Início Espiritualidade Cristianismo São Tomás de Aquino – A fé expressa com sabedoria

São Tomás de Aquino – A fé expressa com sabedoria

Santo Tomás de Aquino

Padroeiro do ensino, das escolas públicas, dos professores e estudantes, São Tomás de Aquino é um dos mais famosos Santos da Igreja Católica. Por isso ele possui uma data especial no calendário religioso, onde comemora-se o seu dia em 28 de janeiro.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Poeta e professor de teologia e filosofia, Tomás de Aquino ficou mundialmente famoso por seu conhecimento e domínio das especialidades que exercia. Ele inspirou sabedoria e a procura da fé em diversos povos através de suas escrituras.

>>> Veja também em nosso blog o Salmo do Dia <<<

A história de São Tomás de Aquino

Índice do Conteúdo

Aquino é o nome da linha de condes a qual Tomás fazia parte, descendente da nobreza da corte da Itália, ele nasceu em 1225. Mesmo a contragosto dos parentes, desde cedo o jovem decidiu seguir a vida religiosa.

Orientado por Alberto Magno, em 1245 a 1248 – famoso filósofo aristotélico – Tomás logo destacou-se em sua área, chegando a ser intitulado como um dos principais representares da escolástica (essa foi uma linha da filosofia medieval com base na escola cristã).

Em 1258 tornou-se então um importante professor nas universidades da época, (o qual era muito procurado por todos) depois passou a ser o conselheiro oficial do rei francês São Luiz e dos Papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X.

Aquino fundou a escola tomista de filosofia e teologia, onde ele em um profundo estudo estabelecia a ligação entre a religião e a compreensão do cristianismo e sua importância para a construção da sociedade.

Através das mensagens da Bíblia e da análise dos passos de Jesus Cristo, o Santo Tomás de Aquino estabeleceu diversas linhas de estudos, todas expressas em suas obras.

São Tomás de Aquino faleceu em 7 de março de 1274 e, deixou em seus escritos a crença de que quando o homem morre, ele não se extingue, pois a alma simplesmente passa para uma outra forma de vida, estabelecendo assim o mais puro contato entre o ser humano e o Divino.

Quando questionam quem foi Tomás de Aquino, pode-se concluir que ele independente da religião, foi um importante estudioso que levantou questões para a construção da sociedade, fazendo total diferença para as áreas que moviam a sociedade da época: a teologia e a filosofia.

Converse com um dos nossos consultores e receba conselhos exclusivos através dos salmos bíblicos. Clique Aqui!

Famosas frases de São Tomás de Aquino

“Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível.”

“O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade.”

“Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.”

“Toma cuidado com o homem de um só livro.”

Obras de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino escreveu diversas obras, as mais importantes foram: Preces, Sermões, Suma contra os Gentios, Suma Teológica e Exposição sobre o Credo.

Oração de São Tomás de Aquino

“Criador Inefável,
Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência,
derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender,
memória para reter,
facilidade para aprender,
sutileza para interpretar
e graça abundante para falar.

Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade.

Fazei-me pobre sem ser miserável,
humilde sem fingimento,
alegre sem superficialidade,
sincero sem hipocrisia;
que faça o bem sem presunção,
que corrija o próximo sem arrogância,
que admita a sua correção sem soberba;
que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades,
inteligência para conhecer-Vos,
diligência para Vos procurar,
sabedoria para Vos encontrar,
uma boa conduta para Vos agradar,
confiança para esperar em Vós,
constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida;
concedei-me saber o que me pedis
e ajudai-me a realizá-lo
para o meu próprio bem
e de todos os meus irmãos.

Amém.”

Novena de São Tomás de Aquino

Reze durante os 9 dias as 3 Orações abaixo:

Colecta

“Ó Deus, que ilustrais a vossa Igreja com a admirável erudição de S. Tomás, vosso Confessor, e a tornais fecunda pela santidade de suas obras, concedei-nos a graça, Vos rogamos, de compreender o que ele ensinou, e, seguindo seu exemplo, cumprir o que ele praticou.”

Secreta

“Não nos falte, Senhor, a piedosa intercessão de S. Tomás, vosso Confessor e Doutor; ela Vos torne agradáveis os nossos dons e nos alcance sempre a vossa indulgência.”

Postcommunio

“Senhor, seja intercessor nosso S. Tomás, vosso Confessor e egrégio Doutor, a fim de que vossos santos Sacrifícios nos valham para a salvação.”

No último dia, conclua com:

“Por Jesus Cristo vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo,  Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

São Tomás de Aquino marcou a história da evolução do homem, considerado um dos principais filósofos de seu tempo, ele trouxe ao mundo o questionamento sobre o significado de viver e o que realmente simboliza a passagem da morte.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Você sabe como rezar o terço a misericórdia?

Todas as invocações religiosas presente neste modo de leitura, foram baseadas na visão de Santa Faustina. No ano de 1935 a Santa teve inspirações com … continue lendo

Rate this post

Estamos Online