Início Dicas de Bem-Estar Amor Você quer um casamento saudável? Saiba como ter sucesso em um casamento...

Você quer um casamento saudável? Saiba como ter sucesso em um casamento feliz e duradouro!

0
1136
Casamento saudável

Os segredos para um casamento saudável e duradouro – Gary Chapman

Índice do Conteúdo

Há alguns dias atrás, publiquei um texto falando sobre as 5 linguagens do amor de Gary Chapman, e hoje iremos utilizar esse mesmo tema para falar sobre como ter um casamento saudável! O livro de Chapman, possui conteúdos muito ricos e cheios de sabedoria que nos ajudam a cuidar de nossos relacionamentos para que durem muito e que nos ofereça qualidade de vida. Por isso, aqui você terá algumas dicas para um casamento feliz e duradouro.

Para mais direcionamentos amorosos fale com um especialista, aqui!

Você é alguém que desde criança sonha com um casamento lindo, cheio de detalhes, daquele tipo que deixa os convidados boquiabertos? Ter um casamento bonito, saudável e que dure, exatamente como é jurado no momento dos votos, esse é o sonho de muita gente, né? 

Mas, não se preocupe, se o seu casamento não está do jeito que você quer, você pode buscar ajuda em um especialista do amor. Isto é, ele utilizará dos oráculos para te mostrar o melhor caminho. Clique aqui!

Casamento saudável – Desafios servem para te fortalecer!

Mas como ter um casamento feliz e saudável? É um pouco desafiador. Quando você realmente para e pensa sobre isso, percebe os desafios que existem em construir um casamento que seja feliz de verdade. Não é só escolher uma pessoa, e se casar para que tudo seja mágico e perfeito. 

Mas calma! Não vim aqui jogar um balde de água fria em você, pelo contrário, vim te incentivar e mostrar que é totalmente possível realizar esse sonho e tornar a sua vida muito melhor depois desse marco. Então continue lendo esse post.

Amor próprio é o primeiro passo para a felicidade no casamento!

Porém, não tem como falar sobre amor, sem citar o amor próprio, é impossível viver num casamento se você não se amar. A lógica para entender essa questão do amor próprio é bem simples: se você não compreende que precisa se cuidar, que necessita de um tempo para você, que precisa se entender, como é que você vai oferecer uma vida de qualidade para a pessoa que estará com você ao longo da sua vida?

O amor próprio tem a função de te fazer enxergar o mundo de uma forma melhor. É sabendo cuidar bem de você, que será possível cuidar bem de quem você ama e está disposto a passar toda a sua vida junto. 

O processo de descobrir e praticar o amor próprio pode ser difícil, pois não é simples abrir mão de sua zona de conforto, ainda mais nessa situação de confronto com o seu eu interior. Mas não se desespere, temos alguns textos muito legais que podem jogar muita luz sobre sua vida, em relação a esse tema, vale a pena conferir!

Dica de casamento saudável e feliz- Conheça bem seu parceiro antes de se casarem!

É super interessante pensar em todo esse processo, como uma preparação pré-nupcial, que são necessários. Depois de entender e transformar sua rotina com o amor próprio, você deve se preocupar em conhecer a pessoa com quem irá dividir a sua vida, se você já se relaciona com alguém e se sente feliz e confortável com a ideia de ficar com essa pessoa, bem! Tenho algumas dicas para que você confirme isso e seja muito feliz: 

  • É importante saber se a pessoa nutre os mesmos sentimentos e se é do interesse dela dividir a vida com você;
  • Se preocupe com o período do namoro, é o momento mais importante, pois é quando os dois vão se descobrindo. Isso serve para que não ocorram surpresas desagradáveis depois do casamento;
  • Comecem o quanto antes a trabalhar a comunicação e a transparência entre vocês, sem isso será impossível viverem juntos!

Casamento saudável – Gary Chapman

Gary Chapman em seu livro, conta sobre muitas pessoas que chegam em seu consultório buscando ajuda pois o amor do casamento esfriou, ou porque as coisas já não são como eram antes. Gary sempre os confronta com a seguinte pergunta:

“Você é a mesma pessoa de antes do casamento?”

ou

“Como eram as suas atitudes e aspirações antes de se casar?”

Muitas pessoas agem de forma irracional e acabam escondendo sua verdadeira personalidade no período do namoro, é como se quem ela é de verdade, não fosse suficiente para conquistar um amor, isso torna tudo mais difícil, porque a outra pessoa se acostuma com uma personalidade sua que não é a verdadeira. E essa verdade só vem à tona depois que se casam, e aí começam as frustrações e desentendimentos.

Por isso, o conselho de Chapman é: se conheçam de verdade antes de casar, mostrem um ao outro quem vocês são, conversem sobre suas preferências e características mais marcantes e fortes. Assim, os dois terão a chance de avaliar se isso cabe ou não em sua vida, em sua casa e assim por diante.

Esteja disposto a abrir mão – tenha um casamento saudável

O mundo inteiro é regido por relações, grandes ou pequenas elas estão em tudo o que acontece em qualquer parte do planeta. Isso seria impossível acontecer, se os lados que se relacionam, e negociam, não estivessem dispostos a abrir mão de alguma coisa. É sempre uma via de mão dupla. Tanto que quando alguma parte se recusa a ceder, acontecem os conflitos que podem variar de imensos e trágicos, a algumas sanções.

No casamento é a mesma coisa, se você busca por um casamento saudável e feliz, esteja disposto a ceder em alguma coisa! A mania de querer sempre ganhar, ter razão, estar certo e sair por cima, é extremamente tóxica e prejudicial ao casamento. 

Se algo não está agradando alguém na relação, sentem e conversem sobre isso com maturidade e empatia. Exponham suas queixas, sejam sinceros sobre como gostaria que fosse daqui para a frente e não deixe que detalhes façam do casamento de vocês um grande peso.

Alinhando a comunicação no casamento saudável

A harmonia estará do lado de vocês para sempre se mantiverem a sinceridade e o diálogo aberto. Aqui estão alguns exemplos do que fazer e do que não fazer:

  • Ao invés de brigar porque seu parceiro não está de bom humor, sente-se com ele(a) e pergunte se quer conversar sobre o que está chateando;
  • Se você ligou para seu esposo(a) e não foi atendido, não brigue, apenas explique que era importante se falarem naquele momento;
  • O respeito e a empatia, são duas coisas muito importantes no casamento. Preze por eles!
  • Não briguem por causa dos cronogramas, alinhem as datas e tirem um dia para cada um se divertir da forma que achar melhor. Saindo com amigos ou indo a um lugar que você gosta, por exemplo.

Obviamente nem tudo sai da forma como planejamos ou desejamos, porém, é muito mais fácil ter controle de certas situações se você souber como se comportar diante de alguma adversidade. 

Está tudo bem, só continue firme!

Terão dias que seu parceiro(a) estará chateado, nervoso e coisas do tipo, e você não pode ter controle sobre isso, mas você pode ser um apoio nesse momento, o lar de vocês deve ser o refúgio para que os dois tenham um lugar seguro para voltar em dias como esse. 

Um casamento feliz e saudável, só pode ser alcançado se os dois entenderem que agora, formam uma unidade, são mais que um time. Tendo essa mentalidade, vocês vão se ajudar, apoiar um ao outro, defender, e trilhar juntos o caminho do amor, construindo a cada dia a felicidade e o futuro de vocês. 

A criatividade na rotina de um casamento saudável – casamento saudável

Um dos grandes problemas para um casamento feliz e saudável, que é citados no livro, As 5 linguagens do amor, é a rotina. Esse elemento presente na vida de todo mundo, tem causado algumas controvérsias, mas se analisarmos bem, nem tudo é ruim.

Muitos foram até Chapman reclamar que antes do casamento havia muita criatividade nos encontros, saiam sempre para jantar ou fazer alguma coisa interessante. Mas depois de morarem juntos, tudo isso acabou, agora a realidade é apenas casa e trabalho, e nos finais de semana não acontece nada porque estão os dois com as energias minadas.

Talvez o grande segredo para a questão da rotina, seja educação, sabedoria ao gerir o tempo do casal. Se você só pensar em trabalho, mesmo depois do expediente, isso afetará diretamente seu casamento. Saiba separar as coisas e dedique tempo à sua família, ao seu casamento!

Casamento feliz e duradouro – Não deixe o amor esfriar 

É claro que talvez nem tudo seja festas e passeios, mas sempre que possível, tire um dia para ir ao parque, para almoçar ou jantar fora. Não numa tentativa de quebrar a rotina, porque o trabalho e nossas responsabilidades não nos permitem fazer isso. Mas como uma forma de incrementar coisas legais e que vocês gostem, à rotina de vocês. 

A rotina, é um dos cinco elementos para que seu relacionamento dê certo! Ela serve para dar segurança, para manter as coisas no lugar, mas só isso o tempo todo com certeza enjoa. Porém, a falta de rotina pode ser perigosa se não for incrementada com algumas novidades de vez em quando.

Viver todos os dias na incerteza do que virá amanhã, não é bom! Isso tem o poder de desestruturar todas as esferas do seu casamento, assim como, viver sabendo exatamente como seu dia vai começar e terminar. Então é importante saber dosar!

Vivam um casamento feliz para sempre!!! – casamento saudável

Casamento é para quem tem coragem de enfrentar o desconhecido. Adentrar no coração e na vida de outra pessoa, é como descobrir um paraíso secreto. Tem as suas dificuldades, mas sabendo lidar com todas as questões, ou pelo menos a maioria delas, você descobrirá a felicidade de amar alguém.

Lembrando que o nosso objetivo não é dar a vocês uma receita pronta e infalível de como ser feliz no casamento, ou então como ter um casamento saudável e duradouro. Meu objetivo é trazer luz às questões que não são tão discutidas em nosso meio.

Nem tudo o que vemos nos filmes é verdade, então pare de basear seus sonhos em expectativas irreais. Um casamento tem suas dificuldades, assim como qualquer outra área da nossa vida, mas é algo que pode te trazer muita felicidade.

Conte com a ajuda dos nossos especialistas!

Se você quer receber orientações mais especificas sobre como melhorar seu casamento, não tenha dúvidas de que podemos te ajudar! Lembra que comentei sobre o amor próprio? Você pode receber direcionamentos valiosos com uma consulta da iQuilibrio, se aprofundando nos caminhos do autoconhecimento. Temos um time incrível e prontos para te atender e auxiliar nas suas questões amorosas.

Até a próxima!

Para mais direcionamentos amorosos fale com um especialista, aqui!

Rate this post

Estamos Online