Início Terapias Alternativas O que terapia holística e espiritismo têm em comum?

O que terapia holística e espiritismo têm em comum?

0
5609

A cura para muitas questões que existem em nossas vidas encontra-se no âmbito espiritual. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre isso. Ao analisar todas as possibilidades de terapias você se deparou com as terapias holísticas e o espiritismo. Mas qual é a relação entre eles? Será que é a mesma coisa? 

Hoje em dia é muito comum buscarmos respostas e soluções para nossas angústias na espiritualidade. Principalmente quando todos os nossos recursos tradicionais já se esgotaram, recorremos a terapias alternativas. 

Algumas delas, como imposição de mãos, cromoterapia e aromaterapia, são inclusive reconhecidas e utilizadas até mesmo pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por essência, as terapias holísticas não possuem nenhuma relação com religiões, como o espiritismo, por exemplo. Elas são realizadas, muitas vezes, por profissionais que não seguem uma religião ou não as oferecem à luz de nenhuma delas. 

No entanto, quando se tem conhecimento do espiritismo e se começa a estudar a terapia holística do reiki, por exemplo, é praticamente impossível não fazer nenhuma associação, não é mesmo? Para entender um pouco mais sobre essas semelhanças das terapias holísticas e espiritismo, continue lendo este artigo. 

Leia também: Os benefícios da terapia holística na vida das pessoas

Quais as semelhanças entre terapia holística e espiritismo?

A principal característica que relaciona algumas terapias holísticas e o espiritismo é a espiritualidade. Isso porque terapias holísticas são práticas que cuidam do indivíduo como um todo, incluindo o espírito. 

Holística é oriunda do grego Holos que significa inteiro, integral. Dessa forma, as terapias holísticas estão relacionadas com a cura integral do Ser: corpo, mente, espírito. Da mesma maneira, o espiritismo, com a ajuda da espiritualidade também busca a cura do Ser na espiritualidade, tendo interferência também na mente e no corpo físico.  

A forma como isso acontece em terapias holísticas e no espiritismo também se converge.  Algumas das terapias holísticas nada mais são do que a manipulação de energia e limpeza espiritual

Acredita-se que muitas das doenças existentes no corpo físico são oriundas do corpo sutil, a partir de energias que estão bloqueadas ou em desequilíbrio. Dessa forma, a terapia holística surge para restabelecer o fluxo normal dessa energia no corpo. Na acupuntura, por exemplo, utiliza-se de pontos específicos para a liberação dessa energia. 

Já no reiki é realizada a manipulação energética por meio dos sete chakras principais para beneficiar uma outra pessoa. É um tratamento espiritual. 

Leia também: Benefícios da espiritualidade em momentos delicados da saúde

 terapia holística e espiritismo

Enquanto que no espiritismo, também existe a prática de imposição das mãos, conhecida como passe. Esse passe é realizado de forma que por meio de um esforço meditativo existe a transferência de energia vital de uma pessoa para a outra, a fim de que o fluxo energético volte ao normal, ajudando a curar assim algum desequilíbrio.  

Outra terapia holística que possui semelhança com o espiritismo é a apometria. Essa terapia consiste no desdobramento do corpo espiritual, ou seja, o espírito sai do corpo físico para ajudar a encontrar sua cura no plano espiritual. A definição dessa prática é bem semelhante ao sonambulismo, um estado do espírito explicado no espiritismo no Livro dos Espíritos. 

De uma maneira geral, terapia holística e o espiritismo não são a mesma coisa. No entanto, ambos têm o objetivo de transformar a pessoa para melhor

Mas afinal de contas, essas terapias alternativas estão relacionadas com outras religiões? O que o cristianismo e as terapias holísticas têm em comum, por exemplo?

Qual a relação entre terapia holística e religião?

Além do espiritismo, a terapia holística também pode ser relacionada com outras religiões por conta das práticas realizadas. Por exemplo, na Igreja Messiânica Mundial do Brasil, aplica-se o johrei, que significa “purificação do Espírito pela luz de Deus”. Assim como o reiki e o passe, ele também tem como objetivo fazer a limpeza espiritual. 

Agora, no que diz respeito à terapia holística e o cristianismo, existem padres que defendem a utilização de plantas medicinais, como a homeopatia, como um adjuvante para ajudar na cura de doenças. Contudo, existem outros que argumentam contra, salientando os perigos em lidar com espíritos e o plano espiritual. 

Em resumo, de uma forma simplificada terapia holística e espiritismo ou religião de uma forma geral não são as mesmas coisas. No entanto, não quer dizer que você não deve ter religião para obter os benefícios das terapias alternativas. É uma questão de decisão pessoal. 

Dessa forma, depois de ver a relação entre terapia holística e espiritismo, ficou pensando em como pode se beneficiar dela para a cura de algo em você? Sabia que é possível realizar uma terapia holística online?

É super possível e comum, aliás. Afinal de contas, estamos falando sobre energias, certo? Elas podem ser acessadas de qualquer lugar, pois elas independem de estar perto ou longe. Basta que haja uma certa conexão entre o terapeuta e a pessoa que irá se beneficiar da terapia. 

Quer saber onde encontrar esse profissional? Conte com a iQuilibrio. Em nossa plataforma temos profissionais experientes e prontos para te ajudar com terapias como reiki, meditação e videntes online.  

Rate this post

Estamos Online