Início Espiritualidade Cristianismo Quarta-feira de Cinzas: o anúncio da Quaresma Cristã

Quarta-feira de Cinzas: o anúncio da Quaresma Cristã

0
10526
quarta de cinzas

Arrepender-se dos pecados e reconhecer o sacrifício de Cristo, a Quarta-feira de Cinzas ou Dia de Cinzas marca o início da Quaresma.

Neste primeiro dia da Quaresma reconhece-se a fragilidade humana e a passagem da vida nesse plano físico, onde todos estão sujeitos à morte sem aviso nem data marcada.

Por isso é tão importante o ato de fortalecer-se espiritualmente, reconhecer as falhas, erros e agradecer por tudo que inspira, fortalece e que leva aos bons caminhos.

Sua orientação espiritual está aqui! Clique e descubra

O que é Quarta-feira de Cinzas?

Índice do Conteúdo

O surgimento da Quarta de Cinzas

A cinza é símbolo de arrependimento e já era de costume dos judeus ajoelharem sobre cinzas para pedir perdão pelos erros a Deus.

Na tradição da Igreja Católica, mistura-se água benta às cinzas dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior, e com elas a testa dos fiéis é ungida com o formato da Cruz, simbolizando o reconhecimento e arrependimento por todos os pecados.


Entenda mais sobre a história e significado do carnaval, neste artigo em nosso blog!


O que significa a Quarta-feira de cinzas?

Quarta-feira de cinzas pode comer carne? Neste dia é também aconselhado pela Igreja a não comer carne – ou comer só carne branca-, assim como na Sexta Santa. Pois esse período é o símbolo da provação Divina que Jesus recebeu e por respeito e memória de seu sofrimento, alguns fiéis aderem ao ritual cristão.

Porém o Papa Francisco em uma declaração esclareceu a todos que o maior ato de devoção e fé vêm do coração, e para aqueles que não podem realizar refeições restritas, que não se sintam culpados pois o amor de Cristo desce sobre todos que são devotos de coração.

Nem todas as pessoas se confessam todos os anos e a Missa de Cinzas ou também conhecida de missa quarta-feira de cinzas é a oportunidade de reavaliarem as atitudes adotadas durante a vida, e ao decorrer do ano. Durante esse dia de quarta, as pessoas pedem perdão ao Senhor por meio das Orações e pensamentos, concretizando a verdadeira vontade por meio do ato de purificação ao receber a marca na testa.

Por meio desse ato, a Igreja procura através das Palavras do Evangelho, mostrar que quem passa a vida a tentar construir um paraíso na Terra e se esquece de se fortalecer espiritualmente, terá uma vida de mentiras e desperdício de forças. Pois a verdadeira morada encontra-se nos braços do Pai.

A Quarta-feira de Cinzas em 2023

O dia de Cinzas em 2023 será no dia 22 de fevereiro, logo após a terça de Carnaval. Lembrando que essa data não é considerada feriado nacional. Porém a maioria das empresas só retornam às atividades após às 12h.

Ter fé e acreditar em algo para sustentar a mente e espírito é o maior bem que uma pessoa pode fazer por ela mesma. Aqueles que não buscam a crença em nada passam uma vida perdidos e muitas vezes deprimidos.

Um dos maiores gestos de fé possível é através do arrependimento das atitudes feitas sem pensar e do reconhecimento e gratidão por Aquele que fez e faz tanto por nós. Por isso, neste dia medite sobre suas atitudes, limpe sua mente dos pensamentos negativos e dê espaço no seu coração pelo melhor que a vida pode te oferecer, pois Deus sempre fará algo maravilhoso por você.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online