Início Dicas de Bem-Estar Amor Namorar a distância: desafios de fazer dar certo

Namorar a distância: desafios de fazer dar certo

0
1844
Namorar a distância

O amor não tem fronteiras, não tem limites, credos, religiões, cores ou orientações. O amor é vívido, intenso, sublime e… misterioso! Às vezes, é tão estranho e intenso que nos faz questionar se namorar a distância pode dar certo.

Acalma o coração, um namoro a distância dá certo, sim! E a redatora que vos escreve nesse exato momento é a prova viva disso! Spoiler do bem: deu tão certo que em 2021 comemorei 10 anos de casada.

Existem dois tipos de namoro a distância: aqueles que começam de forma virtual, com os envolvidos em cada canto do mundo, e aquele que inicia de forma presencial, mas o destino resolveu separar temporariamente.

Vamos conhecer os desafios e formas de dar certo de cada um deles. Confira!

Relacionamento virtual: namorar a distância é seguro?

Índice do Conteúdo

Há uma década, os tempos eram outros. Confesso que mais obscuros e propensos a golpes (não que hoje não seja). Os relacionamentos virtuais não eram vistos com bons olhos e pouco recomendados. Na verdade, as famílias até evitavam comentar quando alguém estava envolvido em um namoro a distância…

Querem roubar seus órgãos. Querem o seu dinheiro. Você será envolvida em uma rede internacional de tráfico de pessoas! Sim, eu ouvi tudo isso sobre meu relacionamento virtual e, posteriormente, sobre meu namoro a distância.

Existe a possibilidade disso acontecer? Existe! Mas aí, cabe a você passar por cima desse desafio e investigar o(a) namorado(a) a distância. Nada como “dar um Google” no nome da pessoa e descobrir em quantos vestibulares passou, se o nome é verdadeiro, se os perfis nas redes sociais são reais…

Não tenha medo de ser “stalker” no início

Nada de ingenuidade aqui, ok? Conversar com alguém e desenvolver carinho, afeto e até amor é muito bacana, mas precisamos tomar cuidado. Pegue o máximo de informações e tente confirmar se é realmente isso.

Eu fiz isso logo que comecei meu namoro a distância. Com a  ajuda do Google eu confirmei:

  • Se o nome era real;
  • Se morava onde dizia morar (alô, Google Maps!);
  • Confirmei nome de escolas em que estudou, nome das ruas;
  • Até procurei o CPF do bonito…

Posso ter exagerado? Acho que não, pois todo cuidado é pouco! Melhor pecar pelo exagero do que pela falta de informação e se meter em uma enrascada com o namoro a distância.

Confirmou tudo? Está tudo certo? Agora é hora de saber como manter a chama desse amor vivo e conseguir namorar a distância.

Como namorar a distância: truques básicos, mas de sucesso!

Não importa se o seu namoro começou de forma virtual ou teve início como os antigos povos celtas faziam, de forma presencial. Brincadeiras à parte, o que quero dizer que existem formas de fazer dar certo.

Mas deixo bem claro: é importantíssimo ter paciência, resiliência e confiança.

Tudo começa com a confiança

Para que um namoro a distância sobreviva, você precisa de confiança além do amor. E não falo só em confiar nele(a), mas em você. Ficou confuso? Calma, já vou explicar.

Você confia no seu potencial em aguardar a pessoa amada? Conseguirá desenvolver resiliência e paciência para cultivar essa plantinha tão delicada que é o amor?

Além disso, qual o acordo entre vocês? Um namoro monogâmico tradicional ou aberto, livre? Tudo depende da abertura que vocês tem.

E não vá pensando que um relacionamento aberto é uma festa sem limites. Não é assim que a banda toca e há muito respeito envolvido. Respeito e transparência.

Já um relacionamento tradicional requer mais disciplina, cuidado e, é claro, muita confiança. Como demonstrar isso?

  • Sendo sincero quanto ao que sente;
  • Demonstrando seus medos e incertezas;
  • Não tendo um ciúmes doentio;
  • Não controlar horários, fazer cobranças e exigências.

“Ah, Katrina… Mas se eu não fizer isso eu posso receber uma traição em troca…”. Meu bem, se isso acontecer, pode ter certeza que a outra pessoa não está preparada para namorar a distância e você se livrou de uma bela dor de cabeça.

Criatividade e tecnologia aproxima casais e trisais

Namoro a distância

Hoje temos a tecnologia ao nosso lado, facilitando demonstrações de carinho, amor e mostrando que a distância é só um detalhe. Quando comecei meu namoro a distância, eu só podia contar com compras virtuais em grandes portais, SMS e MSN (alguém lembra desses dois últimos?).

Não havia Ifood, WhatsApp, Telegram e as compras virtuais não eram tão eficientes e seguras. Era preciso comprar com pelo menos 10 dias de antecedência e rezar para o serviço de entrega não atrasar ou danificar o objeto.

Hoje, você pode mandar doces no meio da tarde para seu(sua) namorado(a) a distância. Pode fazer chamadas de vídeo pelo celular ou ficar horas em um uma reunião virtual. As possibilidades são gigantescas!

  • Assistam o mesmo filme ao mesmo tempo um acompanhando o outro pela chamada de vídeo;
  • Enviem presentinhos um para o outro, mesmo que não seja uma data especial;
  • Comida é sempre uma ótima escolha!

Planejem o futuro!

E não estou falando em noivado ou casamento. Não dê um passo maior que a perna ao pular etapas.

Planejar o futuro inclui planejar uma viagem romântica, as próximas férias, quando irão se encontrar e como farão isso. Essas práticas aliviam o estresse e tornam o processo de namorar a distância menos cansativo. De brinde, aproxima mais o casal (ou trisal).

Relacionamento a distância pode sair caro…

Viagens e presentes tem um preço e são de valor inestimável quando envolve alguém que amamos. Por isso, pense na possibilidade de ter uma renda extra só para ter esse dinheirinho para viagens, surpresas e presentes.

Não há nada mais frustrante que não poder ver a pessoa que ama pois está faltando dinheiro. Quer uma dica (além da renda extra)? Peça para o universo dar uma ajudinha:

Por fim, namorar a distância não é impossível mas exige um pouco mais de cuidado e paciência. Por isso, separei especialmente para você alguns dos nossos posts de mais sucesso sobre relacionamento. Espero que você goste:

Um grande beijo e muitas felicidades no seu namoro a distância! ❤️

5/5 - (1 vote)

Estamos Online