Início Espiritualidade Xamanismo Saiba quais são os benefícios do chá de ayahuasca

Saiba quais são os benefícios do chá de ayahuasca

0
1559
chá de Ayahuasca
chá de Ayahuasca

Você já ouviu falar sobre o consumo de chá de Ayahuasca? Essa é uma mistura antiga de ervas com raízes de plantas que possui objetivos espirituais apesar de seus efeitos serem totalmente perceptíveis no corpo. 

Essa mistura, ou chá, faz parte de tradições ancestrais ligadas aos povos indígenas da Amazônia, que foi sendo difundida por algumas parte do mundo, até se tornar muito conhecida, pelos:

  • Efeitos e resultados ligados à vida espiritual;
  • Efeitos colaterais causados no corpo.

Índice

Índice do Conteúdo

Universo da Ayahuasca

Geralmente, os relatos que temos de pessoas que participaram de algum tipo de ritual que usa o chá de Ayahuasca, são de pessoas que estavam em busca de se encontrar, entender suas origens e até mesmo despertar seu lado espiritual através de rituais ligados à natureza. 

Muitos viajam de suas cidades para irem aos recônditos da floresta amazônica participarem desses rituais, e afirmam terem encontrado muitas respostas e ganhado uma capacidade superior de enxergar e entender o mundo. 

A origem do chá

Esse nome vem de uma antiga língua indígena, Quíchua, e a definição de Ayahuasca entre muitas outras é:

aya – morto ou defunto

waska – cipó

A tradução então pode ser “cipó do espírito“.

Produção da Ayahuasca

Para produzir o chá de Ayahuasca, é necessário a extração dos princípios ativos de uma planta chamada de Rainha ou Chacrona, e do cipó do Mariri ou Jagube. 

O que se sabe é que as folhas da Rainha quando entram na corrente sanguínea, tem o poder de ampliar a consciência, porém, o organismo tem muita facilidade de eliminar essas substâncias químicas do corpo, antes que alcancem a corrente sanguínea. Por isso, se mistura a raiz de Mariri para que o organismo demore para digerir a folha ingerida.

Os efeitos do chá de Ayahuasca

O consumo desse chá em rituais está relacionado a um despertar espiritual, ou o desenvolvimento de visão única do mundo, além de conectar a pessoa a realidades que possam estar em seu subconsciente. É como se nossa mente guardasse acesso a diferentes realidades, e o chá de Ayahuasca é a chave para abrir esses portais.

O consumo do chá de Ayahuasca tem fama de conectar os adeptos com o seu eu interior e ainda te fazer ficar sensível a visões do plano espiritual, tendo revelações e esclarecimentos acerca de muitos assuntos.

Você também pode se conectar com o seu eu interior através dos oráculos. Você sabia que existe a regressão de vidas passadas? Então, saiba mais através do botão abaixo e melhore sua vida espiritual. e trazer essa sabedoria para a sua vida, clique no link abaixo e comece a sua jornada espiritual:

Clique e traga sabedoria para suas escolhas. Comece a mudar sua vida hoje !

Alerta de polêmica! 👀

Controvérsias do chá de Ayahuasca 

Mesmo com todos esses benefícios, não podemos deixar de falar sobre os efeitos colaterais dessa substância no corpo e no cérebro. Muitos são os relatos das pessoas que participaram de cerimônias envolvendo o consumo da Ayahuasca.

Em geral os sintomas não costumam variar, é quase unânime entre os participantes, vômito, diarreia, sudorese, e dores de cabeça, podendo ter duração de até 6 horas.

Como o uso dessa mistura de plantas e raízes se intensificou em alguns lugares do mundo, isso passou a chamar atenção de cientistas pesquisadores, e dos órgãos nacionais e internacionais de saúde, que passaram a observar com mais cuidado e até um pouco de restrição ao uso da Ayahuasca.

Vale ressaltar que se você decidir fazer o ritual com a Ayahuasca saiba escolher um especialista responsável que te guiará de forma experiente, verdadeira e profissional.

Psicoatividade  – Como a Ayahuasca funciona no cérebro

Todos esses sintomas, que são atribuídos ao chá de Ayahuasca, ocorrem devido à psicoatividade gerada no cérebro pelas substâncias resultantes da mistura das ervas e raízes.

Há algum tempo, o chá era tido como um alucinógeno por seus efeitos no cérebro, que podem afetar a capacidade de distinção do real, ampliação da percepção, altera o estado de consciência, como se os olhos do espírito e da alma passassem a enxergar a partir disso. 

Alguns relatam ter tido insights e visões que se misturavam com o que se podia ver com os olhos abertos, além de um grande estímulo da imaginação. Essas pessoas também costumam chamar essa mistura de plantas e raízes de “planta professora”, pois afirmam que após o uso, aprenderam muito sobre o universo, a natureza, e até mesmo sobre si. 

O chá de Ayahuasca – Potencial terapêutico 

O consumo desse chá se tornou conhecido por causa de seus benefícios contra problemas psicológicos, como: depressão e ansiedade.

Como a ciência precisa de provas para verificar afirmações, foram feitos testes de laboratório para definir quais os resultados obtidos a partir do uso da substância, sendo assim, comprovados os benefícios do uso do chá para tratamentos terapêuticos.

Além disso, há relatos de pessoas com déficit de atenção, hiperatividade e autismo, que relatam melhoras em seus quadros. Pesquisadores veem com muito bons olhos o uso das plantas para esse tipo de tratamento.

Ayahuasca x Xamanismo

Mas no uso xamânico para a cura espiritual, o chá é procurado para a ajuda no tratamento contra ansiedade, fobias, alcoolismo e principalmente como antidepressivo. Mas sempre através de uma visão espiritual, que tem como objetivo a evolução do interior de cada indivíduo.  

Assim, é sempre bom lembrar que rituais espirituais são complementos da medicina tradicional. Por isso, é preciso dar continuidade ao tratamento convencional, utilizando essas ferramentas espirituais para serem aliadas da medicina.

As transformações espirituais da Ayahuasca 

É preciso deixar claro que não são todas as pessoas que conseguem esse contato espiritual elevado já no primeiro uso das ervas, a grande questão em torno disso se dá no respeito e na compreensão de uma tradição religiosa.

Ou seja, se alguém tem interesse em participar, precisa entender o que o xamanismo prega e como funciona na prática. Só assim o indivíduo pode participar de experiências elevadas e poderosas.

Os efeitos espirituais são:

  • Adivinhação
  • Cura de vícios 
  • Cura de problemas psicológicos 
  • Superação de traumas 
  • Revelação espiritual
  • Visões e direcionamento 
  • Contato com divindades superiores 
  • Limpeza corpórea e espiritual 
  • Paz interior e autoconhecimento 
  • Aumento da percepção e consciência 
  • Visão de mundo espiritualizada e elevada 

Restrições do consumo do chá

Contudo, apesar dessa experiência única, dá para notar uma coincidência entre esse ritual, e os princípios que vimos nas experiências vividas por quem entra em contato com a Grande Fraternidade Branca.

De certa forma, é necessário que a pessoa que está adentrando a esse tipo de cultura e tradição, esteja preparada, tanto psicologicamente como fisicamente, pois os segredos revelados nesses rituais são poderosos e pessoas com o espírito e a mente fracos, não podem aguentar sem sofrer graves consequências.

Quanto a restrição do consumo do chá de Ayahuasca, a ciência e os grandes centros de pesquisa em saúde do mundo, advertem que não é indicado o consumo do chá de Ayahuasca para pessoas que façam o uso de medicamentos específicos, como antidepressivos, sedativos ou vasodilatadores, podendo causar ataques de pânico e até desmaios.

Para pessoas que estejam em tratamento contra o câncer, ou com pré disposições a problemas psicológicos como esquizofrenia, psicose ou transtorno de bipolaridade, o uso é contraindicado, pois pode desencadear crises ou intensificar os sintomas desses problemas, tendo em vista a ação desse psicoativo no cérebro. 

Tenha responsabilidade e saiba fazer a escolha certa para sua saúde física, mental, espiritual e emocional!

Relatos 

Chega de ciência, é hora de história 💜

A principal característica dos relatos de pessoas que participaram de rituais com o chá de Ayahuasca, é o convite para o autoconhecimento e a importância dessa ferramenta para conseguir lidar com os efeitos do chá sobre você. 

Você precisa se firmar no autoconhecimento e na verdade, para interpretar aquilo que será mostrado para você! Alguns relatam que durante o efeito da planta, realizaram uma viagem astral chegando a inclusive assumirem formas diferentes no corpo, como por exemplo, formas geométricas. 

Segundo Rafaella – entrevistada da iQuilibrio – que passou por esse aprendizado, diz: “tudo que acontece nessa experiência imersiva está intimamente relacionado com o interior da pessoa, o inconsciente, os traumas e as questões mal resolvidas, por isso é necessário maturidade para que se consiga entender o que está sendo aconselhado a você naquele momento”.

O contato com entidades superiores, como citado anteriormente, se dá mais para os mestres e guias xamânicos, que já tem determinado período de experiência e por isso contatam e conversam com entidades espirituais durante os efeitos do chá de Ayahuasca, coisa que para os iniciantes pode levar algum tempo até acontecer. 

Responsabilidade diante de convites espirituais

Se você tem vontade de experimentar ou participar de um ritual como esse, é importante que você tenha um pouco de conhecimento sobre as práticas xamânicas, e que esteja disposto a aprender com o ritual. Caso contrário, não haverá sentido em investir tempo em algo tão sério como os rituais com a Ayahuasca. 

A espiritualidade é importante para todas as áreas da nossa vida, por isso te convido a se aprofundar nesses assuntos e conhecer mais sobre a sabedoria e o poder de cura, transformação e autoconhecimento que a espiritualidade pode oferecer. 

Faça uma consulta e abra as portas da espiritualidade na sua vida.

Rate this post

Estamos Online