e na regulação do humor. 
  • Hortelã: combate dores de cabeça, problemas digestivos, enjoos e vômitos;
  • Capim-limão: anti-inflamatório, antifúngico e antisséptico, reduz ansiedade e causa bem-estar;
  • Grapefruit: melhora a disposição e o humor, além de ser desintoxicante;
  • Lavanda Francesa: acalma, traz paz e proporciona a melhora da qualidade do sono;
  • Lavanda Brasileira: mais fresco que a lavanda francesa, é descongestionante e auxilia em outros problemas respiratórios;
  • Alecrim: melhora a concentração e ajuda no relaxamento muscular.

Meditação

A meditação é uma prática extremamente positiva para nosso bem estar e pode ser praticada sozinha ou de forma guiada. Melhora a função do corpo, mas o reflexo principal é no espírito.

Inclusive, um dos benefícios que a tecnologia nos trouxe é poder realizar algumas práticas de forma guiada por meio de vídeos no youtube e até mesmo áudios em plataformas de música.

Quando se pratica a meditação, você tem atenção plena sobre sua respiração e corpo. Sendo assim, você mergulha em sua essência e abandona os barulhos e problemas que estão à sua volta, apenas para focar em você.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor como é o processo.

Tipos de terapia holística para praticar com acompanhamento

Acupuntura

Nada impede que você pratique acupuntura sozinha se tiver formação especializada. Se não é o seu caso, procure um profissional dessa arte que tem cerca de 5 mil anos de existência.

Esse tratamento é baseado na inserção de finas agulhas em pontos estratégicos do corpo para que a desarmonia energética seja desfeita. 

A acupuntura acredita que as doenças são causadas pela falta de harmonia energética. Logo, o corpo é afetado, gerando dores e até mesmo doenças.

Acompanhe o vídeo abaixo para compreender mais sobre esse tratamento milenar que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Reflexologia

A reflexologia também pode ser praticada sozinha se você tiver formação na área. Mas mesmo que tivesse, nada mais gostoso que receber uma massagem de uma pessoa que entende o que está fazendo, não é mesmo?

A reflexologia é uma antiga prática da medicina chinesa que vê nos pés o reflexo de outros órgãos no corpo.

Não só nos pés, como nas orelhas e nariz! Sim, por meio de pressões específicas, é possível harmonizar energias e identificar problemas diversos pelo corpo

Esse método, é relaxante, diminui o estresse, elimina toxinas e nos causa ótima sensação de paz. Tudo que nosso corpo, mente e espírito precisam!

Esperamos que os tratamentos holísticos sugeridos nesta matéria possam ajudar você. E se quiser mais orientação, basta agendar um horário e falar com qualquer um dos nossos esotéricos da área holística.

Grande beijo e até a próxima! ✨

Rate this post

Estamos Online