Início Espiritualidade Cristianismo Dia de Reis – O reconhecimento da divindade de Jesus

Dia de Reis – O reconhecimento da divindade de Jesus

o dia dos 3 reis magos

Celebra-se em 6 de Janeiro o Dia de Santos Reis, ou ainda Dia de Reis, que também é conhecido como a Epifania do Senhor ou Festa de Reis. Neste dia volta-se todas as orações para celebração da visita dos Magos que viajaram muito para prestar homenagem, adoração e amor ao Menino Jesus. E por isso, trouxeram-lhe presentes cheios de significados: ouro, incenso e mirra. Tudo isso é narrado por Mateus no Novo Testamento da Bíblia.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Segundo a tradição cristã, e confirmada por São Beda, o nome dos três magos eram:

  • Melquior
  • Gaspar
  • Baltazar

Leia Mais >>> Jesus Cristo – a Promessa de Vida

Seus corpos estavam guardados em Constantinopla e depois foram levados para a Catedral de Milão, Itália. Mais tarde transferidos para Alemanha e lá foi erguida a Catedral dos Reis Magos.

A história do Dia de Reis

Índice do Conteúdo

Antes de tudo é preciso entender que na Bíblia Sagrada, os reis eram referidos como ” Magos”, isso porque esta palavra possuía diversos significados, mas principalmente para nomear as pessoas que eram de origem Persa ou até mesmo aqueles que eram da realeza.

Assim acredita-se que eles eram reis, ou até mesmo pessoas de grande sabedoria. Na época esse nome também se destinava para aqueles que conheciam várias coisas profundamente, como a matemática, astronomia e medicina.

Momento de Reflexão: saiba interpretações e análises profundas dos salmos!

Uma estrela que mudou a vida dos três reis

No céu aparecia uma nova estrela, e foi ela que mudou a vida desses homens. Todo o conhecimento que eles possuíam em astronomia foi utilizado para descobrir o novo astro que ali brilhava. Após muitas análises dos mapas celestes e como bons viajantes e sábios, perceberam que as profecias messiânicas estavam se cumprindo. Elas diziam que quando uma nova estrela surgisse, estava anunciando o nascimento do Rei dos reis, o soberano, salvador e milagroso.

Então prepararam tudo para a Sagrada viagem e seguindo a estrela chegaram em Israel. Como estavam procurando um rei foram direto para a capital: Jerusalém, achavam então que o menino era descendente do rei da cidade. Mas segundo São Mateus o povo não sabia do nascimento de Jesus e ficaram surpresos com a chegada dos três homens, por isso todos se alarmaram de curiosidade para saber o motivo da visita e quem era esse que os três homens importantes tanto procuravam.

Converse com um dos nossos consultores e receba conselhos exclusivos através dos salmos bíblicos! Clique Aqui.

O rei Herodes

Logo o Rei da capital ficou sabendo da presença deles pela cidade e assim os três reis magos foram recebidos por Herodes, que ao saber o real motivo da visita, se sentiu ameaçado, porque achava que o recém-nascido, – Jesus Cristo – poderia roubar seu trono, uma vez que ele é chamado de Rei dos reis.

Por isso, Herodes fingiu interesse sobre a procura do mesmo e esclareceu todos os boatos e profecias, e logo enviou os magos para Belém, pedindo-lhes e ordenando que quando encontrassem o menino recém-nascido, deveriam voltar para a capital e indicar o local em que ele estava.

A verdade no entanto era que Herodes gostaria de saber a localização de Jesus para que pudesse assassina-lo, como o fizera com dois filhos próprio por conta do medo de perder todo o poder.

Confira também em nosso blog, uma mensagem de fé e esperança com o  Salmo do Dia.

Encontro com o Menino Jesus e Presentes significativos

Em relato de São Mateus, os Magos saíram de Jerusalém avistando novamente a estrela, e assim tiveram a certeza que estavam indo para o lugar certo. Guiando-se por ela, chegaram ao lugar em que Jesus Cristo estava.

Olhando para aquele bebê, os três magos ficaram assustados, o Rei dos Reis havia nascido em uma manjedoura simples. Sua mãe, uma jovem adorável e seu pai um carpinteiro, eram a verdadeira composição da Sagrada Família.

Conheça mais sobre a Sagrada Família – A caridade e fé.

Ficaram olhando para Jesus e foram tocados pelo seu amor, os três compreenderam que ele era o Salvador e o Príncipe da paz, por isso ofereceram ao menino presentes. São eles:

  • ouro: representando a realeza do menino;
  • incenso: simbolizando a divindade;
  • mirra: mostrando como ele seria humanizado e sofreria para salvar a todos.

A ira de Herodes

Após a visita e adoração, os três reis receberam uma visão em seus sonhos, que lhes pediam para não voltar para a capital por causa da fúria de Herodes, por isso eles obedeceram e fizeram por outro caminho. Quando o Rei Herodes descobriu que tinha sido enganado, mandou matar todas as crianças com menos de 2 anos nascidas em Belém, ele queria ter certeza que o seu rival estaria morto.

Novamente por uma visão através dos sonhos, José foi enviado para o Egito, onde permaneceram até a morte de Herodes, para que só então pudessem voltar em segurando para Israel, onde foram viver em Nazaré.

Esse dia também é marcado para as crianças que morreram por Jesus por causa da ira de Herodes, chamadas como Santos Inocentes.

Por que da palavra Epifania?

Essa palavra significa manifestação, e é utilizada porque foi através dos magos que Jesus mostrou sua grandeza e divindade para o mundo. Eles representam todas as nações que foram buscar por Ele. Aquele que nasceu, morreu e ressuscitou por todos.

Oração dos três Reis Magos

Oração 1

“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.

E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

Oração 2

” Oh Santos Reis, que adoraste o menino Deus na gruta de Belém, guiados pela estrela do Oriente, Abençoai nossa família, nossa terra e nossa gente. Tirei de nosso coração toda a maldade, tirai de nosso caminho toda a tristeza e todo perigo. Iluminai com vossa assistência as estradas de nossa vida. Aos pés do menino Jesus, o Santos Reis Melquior, Gaspar, Blatazar sob o olhar carinhoso de Maria Santíssima, oferecestes divina graça de Belém os presentes de ouro, incenso e mirra. Lembrai por nós a Jesus todos os nossos agradecimentos pelas bençãos recebidas e os nossos pedidos a continua misericórdia Santos Reis, rogai por nós a Jesus e a Santa Mãe de Deus.

Amém!”

Novena de Dia de Reis

Rezar durante os 9 dias, a oração abaixo e no final completar com um Pai-Nosso, um Ave-Maria e um Credo:

“Pai Santo, que neste dia revelastes ao mundo o Vosso Filho UNIGÊNITO, Jesus Cristo Nosso Senhor, fazei que Ele seja presença constante do Vosso amor no coração dos homens, para que, acreditando que somos filhos de Deus, amemo-nos uns aos outros e, como irmãos, caminhemos para a paz e a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Vale ressaltar que na visita dos três Reis Magos, percebe-se que eles como cientistas, representam a ciência que se ajoelha diante a Deus como em um gesto de humildade e devoção.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes. FALE AGORA

Rate this post

Estamos Online