Início Terapias Alternativas Reiki Conheça mais sobre o poder dos Mantras

Conheça mais sobre o poder dos Mantras

mantras

Os mantras são como uma porta que nos conecta ao nosso espírito, a qual nos guiará ao estado de meditação. Por meio desse hino, conseguimos alcançar vibrações que nos levam à paz em todos os setores da vida, pois ele nos transmite autoconhecimento e equilíbrio.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Por isso a prática e o aperfeiçoamento da concentração perante a um mantra, faz com que você purifique seus pensamentos e consiga lidar de forma eficiente e sábia com todos os problemas que lhe aparecem.

Não é surpresa dizermos que a maioria das doenças que nos perseguem – até mesmo as consideradas “problemas do mundo moderno” – têm uma grande chance de surgirem quando nos encontramos fracos e vulneráveis espiritualmente e mentalmente. Há diversas pesquisas que mostram que males como o câncer e Alzheimer podem ser frutos de depressões ou grandes tristezas. Pensando nisso, uma forma de procurar por uma vida saudável não consiste somente em trabalhar o corpo e esquecer da mente.

O mantra nos traz então, a possibilidade de nos concentrarmos ao máximo e tirarmos de nós mesmos as respostas que precisamos para nos permanecermos firmes, e adquirirmos sabedoria em todo nosso processo de vida.

O que é um mantra?

Índice do Conteúdo

Significado de mantra

O significado da palavra mantra provém do sânscrito, onde  “Man” que significa mente e “Tra” que em contexto geral aborda proteção, controle ou ainda sabedoria. Assim obtemos: “instrumento para conduzir ou proteger a mente”.

Definição de mantra

Portanto podemos definir um mantra como hino, oração, canção sagrada, sílabas programadas e até mesmo um poema religioso.  Algumas religiões o utilizam para saudar, ofertar boas vibrações e louvar os deuses ou datas comemorativas.

Mas precisamos fortalecer o conceito de que embora a prática se destaque quando tratamos de cultura hindu, ele não está atrelado à uma religião, sendo assim não é necessário que se faça parte de uma para praticá-lo. O budismo espalhou a técnica de meditação pelo mundo, apresentando a sua prática como uma filosofia de vida, ou seja, uma forma de pensar e de encontrar o bem-estar total.

Até mesmo as pessoas mais agitadas, podem encontrar seu ponto de calma no momento que aprenderem a meditar e a repetir um mantra. O conceito para o uso dessa técnica é o de poder imergir no som das palavras que nos levam diretamente à nossa própria fonte espiritual de paz. É um momento nosso, único onde procuraremos em nosso interior as orientações que nos levam ao caminho do que nos faz bem, da nossa felicidade.

Um exemplo da eficácia de uma sílaba muito utilizada em mantras, é a repetição de “om“, que provavelmente é muito conhecido até para aqueles que não possuem experiência nessa área. Quando ele é entoada, causa correntes de energias purificadoras.

O mais mágico nisso tudo é que não é necessário compreender o significado das palavras para encontrar o efeito, porque o seu verdadeiro poder encontra-se no som. Esse som é capaz de harmonizar os chakras, trazer leveza e obstruir canais energéticos.

Alguns estudos também atribuem o poder dos mantras aos mudras, assim sendo, ao decorrer da humanidade a “oração” foi repetida tantas vezes com a mesma intenção que ela adquiriu um poder energético gigantesco e que passa através do inconsciente coletivo.

Surgimento do mantra

Foi a partir dos  livros sagrados indianos chamados de Vedas, que os mantras surgiram. Nestas escrituras pode-se encontrar mais de 4 mil sutras, que tinham como objetivo louvar aos deuses. E foi a partir dos sutras, – considerados também como hinos – que os mantras nasceram.

Os sutras foram base para servir como inspiração no surgimento de milhares de mantras, cada um com seu objetivo: amor, bondade, paz interior, conexão com o Divino, calma e autoconhecimento.

Para que servem os mantras?

Sua principal função é no auxílio à meditação, pois quando se pronuncia um mantra, ele é capaz de acalmar os pensamentos e nossas ações, facilitando a concentração. Podemos concluir então que ele tem o intuito de relaxar extremamente, tirando a pessoa de toda a tensão e colocá-la em um estado meditativo.

Os mantras podem nos influenciar positivamente em diversas áreas de nossas vidas, desde amor, relacionamentos familiares, finanças, na saúde e na busca de bem-estar e paz interior.

Mas, por que faz bem?

São diversas teorias que tentam explicar porque um mantra faz bem. Dentro da cultura indiana e chinesa, dizem que quando você começa a entonar as mesmas sílabas, o nosso cérebro relaxa, – pois não precisa de tanto esforço – e por isso a pessoa entra em um estado de calma.

Os psicólogos ocidentais defendem que quando se escuta ou fala um mantra, existe uma energia sonora que consegue ter efeitos poderosos no organismo, que nos tiram o estresse.

Independente da crença, o fato verídico é que ele realmente funciona e por isso conquista tanta pessoas em todo o mundo. Quando nos permitimos mergulhar em nossos próprios pensamentos e nos desligarmos do exterior, somos capazes de conseguir concentrar a energia em pontos onde ela é realmente necessária e por isso esse tipo de ação gera tanto benefício em diversos setores da vida, porque com a mente e espírito limpos somos capazes de identificar o que é realmente necessário.

Exemplos de mantras


Existem mantras específicos para diversos tipos de questões, eles focam a energia que circulam no chakra responsável por aquele ponto de vida.

Curiosidades sobre os Mantras

Confira algumas curiosidades dos Mantras:

  • na confecção de um mantra, todos os sons usados foram pensados em uma base energética;
  • também são fortemente ligados aos Chakras;
  • algumas pessoas para não se perderem, usam um japamala (uma espécie de terço) para contarem as repetições dos mantras;
  • utiliza muitas palavras de sons aproximados, ou de fonética igual;
  • um mantra é capaz de energizar nossas forças vitais;
  • um novo mantra sempre pode ser criado, porém ele deve ser feito em uma língua “morta” para que não haja modificações por conta de dialetos, assim seu caminho energético não será quebrado;
  • a energia de um mantra é comparável a do fogo.

Essa prática leva o indivíduo para o caminho do autoconhecimento, além de influenciar positivamente na prática de meditação. Por isso o mantra é considerado um instrumento valioso na hora de aperfeiçoar a paz interior ou de alcançar sucesso e harmonia na vida.

Não Escolhemos os Problemas, mas Podemos Escolher como Lidar com Eles. Clique Aqui e Descubra Como Melhorar a Sua Vida

Rate this post

Estamos Online