Início Dicas de Bem-Estar Amor 5 linguagens do amor – Transforme seu relacionamento

5 linguagens do amor – Transforme seu relacionamento

0
2612
5 linguagens do amor

“Acho que ele não me ama como eu o amo, sinto que ele está distante e não corresponde a maneira que demonstro meu carinho” Se você já se viu com essa dúvida, saiba que está prestes a cair numa armadilha. Isto é, cada pessoa tem uma maneira de demonstrar o amor e para entender isso melhor, vocês só precisam descobrir quais são as 5 linguagens do amor.

Se você já ouviu falar sobre as 5 linguagens do amor, e não se interessou muito pelo assunto, pare, e repense sobre isso. Certamente você vai se surpreender com as descobertas que te mostrarei agora.

5 Linguagens do amor – Gary Chapman

Índice do Conteúdo

Um escritor chamado Gary Chapman escreveu sobre as 5 linguagens do amor, e neste livro ele discorre acerca de qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, familiar, entre outros. Foi ele quem definiu esse conceito de dividir as manifestações de afeto nessas 5 categorias:

  • Palavras de afirmação
  • Tempo de qualidade
  • Presentes 
  • Serviço
  • Toque físico  

Entendendo melhor as 5 linguagens do amor ❤

Cada uma dessas características, dizem sobre a forma de manifestação do amor que cada pessoa tem. Além disso, é possível encontrar indivíduos que possuem mais de uma dessas linguagens.

Por muito tempo as pessoas demandaram esforços para entender o outro dentro de um relacionamento, sem se darem conta que na verdade tudo o que faltava era um pouco de compreensão, da forma como o amor é demonstrado em cada um de nós.

Alerta! 

É importante salientar que as 5 linguagens do amor, não servem para definir uma pessoa, e sim para oferecer uma via mais simples de chegar ao coração dela.

Existe um ditado popular bem antigo que diz “é dando que se recebe” e esse pode ser o segredo para que os relacionamentos passem a fluir da melhor maneira possível. 

Depois de descobrir com qual é a linguagem do amor que você e seu parceiro se comunicam, ficará muito mais fácil identificar o que é necessário fazer e quais atitudes precisam ser tomadas, tanto para aprimorar, quanto para reerguer a relação. É com a linguagem que você irá descobrir no seu parceiro, que deverá buscar tratá-lo daqui em diante.

Então vamos dedicar algum tempo para entender com mais profundidade cada uma dessas demonstrações: 

5 Linguagens do amor – Entendimento e Reflexões

autocuidado e amor próprio
autocuidado e amor próprio

Palavras de afirmação 

As principais características da pessoa que possui essa linguagem do amor, são manifestas através da fala. Coisas como: 

  • Palavras de ânimo; 
  • Preocupação em se expressar verbalmente;
  • Gostar de abastecer os outros com elogios e palavras de incentivo; 
  • Sente muita facilidade de expressar a forma como se sente.

Se você se relaciona com alguém que é assim, vai ouvi-lo(a) elogiar tudo em você. Essa pessoa não costuma perder tempo, sempre repara os mínimos detalhes e desde que aquilo seja verdadeiro, ela irá dizer: “como você está linda”, “que perfume bom que você está usando” ou “uau! a comida que você fez hoje está sensacional!!!”

Aqui vai o segredo, essa pessoa também gosta de ser surpreendida por elogios, palavras de ânimo e incentivo, além de adorar quando as pessoas param, e observam os detalhes naquilo que ele está fazendo, e conversam sobre isso. 

Geralmente costumam ser muito claros em seus objetivos e tendem a nunca deixar que a falta de uma boa conversa atrapalhe o relacionamento.

“O objetivo do amor não é você conseguir algo que deseje, mas fazer alguma coisa pelo bem-estar daquele a quem ama. No entanto, é fato que, quando recebemos elogios, dispomo-nos mais a retribuir a gentileza recebida” Chapman, Gary – As 5 linguagens do amor 

Conselhos amorosos

Tempo de qualidade – 5 linguagens do amor

O tempo de qualidade tem sido o vilão de muitos relacionamentos ultimamente, pois a pessoa que possui essa linguagem do amor, considera muito importante dedicar um tempo a quem ama, sabendo sobre seu dia a dia; sobre seus sonhos e objetivos; e até mesmo sobre seus medos e sentimentos.

Mas a lógica do trabalho tem roubado isso das pessoas, é mais importante conquistar cada vez mais, deixando quem espera por você totalmente à deriva no relacionamento.

Nesta forma de manifestação do amor:

  • É preciso mais do que estar presente por algum momento;
  • Dedicação;
  • Demonstrar interesse;
  • Fazer com que o outro de fato entenda que você está ali naquele momento para dedicar o tempo para ouvi-la, percebê-la. 

E se você é alguém que como eu, gosta de uma listinha, aqui vai algumas dicas muito importantes:

  • Planejar atividades para fazer juntos;
  • Ouvir sem a intenção de oferecer uma solução, mas sim, acolhimento e carinho;
  • Nos momentos que passarem juntos, dedicar-se em ouvir atentamente, bloqueando distrações e interferências;
  • Olhar nos olhos;
  • Identificar a linguagem corporal expressa por quem está se abrindo com você.

É importante lembrar, que a pessoa nessa linguagem, sabe amar disponibilizando seu tempo; gosta de: compartilhar espaços; estar próxima e participar dos momentos importantes da sua vida; estar com você mesmo que seja para ficar em silêncio, apenas curtindo sua companhia. 

É dessa maneira que seu amor deve se comunicar com ele!

Presente dia dos namorados signos

Receber presentes

Esta linguagem, é a que menos se esperava encontrar por aqui, afinal de contas, presentes só em datas especiais como aniversários, e comemorações de final de ano, certo?

 Errado!

Quando temos em nossa vida, alguém que se encontre nessa frequência do amor, quer dizer, que esse alguém não se importa com presentes elaborados e caros; na verdade o que importa é que você se lembre dele em algum momento do seu dia, ao ver alguma coisa. 

  • Uma flor na estrada;
  • Um cartão postal ou um chaveiro que lembre aquela pessoa;
  • Uma ligação;
  • A sua presença em um momento importante para ela.

Para essa pessoa vale muito saber que mesmo estando distantes, você se lembrou dela em algum momento dos seus afazeres. 

Nesta linguagem, o amor é demonstrado de forma física, singela e calorosa. E lembre-se, as vezes o presente da sua presença pode ser mais valioso do que qualquer objeto. Estar presente é quase a suma de todas as linguagens!

Formas de servir – 5 linguagens do amor

Oração para encontrar um amor

Alerta de relato pessoal! 

Aqui em casa, existe uma pessoa que desde sempre comunica suas expressões do amor mostrando serviço. Ela não para, sempre precisa estar servindo a todos, checando se todos estão confortáveis, renunciando a seu tempo para fazer com que todos sintam-se à vontade, quando os recebe. 

Chega inclusive passar dos limites, pois ela não tem pudor quando o assunto é servir! Mesmo que esteja meio doente, e fraca, ela insiste em continuar a cozinhar, arrumar, gastar seu tempo, dinheiro e energia. Antes de descobrir sobre as 5 linguagens do amor sempre brigávamos com ela sobre isso, pois ela precisa se colocar em primeiro lugar. Mas, pude entender o jeito dela, que é muito amorosa, e cuidadosa. Para ela, não é possível se afastar dessa forma de demonstrar amor.

Essa pessoa certamente vai se sentir amada quando você se dispor para ajudá-la em alguma tarefa diária. Ela vai entender a sua atitude em servi-la, como a forma que você encontrou de demonstrar por ela o seu mais genuíno sentimento de amor. 

“Essa linguagem do amor, diz sobre aquilo que você sabe que seu parceiro gostaria que você fizesse. É procurar agraciar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.”

Chapman, Gary – As 5 linguagens do amor 

Geralmente, em relacionamentos onde as coisas já estão avançadas, essa linguagem pode causar alguns atritos, pois quem serve pode se cansar disso por não receber de volta a demonstração da forma que ela entende o amor. Por isso, vale muito a pena dedicar parte do seu tempo para ajudar com as tarefas de casa, principalmente. Dessa forma, quem sabe não sobra tempo para vocês gastarem juntos fazendo algo divertido, como ver um filme ou saírem para um passeio?

Paixão ou carência

Toque físico

Olha só esta frase que Gary Chapman disse em seu livro “As 5 linguagens do amor”:

“Tudo que há em mim reside em meu corpo. Tocar em mim, significa afagá-lo, afastar-se dele é distanciar-se de mim, emocionalmente. Como linguagem do amor, esta é uma forma poderosa de comunicação, seja um simples toque no ombro, um afago, ou o mais apaixonado dos beijos.”

Há muitas pessoas – que eu admiro muito – que comunicam seu amor de forma muito ativa, passional e viva! Essas pessoas encontram-se na linguagem do toque físico, ou seja, tudo que essa pessoa fizer que esteja relacionado à demonstração de afeto, será através do toque.

Pode ser que ao te encontrar, ela te receba com um beijo, ou um abraço. Pode ser que durante o dia essa pessoa goste de te tocar no ombro, por exemplo, sem nenhuma pretensão. Talvez ela goste de afagar seus cabelos, ou massagear seus pés ao final do dia. O toque físico para essa pessoa, representa intimidade; proximidade; atenção; dedicação. Quer algo mais quente e vivo do que isso? 

Mas são realmente necessários alguns cuidados, pois na maioria dos casos essas pessoas não conseguem se expressar verbalmente, e por não conseguir se aproximar o suficiente para que exerça sua forma de mostrar afeto, pode parecer que essa pessoa é indiferente, ou até que não te ama de fato.

A dica aqui é: se você desconfia que seu parceiro possui essa linguagem, vale prestar bastante atenção e eventualmente fazer pequenos testes com toques, para ver como ela reage. Se der certo, a relação pode decolar daqui para a frente!

Em outras palavras, nunca se esqueça que essa deverá ser a forma como você irá agir para que essa pessoa se sinta igualmente amada e correspondida por você!

O amor não se resume apenas em amar

Se você chegou até aqui, é porque está realmente disposto a mudar e melhorar as coisas em seus relacionamentos, e digo “seus” porque os conhecimentos que as linguagens do amor nos trazem, devem ser aplicados em quase todos os relacionamentos que sustentamos durante a nossa vida.

Depois de ler, busque as práticas do autoconhecimento, pois conhecer a si mesmo é essencial para que você possa partir na jornada em conhecer o outro, para enfim se descobrirem juntos.

A descoberta que o antropólogo Gary Chapman fez sobre essas linguagens do amor, nos trazem uma luz no fim do túnel em relação aos laços desgastados pelo tempo, e trazem um novo amanhecer para aqueles que estão em busca do amor em um relacionamento saudável e próspero, é por isso que é uma via de mão dupla. Compartilhe e discuta isso com quem você ama!

Em nosso site temos uma área reservada para atendimento com nossos especialistas no amor, não perca tempo e venha descobrir mais segredos para relacionamentos verdadeiros e duradouros. 

Te espero no próximo artigo! 😘

Quer se consultar agora? Clique Aqui!


Assista a este vídeo para entender melhor as 5 linguagens do amor:

Rate this post

Estamos Online