Início Espiritualidade Xamanismo Os Seres Encantados, o folclore e as encantarias a benefício dos homens

Os Seres Encantados, o folclore e as encantarias a benefício dos homens

encantado

Os Encantados são principalmente conhecidos no Brasil e em Portugal. Porém a diversidade de tradições os explicam de maneiras diferentes, abrindo assim uma possibilidade de compreensão de acordo com a crença que mais se assemelha à sua cultura.

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

 

Independente da origem que será abordada, entende-se que estes seres são criaturas capazes de utilizarem magias naturais para moverem ações diversas. Eles entram em contato com pessoas que possuem a sensitividade necessária para detectarem sua existência, e podem ajudar ou interferir em uma grande variedade de questões em nosso plano físico.

A maioria desses seres são invocados por meio da Pajelança em cultos como o da Jurema, um dos mais conhecidos entre os praticantes.

O significado de estar Encantado

Índice do Conteúdo

O significado de Encantado é o de ganhar uma atribuição mágica, – sendo essa associada a algo da natureza – e por meio dela exercer uma função nos “incantes” –  local que está entre a Terra e o Céu”.

O que são os Encantados?

Essa questão é muito complexa de ser respondida pois há uma variedade muito grande de conceitos que podem interpretar um ser Encantado. Sem dar credibilidade particular para nenhuma religião, nem cultura pode-se afirmar que encantados são entidades que possuem uma força proveniente da natureza e que podem utilizá-la para diversos fins.

Há lendas que contam que os Encantados podem fazer o bem da mesma maneira que podem realizar o mal. Entre elas temos as de cunho do folclore brasileiro, onde figuras como boto e o curupira são considerados vindos da encantaria.

Aqui no Brasil a encantaria é fruto de um misto de tradições, considerada então como uma cultura afro-ameríndio.

Os Encantados para as culturas indígenas

Para a maioria das culturas indígenas, os Encantados são seres que trazem consigo o poder de cura. Esses povos não acreditam que um Encantado tenha sido alguém que morreu, e sim que se transformou. Então em uma tribo quando alguém alcança um grau muito alto de sabedoria, antes do momento da sua morte ele encanta. E assim, passa a ser uma energia que é integrante da natureza.

E da mesma maneira natural essa pessoa após sua elevação se apresentará a alguém da tribo através principalmente dos sonhos. Esse escolhido que terá contato com o Encantado, deve ser alguém muito forte espiritualmente, ou sua alma pode “quebrar” caso não suporte o contato. Após a primeira aparição, o escolhido recebe uma semente a qual deverá cuidar com muito zelo para preservar a saúde e proteção da tribo, ela carrega toda a energia do ser de luz que se propôs a acolher a todos em sua infinita sabedoria.

Um Encantado muito conhecido entre os indígenas é o Avati, – um herói Guarani – que por meio de sua morte transformou-se em milho para salvar toda sua nação da fome.

Os Encantados e as religiões afro-brasileiras

Aqui a variedade de explicação é enorme e abrange a todo tipo de conceito. Há terreiros que possuem a mesma crença citada acima na cultura indígena, outros já enxergam de maneiras diferentes as formas de como surgem os Encantados, podendo se expressarem como:

  • Entidades que nunca tiveram forma humana, mas já habitaram a Terra como animais ou plantas e encantaram-se antes ou depois que morreram pois não queriam perder essa conexão com a natureza;
  • Seres que já foram humanos e de repente sumiram da presença de todos. São desaparecimentos históricos, onde não há registro da morte desses homens. Acredita-se em algumas culturas de tradição afro, que eles de alguma maneira descobriram uma maneira de encantarem-se;
  • Pessoas que tiveram o seu ciclo necessário de vida e alcançaram uma elevação da espiritualidade de maneira superior, por isso tiveram a oportunidade de habitarem um plano mágico e possuírem poderes naturais que julgarão qual a melhor forma de utilizá-los.

Além do Candomblé e Umbanda, uma das religiões afro que mais apresentam forte ligação com os Encantados é o Tambor de Mina, muito conhecida no nordeste brasileiro, principalmente no Maranhão.

Como entrar em contato com um Encantado

Como dito anteriormente, para se ter contato com Encantados é necessário um poder espiritual forte. Sendo assim,  eles aparecerão por meio de sonhos ou somente através de rituais de Pajelança por contatos mediúnicos. Pois para a maioria dos homens eles são invisíveis.

Algumas pessoas possuem a aptidão incorporá-los, notando-se assim a alteração da consciência quando um Encantados está em ação. Somente dessa forma é possível que demais pessoas tenham contato com essas entidades e possam receber seus direcionamentos. Porém, é preciso esclarecer que eles não são espíritos como os recebidos na Mesa Branca, não são anjos da guarda e nem como Eguns do Candomblé.

Eles são protetores dos homens, todavia podem também castigar demasiadamente aqueles que os decepcionam de alguma maneira, por isso fogem de qualquer conceito de santificação. Desta forma, a encantaria deve ser administrada por pessoas que conhecem a fundo os conceitos desses seres e saberão respeitá-los e guiar um ritual. Nunca se deve fazer nada amador para invocar Encantados.

Elementais não são Encantados


Por representarem forças da natureza, os Elementais são muitas vezes confundidos com Encantados. Porém as culturas que os estudam e se beneficiam de suas ações apontam que:

Encantados

Seres que já tiveram alguma encarnação (crença da maioria das culturas), e posteriormente encantaram-se, tornando-se assim parte da natureza. Essas entidades possuem o poder de deslocar-se somente entre algumas dimensões. Com o tempo esses seres passaram a fazer parte das falanges que auxiliam nas giras dos terreiros. Exemplos: seres do folclore como boto, Curupira e Saci, alguns caboclos e pessoas da monarquia como a princesa Doralice, princesa Rosalina e o Rei Sebastião (principalmente na religião do Tambor de Mina).

Elementais

os Elementais deslocam-se livremente em qualquer universo, eles constituem e dirigem a própria natureza, pois eles são a essência dela. Nunca tiveram forma física e são e fonte dos principais elementos da vida: água, fogo, terra e ar. Exemplos de Elementais: gnomos, fadas e duendes.

Portanto os seres Encantados podem sim auxiliar em diversas questões dos humanos, mas há um limite e uma necessidade de melhor compreensão para poder trabalhar as suas energias. Também é necessário saber diferenciar as suas formas de atuação das dos Elementais para que não haja desrespeito quando buscar-se por mais detalhes e aprofundamento nos cultos relacionados.

Se você ficou com alguma dúvida, ou deseja saber ainda mais, não hesite em conversar com um dos nossos consultores. Comece hoje mesmo recebendo mensagens de sabedoria e luz. Clique aqui e saiba mais!

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

5/5 - (1 vote)

Estamos Online