Início Dicas de Bem-Estar Descubra o que significa yoga, pra que serve e 3 benefícios

Descubra o que significa yoga, pra que serve e 3 benefícios

0
2669
o que significa yoga
uma mulher está se equilibrando em uma postura de yoga (asana), sobre um tapete. Atrás dela, há uma parede e um vaso de planta

Unir, totalizar e integrar: você realmente sabe o que significa yoga (ou ioga)? Aliás, muito se fala sobre os benefícios dessa prática no dia a dia. Mas será que as pessoas compreendem o que está por trás da técnica milenar?

Afinal, são mais de 5 mil anos de história do oriente para o ocidente, unindo corpo, mente e espírito. Nessa linha, que tal começar com uma oração da prosperidade de Ganesha? Assim, já entramos no clima para facilitar o entendimento do que significa yoga e pra que serve.

Afinal, o que significa yoga? E para que serve?

Índice do Conteúdo

O primeiro passo para entender o que significa yoga é: essa não é uma resposta tão simples. Por sinal, certas pessoas encaram como um estilo de vida, enquanto outras têm um olhar mais prático. 

Pensando nisso, listamos algumas questões que ajudam a compreender o que significa yoga. Então, continue com a gente em busca de paz e harmonia, hoje e sempre. 

Qual o significado da palavra yoga?

Em sânscrito, a raiz da palavra “yuj” diz respeito a unir, integrar ou ainda totalizar. Dessa maneira, podemos entender que é a integração entre a tríade: corpo, mente e espírito. E o melhor: tudo isso em busca do equilíbrio e da plenitude. 

Ou seja, são passos essenciais para a nossa jornada de evolução, incluindo:

  1. Yama: valores universais. São eles: não violência (ahimsa), veracidade (satya), não roubar (asteya), abstinência (brahmacharya) e não acumulação (aparigraha).
  2. Niyama: entrega e purificação. Isso inclui: limpeza (soucha), ser feliz (santosha), penitência (tapas), autoestudo (swadhyaya) e poder superior (ishvarapranidhana).
  3. Asana: posturas corporais para o estado de contemplação. Por exemplo: posturas: montanha (tadasana), arco (dhanurasana) e triângulo (trikonasana).
  4. Pranayama: conexão entre corpo e mente. No caso, são técnicas de respiração para elevar a energia vital (prana) e reduzir a atividade mental, a fim de relaxar.
  5. Pratyahara: controle dos sentidos. Aqui, a ideia é voltar-se para o “eu interior”, deixando de lado tudo aquilo que está no mundo exterior.
  6. Dharana: concentração. Nesse sentido, a proposta é focar a atenção em um único ponto. Ou seja, no que realmente importa: você. 
  7. Dhyana: consciência. Com esse estado meditativo, podemos ampliar a consciência durante o ato de contemplação.
  8. Samadhi: objeto de contemplação. Por fim, chegamos ao estado mais elevado do praticante de yoga (yogui). Aqui, cada yogui é seu próprio objeto de contemplação. 

Para que serve yoga?

A prática de yoga pode ser entendida como um caminho para encontrar aquilo que buscamos. E isso vai muito além de alongamento, movimentos de torção e posturas desafiadoras.

Por falar nisso, a yogaterapia pode mudar as nossas vidas, significativamente. No fim das contas, isso vai além da atividade física, tornando-se uma terapia alternativa. A propósito, mais adiante voltaremos nesse ponto ao falar dos benefícios, ok? 

Como praticar yoga?

Se você nunca praticou yoga, não se preocupe. Para isso, selecionamos uma videoaula voltada para quem é iniciante. Por meio de posturas básicas, você já começa a acalmar a mente, alongar o corpo e abrir o coração.

E qual é a relação entre yoga e meditação?

A meditação costuma vir à mente quando nos perguntamos o que significa yoga, não é mesmo? Isso porque a prática de yoga envolve o estado meditativo, para ampliar a consciência. 

E, para conhecer os tipos de meditação, confira um vídeo especialmente preparado pela Juliana Viveiros:

Mão na massa: 3 benefícios para entender o que significa yoga

Para facilitar o entendimento sobre o que significa yoga, nada melhor do que colocar a mão na massa, né? Portanto, vamos falar de 3 benefícios relacionados a essa prática milenar (ou estilo de vida, se você preferir).

1. Cura física, mental e emocional

Como já citamos, a yogaterapia contribui para curar o corpo, o espírito e a mente, em sua integridade. Por um lado, harmonizamos as nossas emoções por intermédio da respiração, além de afastar pensamentos negativos. 

E, por outro lado, também desenvolvemos mais vitalidade e flexibilidade, ao fortalecer o corpo. Além disso, essa prática alivia as dores e ajuda com outros problemas, como bronquite, asma e daí em diante. 

Em paralelo, a yoga auxilia no tratamento de ansiedade e depressão. Mas, nesses casos, não deixe de buscar ajuda profissional. Seja com terapias convencionais ou alternativas, você não precisa encarar tudo sozinha, ok?

2. Caminho do autoconhecimento

Compreender o que significa yoga é mais um passo em direção à nossa evolução. Durante a meditação e as asanas, fica mais fácil ouvir (e assimilar) os sinais do corpo. A partir disso, podemos nos conectar com a essência, isto é, o “eu interior”.

Essa reconexão é sempre importante no dia a dia, sobretudo quando passamos por momentos difíceis. Logo, preparamos mais um vídeo com 7 dicas para se conectar com o verdadeiro “eu”.  

3. Melhoria da qualidade do sono

Para fechar com chave de ouro, vamos aos benefícios para melhorar a qualidade do sono. Isso acontece por inúmeros motivos. Entre eles: a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, assim como o controle do cortisol, o hormônio ligado ao estresse.

Contudo, também vale pensar nos motivos que estão causando essa insônia. Para exemplificar, isso pode vir desde a menopausa até o desequilíbrio nas atividades diárias. Ou ainda problemas emocionais. Sendo assim, fique atenta às causas e busque ajuda, quando achar necessário.

Enfim, agora que você sabe o que é yoga e para que serve, está pronta para começar a praticar hoje mesmo? Dessa forma, você pode viver uma vida ainda mais leve, plena e sempre em equilíbrio. 

E lembre-se: nós, da iQuilíbrio, estamos aqui para te ajudar na sua jornada de evolução. Justamente por isso, selecionamos mais alguns conteúdos que você pode se interessar, no Youtube e no Blog

Namastê! 🙏 

Rate this post

Estamos Online